Releases

Inauguração do Presépio inicia Tempo do Advento em Aparecida

Tradicional representação do nascimento de Jesus traz elementos da fachada da Basílica

Escrito por Carla Zanon

25 NOV 2021 - 12H57 (Atualizada em 25 NOV 2021 - 15H08)

Thiago Leon menino jesus (Thiago Leon)

Neste sábado (27), será inaugurado na missa das 18h, o Presépio do Santuário Nacional, marcando o início do Tempo do Advento. Para os católicos, este período é momento de meditar sobre o nascimento de Jesus. Uma das formas de refletir sobre o Advento é compreender o significado do presépio, que ficará exposto dentro da Nave Norte do Santuário Nacional.

A temática do presépio deste ano faz referência aos relatos bíblicos do Livro do Êxodo, que está sendo retratado no revestimento da Fachada Norte da Basílica. A história aponta a escravidão vivida pelo povo, da qual Moisés foi o enviado por Deus para libertá-los, rumo à terra prometida.

“Neste ano, nós trouxemos essa lembrança para o presépio, apresentando parte de uma fachada revestida e mostrando o encontro de Moisés nas águas. Já a manjedoura, logo ao lado, mostra que Cristo é o novo Moisés, assim teremos então duas crianças, sendo o primeiro Moisés, resgatado das águas, em um dos arcos e, na manjedoura, o novo Moisés nascido, Cristo filho de Maria”, destaca o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Padre Eduardo Ribeiro.

Ainda dentro das atividades do Advento, o Santuário Nacional também preparou o livreto da Novena de Natal. Como todos os anos, o material conta com reflexões para meditar e orar durante os nove dias de preparação para a celebração natalina. A Novena acontece a partir do dia 13 de dezembro, com celebrações sempre às 19h, na Basílica Histórica de Aparecida. O livreto pode ser adquirido na Loja Oficial do Santuário Nacional ou em A12.com/loja.

“O Tempo do Advento possui dupla característica, sendo um período de preparação para a solenidade do Natal, quando se aguarda a primeira vinda do filho de Deus entre os homens; e também um tempo, em que, por meio desta lembrança voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. É por este duplo motivo que o tempo do advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa, explica o sacerdote.

A tradicional Missa do Galo, no dia 24 de dezembro, acontece às 20h na Basílica. Já no dia seguinte (25), a principal Missa do dia ocorre às 9h. Seguindo os Protocolos de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, o uso da máscara nos espaços internos do Santuário Nacional permanece obrigatório. A Rede Aparecida de Comunicação transmite essas celebrações, assim como as da Novena de Natal.

👀Acompanhe toda a programação de Natal do Santuário de Aparecida acessando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Carla Zanon, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.