Missa

Maria, Nossa Mãe e Companheira na missão

Santuário Nacional celebra o 2º dia do tríduo de N. S. do Perpétuo Socorro

Escrito por Luciana Gianesini

25 JUN 2023 - 19H02 (Atualizada em 25 JUN 2023 - 19H37)

Reprodução/ TV Aparecida

Em preparação para a festa de um dos títulos marianos mais venerados em todo o mundo, a Santa Missa das 18h, no Altar Central do Santuário Nacional, celebrou neste domingo (25) o 2º dia do tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Com animação do missionário redentorista Ir. Ian Lucas, C.Ss.R. e tendo como concelebrantes os sacerdotes Pe. Belo, Pe. José Marques, Pe. Ulysses, Pe. Pacheco e Pe. Antonio Clayton, a celebração deste 12º Domingo do Tempo Comum foi presidida pelo Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional.

A Liturgia da Palavra deste domingo nos revela que Jesus nunca escondeu dos discípulos o peso do anúncio do Evangelho. Deixa claro que a sorte dos discípulos é igual a d’Ele e os anima a alargar seus horizontes, pois mesmo que fossem ameaçados, Ele jamais os abandonaria. Em Cristo, há a vida verdadeira.

Leia MaisSantuário Nacional celebra 1º dia do Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo SocorroEm sua homilia, Pe. Catalfo explicou que o Evangelho de Mateus mostra a vida pública de Jesus, que reúne ao redor de si apóstolos e discípulos que Ele mesmo chama e envia em missão.

Para nós, cristãos, que também recebemos de Deus esse chamado e vocação para anunciar o Evangelho, essas palavras mostram a força que encontramos em Deus, que sempre vai estar ao nosso lado quando estivermos anunciando o Evangelho, mesmo diante dos riscos, perigos e dificuldades da missão.

Recordando a Primeira Leitura, o missionário redentorista lembrou que "o verdadeiro profeta não é aquele que prevê o futuro; o profeta representa o olhar, o julgamento que o próprio Deus faz da história. Jesus e Jeremias falam em parábolas, choram pelo seu povo, sofrem e são condenados à morte. Mas no coração da profecia está a certeza de que a aliança com Deus vai resistir a tudo isso", ressaltou.

Reprodução/ TV Aparecida
Reprodução/ TV Aparecida

Pe. Eduardo lembrou que o próprio Jesus, ao longo de toda sua vida, reuniu ao redor de si seguidores e apóstolos, mas também adversários, em cujo coração a Palavra não encontrou lugar, sobretudo os fariseus e mestres da lei, que recusavam seus ensinamentos.

"Os estudiosos da Bíblia dizem que o Evangelho de hoje é o discurso missionário de Jesus aos discípulos, para reforçar neles a necessidade de evangelizar, mesmo diante dos desafios e contradições. E Jesus faz isso. Também Ele, ao longo de sua vida, enfrentou adversários, injustiças e forças contrárias ao reino de Deus, na certeza de que a luz e a verdade prevaleceriam. Aqueles que matam o corpo nunca têm poder de matar o espírito que Deus colocou em nós", lembrou.

Por fim, o reitor do Santuário Nacional afirmou que a nossa missão é dura, mas necessária, de denunciar o pecado, a maldade e a tristeza. "A Igreja só será coerente se for capaz de denunciar a maldade, a injustiça e a tristeza que oprimem o ser humano", reforçou.

"Que Nossa Senhora nos acompanhe sempre nessa tarefa de receber a graça que Deus nos deu [de anunciar o Evangelho], muitas vezes imerecida, mas sempre abundante e sempre maior que as nossas dores e nossos pecados", concluiu.

:: Reveja a celebração no vídeo abaixo:

:: A Missa Solene em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acontece na terça-feira (27), na Santa Missa das 9h, no Altar Central do Santuário Nacional. Acompanhe pelo YouTube do Santuário Nacional e pelo Aparecida ao Vivo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...