“Cristo ressuscitou! Ele ressuscitou verdadeiramente!”: este é o nosso grito, a nossa fé, a nossa esperança e a razão da nossa caridade.
Celebramos com palavras, ações, sinais, com o nosso corpo e os nossos sentidos, mas também com o fogo, a água, o pão e o vinho revivemos a Ressurreição de Cristo Jesus, a vitória da vida eterna sobre a morte, sobre a nossa morte como seres humanos fracos, frágeis e mortais.
Na Capital Mariana da Fé, a noite deste sábado (30) chegamos ao ponto alto da Semana Santa: a ressurreição de Cristo, momento único na história de uma história de Deus Pai.
A celebração começou do lado externo do Santuário Nacional de Aparecida, no Memorial dos Construtores, quando Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida realizou a bênção do fogo.
“Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna”.
O Círio Pascal foi apresentado ao presidente da celebração. Com um estilete, Dom Orlando fez nele uma cruz, dizendo palavras que falam da eternidade de Cristo. Após o rito, o presidente da celebração acendeu o Círio, dizendo: “A luz do Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas de nosso coração e nossa mente”.
Após a procissão do Círio, os devotos de Nossa Senhora acenderam suas velas, e no Altar Central foi proclamada a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, a vitória da Cruz sobre a morte, ponto culminante das muitas maravilhas que Deus realiza na história humana.
“Ó noite de alegria verdadeira. Que une de novo o céu e a terra inteira!”, foi o refrão cantado pela assembleia reunida na Casa da Mãe.
Após as quatro leituras, os salmos, o hino de louvor e a proclamação do Santo Evangelho, Dom Orlando agradeceu aos devotos presentes no Santuário para aclamar Jesus vivo no meio de nós.
“Muito obrigado por virem a Aparecida e aqui levarem a Luz da Ressurreição para suas casas, paróquias e dioceses. Diante de tudo o que ouvimos e vimos, temos que tomar uma atitude: eu creio na Ressurreição! Isso é o mais importante de tudo! Pois sei que o meu corpo também ressuscitará, assim como o corpo de Jesus! Busco as coisas do Alto, o Céu, a coroação, a glória, a comunhão dos Santos. Cremos na Ressurreição, e buscamos encontrar o Ressuscitado na Eucaristia, na Palavra, na comunidade e no irmão”.
O Arcebispo de Aparecida ressalta que crendo na Ressurreição precisamos ter gestos pascais.
“Promover a vida, cuidado com a vida, outro gesto, alegria, temos mil razões para sermos alegres, porque perdoados, amados e existimos! E pessoalmente a cada um de nós, a alegria não pode faltar! A gente fazer uma visita a alguém, levando vida e alegria para as pessoas. Consolar as pessoas tristes, e como estamos precisando da consolação porque há muita tribulação. E claro, a esperança! Vamos ser pessoas positivas, a esperança alimenta ideias, aspirações e bons desejos! Proclamamos Jesus ontem, hoje e sempre! Levem a luz de Cristo para que a humanidade inteira possa crer no Amor que morreu e Ressuscitou”.
Dentro da rica liturgia do Sábado de Aleluia ouvimos leituras que mostram a ação de Deus em favor da humanidade, que Ele ama com paixão. Também renovamos as promessas batismais, sinal da vida nova em Cristo, da qual o cristão começa a participar. E comungamos a Eucaristia, na qual o próprio Cristo se dá em alimento, recordando sua grande Páscoa.
“Em nome do Santuário Nacional e dos Missionários Redentoristas desejamos a nosso querido Arcebispo Dom Orlando, uma feliz e santa Páscoa. O senhor nos lidera com coração de pai, somos muito agradecidos por isso. Que sua vida e ministério continue sendo sinais claros do Cristo Ressuscitado. E para vocês queridos devotos, nosso carinho de todos os dias, muito obrigado a você que veio visitar Nossa Senhora e seu Santuário na Semana Santa.
O tempo da Páscoa é muito especial e todos os dias ao redor do Altar é por você, pela sua família, que nós rezamos sempre! E por você que nos acompanha sempre na amizade, na oração, as palavras de Jesus ressoam em nossos ouvidos, com muita alegria e entusiasmo!
Aqui no Santuário há muitos sinais de ressurreição, principalmente pelas nossas obras de educação, assistência social, meios de comunicação e nosso carinho evangelizador. Todos os nossos projetos, mantidos pela Família dos Devotos, são esses sinais claros de vida nova! Obrigado a você que acredita nos projetos do Santuário! Uma Feliz e Santa Páscoa, que o Cristo ressuscitado continue nos inspirando bons propósitos”, agradeceu o Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional.
Ao fim da celebração, após agradecer ao Senhor da Vida pela fé na ressurreição de Jesus, nos consagramos a Nossa Senhora Aparecida, para que a fé sempre esteja acesa como o fogo novo no Círio Pascal.
Programação do Domingo de Páscoa
Amanhã (31), segue a programação da Páscoa do Senhor na Casa da Mãe Aparecida, com a Procissão da Ressurreição às 6h30 e, durante todo o dia, a celebração da Missa de Páscoa. Clique aqui para conferir os horários.
Confira as fotos da Vigília Pascal:
1/13
Advento: "O coração deve ser o melhor presépio para Jesus"
No Santuário Nacional, primeiro domingo do Advento foi marcado por reflexões sobre esperança, justiça e vigilância.
Presépio do Santuário é inaugurado para celebrarmos a Luz da Esperança
Devotos de Nossa Senhora puderam contemplar o presépio da Casa da Mãe.
Na espera pelo Senhor que vem, Advento é iniciado no Santuário
Saiba como foi a Missa que marca o início do Advento em Aparecida, período de quatro semanas em que somos chamados a refletir, vigiar e renovar a esperança na vinda do Senhor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.