A Arquidiocese de Aparecida celebrou, nesta quarta-feira (29), a Santa Missa em ação de graças pelos quase 10 anos de pastoreio de Dom Orlando Brandes. A elebração eucarística das 9h foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida e reuniu o clero arquidiocesano, os missionários redentoristas e os devotos da Mãe Aparecida.
Após completar 80 anos em abril deste ano, Dom Orlando despede-se do governo pastoral da Igreja particular que abrange Aparecida e outros quatro municípios do Vale do Paraíba. A celebração foi animada pelo Coro Arquidiocesano e marcada por homenagens.
Na procissão da Palavra, religiosas, leigos e colaboradores levaram placas com imagens que recordaram momentos significativos do episcopado. Entre eles, a Semana Santa celebrada durante a pandemia da Covid-19, o recebimento do título de Oblato Redentorista e o encontro com o Papa Leão XIV. A celebração evidenciou o reconhecimento pelo serviço exercido ao longo da última década.
add_box 9 fatos sobre Dom Orlando à frente da Arquidiocese de Aparecida
Durante a homilia, Dom Orlando dirigiu-se aos padres diocesanos e pediu que se levantassem: “Quero levar essa imagem até o céu, vamos juntos para o céu.”
Aos redentoristas, expressou gratidão: “Eu devo hoje nessa missa de ação de graças reconhecer e agradecer.”
Ao refletir sobre as leituras, sublinhou a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja. Citando os Atos dos Apóstolos (At 12,24–13,5a), recordou que a Palavra crescia porque era anunciada e vivida.
E rezou: “Mãe Aparecida, primeira e mais perfeita discípula da Palavra, que cresça em toda a Igreja a palavra, porque sem a Palavra não há missão.”
Dom Orlando também incentivou os leigos: “Vamos agradecer então ao Pai que nos enviou a palavra ‘Jesus’ e assim todos nós leigos e leigas, tenhamos a bíblia na mão, no coração e pé na missão: é a leitura de hoje, não é uma poesia, é um fundamento bíblico.”
Ao recordar sua posse canônica, em 21 de janeiro de 2017, afirmou: “Hoje eu tomo posse canônica dessa arquidiocese, mas vocês tomam posse da minha vida.” E relembrou: “Eu venho aqui como um indigno servo.”
Em outro trecho marcante, disse: “Eu queria ser o jumento do triunfo de Jesus.” E completou: “A maior honra não é ser arcebispo, a maior honra é ser batizado, a maior condecoração é ser filho de Deus.”
Dom Orlando apresentou os cinco pilares que sustentam sua espiritualidade: Pai, povo, padre, pobre e pátria celeste. Ao falar que o céu está a nosso favor, destacou: “Não se esqueçam, disso por favor, porque isso muda muito a vida da gente.”
Entre as graças recebidas em Aparecida, afirmou ter sido evangelizado pelos romeiros. Também ressaltou a convivência com o clero e os redentoristas, a experiência mariana e o carinho dos devotos, inclusive os que acompanham pelas transmissões da Rede Aparecida de Comunicação.
“Nunca conversei tanto com Nossa Senhora como aqui, é um costume e agora antes da Missa eu estava lá e Ela me dando bons conselhos... porque essa imagem fala comigo e fala com vocês também, e o que Ela me disse lá: ‘fique tranquilo, eu vou agradecer a Deus por você’. Obrigado, Mãe que educa o filho, obrigado por tanta sensibilidade, obrigado porque com seus conselhos, Mãe do Bom Conselho, eu errei menos e me alegrei muito.”
Ao terminar, falou sobre sua missão episcopal, recordou que ela é para toda a vida.
“Sobre a despedida do cargo, quando um Bispo é ordenado, é dito assim: ‘tu queres ser fiel a missão até o fim da vida?’, então o emérito não se livra da missão, porque a missão é até o fim da vida”.
O vigário geral, Pe. Marcus Vinícius, agradeceu pelo legado deixado: “Vossa presença entre nós sempre será um sinal de fé viva, de cuidado pastoral, de dedicação incansável ao povo de Deus.” E completou que o ministério do arcebispo foi marcado por escuta e testemunho.
Ir. Marilda Ferreira, presidente do núcleo da CRB em Aparecida, afirmou: “Em nome do núcleo da CRB de Aparecida, nós religiosos temos uma gratidão profunda pelo seu carinho por cada um de nós.” Ela reforçou a continuidade da missão evangelizadora.
A jornalista e apresentadora Letícia Hamacher, da TV Aparecida, destacou a proximidade de Dom Orlando com os devotos e colaboradores da Rede Aparecida de Comunicação e do Santuário Nacional: “A sensibilidade do senhor nos telefonemas do programa ‘Família dos Devotos’ demonstra humildade e o carinho com aqueles que querem uma bênção e uma palavra gentil.”
Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário Nacional, também expressou reconhecimento:
“Foi Deus que o enviou para estar aqui em Aparecida. Sabemos que, ao longo desses quase 10 anos, teve um carinho especial com os devotos e romeiros que chegam ao Santuário e buscam sempre um encontro com Deus e estar na presença de Nossa Senhora Aparecida, e esse seu amor e carinho para com os devotos tanto nos inspirou e continuará inspirando para realizarmos esse trabalho de acolhimento e evangelização no Santuário.”














No próximo sábado, 2 de maio, o Santuário Nacional sediará a posse de Dom Mário Antonio da Silva. A celebração terá início às 15h, no Altar Central da Basílica, marcando o começo de sua missão pastoral à frente da Arquidiocese de Aparecida. A missa de posse será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação.
Dom Mário Antonio da Silva, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP)
Dom Ângelo: “Somos sempre discípulos e sempre missionários”
Nesta semana, 500 padres de todo o Brasil estão em Aparecida participando do Encontro Nacinal dos Presbíteros
Dom Mário tomará posse em Aparecida no dia 2 de maio
O novo arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Mário Antônio Silva, tomará posse neste sábado no Santuário Nacional. Leia abaixo a matéria completa!
Dom Mário toma posse e assume Arquidiocese de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida acolhe o novo arcebispo de Aparecida, Dom Mário Antônio Silva. A missa acontece no sábado (2), às 15h, no Altar Central.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.