Por Marília Ribeiro Em Missa Atualizada em 13 ABR 2020 - 08H27

Vigília Pascal no Santuário celebra o Cristo Ressuscitado

O anúncio da ressurreição de Jesus foi celebrado na noite deste sábado (11), na Vigília Pascal. A Santa Missa no Santuário de Aparecida teve início com a bênção do fogo na Ala Norte da Basílica, do lado externo, próximo da Porta Santa.

Com a Basílica iluminada pelo Círio Pascal e pelas velas dos missionários redentoristas e das irmãs Mensageiras do Amor Divino, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida adentrou a Casa da Mãe, para proclamar solenemente a Páscoa de Jesus.

A principal celebração do Sábado Santo é rica em ritos e símbolos. Nela, a liturgia da Palavra é mais extensa, com o objetivo de possibilitar a memória da história da Salvação, desde a narrativa da criação até a Ressurreição de Jesus. Além disso, é realizada também, a liturgia batismal com a renovação das promessas do batismo.

Os devotos que acompanhavam a celebração pela Rede Aparecida de Comunicação e redes sociais do Santuário, foram motivados a terem em mãos uma vela e um copo de água, para que pudessem, em suas casas, participar plenamente da liturgia e receber a bênção sob estes símbolos importantes nesta celebração.

Homilia

Na homilia desta noite santa, dom Orlando refletiu as quatro leituras e o Evangelho, ressaltando que Páscoa não é teoria, mas experiência com o ressuscitado. “É olho no olho, coração no coração, vida na vida, pascoa é encontro, fazendo de nós testemunhas da ressurreição”, explicou dando exemplos de gesto pascais: “Vamos ter gestos pascais, gesto pascal é cuidar da vida, gesto pascal é cuidar da saúde, gesto pascal pode ser um sorriso, pode ser um olhar, gesto pode ser um ato ou uma palavra de gratidão, um gesto de caridade, uma gentileza, tantas maneiras simples de gestos pascais e claro, louvamos a Deus porquê do norte ao sul do Brasil, tantos gestos de solidariedade tornam a nossa Páscoa tão viva e tão real” orientou.

Mais uma vez recordou as famílias que sofrem pela perda de um ente querido, por ocasião da pandemia de Covid-19, citando um versículo do livro da Sabedoria. “"A flor mais bonita da tua família Deus veio buscar, e essa flor foi levada para a casa do Pai". Faça o teu presente dessa flor, faça o presente desta pessoa querida e como hoje é páscoa eu queria respeitando o seu luto, respeitando a sua dor, dizer-te para que em um momento oportuno, ofereça como um presente de Páscoa, para que ele participe da glória do Pai, da gloria de Jesus e da glória de todo o céu”, expressou.

Reveja a celebração da Vigília Pascal


>>Acompanhe sem sair de casa, as celebrações do Domingo de Páscoa no Santuário.  Clique aqui e confira os horários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...