Missa

Dia Oracional Mariano relembra a missão da Família dos Devotos

Comemorações do Jubileu de 25 anos desta grande Família que constrói histórias no Santuário Nacional

Escrito por Laís Silva

12 FEV 2024 - 10H17 (Atualizada em 12 FEV 2024 - 10H38)

Ana Clara / A12

Em preparação para a Festa da Padroeira e seguindo as comemorações do Jubileu dos 25 anos da Família dos Devotos, o Santuário Nacional de Aparecida celebrou nesta segunda-feira (12), o Dia Oracional Mariano, na Santa Missa das 9h, no Altar Central.

O Missionário Redentorista, Pe. Mauro Vilela iniciou sua animação lembrando os fiéis presentes dos primeiros passos desta grande história da Família dos Devotos, que iniciou com a missão de trocar os pisos do Santuário e a inauguração do Altar Central, em seguida cuidando do telhado e fazendo dele um manto azul que cobria a Casa da Mãe.

Mas Deus nos permitiu mais. Fez com que esse manto azul se estendesse por todo o Brasil. A fidelidade dos devotos de Nossa Senhora permitiu que nós pudéssemos criar a TV Aparecida, a TV de Nossa Senhora, que hoje com a ajuda e colaboração fiel de cada devoto de nossa Família alcança milhares de corações e acalenta todos aqueles que precisam de uma palavra amiga”. Leia MaisDia Oracional Mariano dá início as comemorações do Jubileu de Prata da Família dos Devotos

Este é o segundo Dia Oracional de 2024, e durante esse ano relembraremos da história da nossa Família dos Devotos, escrita pelo Santuário Nacional e os Missionários Redentoristas junto a cada devoto que faz parte desta grande família.

A celebração foi presidida por Dom Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo, que completa nesta segunda-feira três anos de ordenação episcopal. Concelebrada pelo Missionário Redentorista e Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, Pe. Mauro Vilela e demais sacerdotes presentes.

A homilia foi realizada por Pe. Eduardo Catalfo, que iniciou sua reflexão falando sobre as realizações da Família dos Devotos.

“Nós celebramos neste dia, especialmente a troca dos telhados, tudo azul na Casa da Mãe, porque o manto azul recobre todos os nossos telhados, fazendo com que aqui sejamos de fato bem-amados e queridos por Nossa Senhora Aparecida”.

Em seguida, o Missionário Redentorista refletiu sobre a vida de Jesus, seu exemplo e seus ensinamentos.

“Desde o início do ano, os Evangelhos vão mostrando com muita clareza a vida pública de Jesus. Logo após o seu batismo, Jesus inicia a pregação do Evangelho, começando com o anúncio do Reino de Deus, e este, o Reino de Deus, vai ser sempre o grande sinal da autoridade e do ensinamento de Jesus”.

Ana Clara / A12
Ana Clara / A12


A vida de Jesus deve ser exemplo para todos os cristãos, suas obras, seus ensinamentos, o cuidado que ele tinha com todos à sua volta, principalmente aqueles que mais precisavam, que eram esquecidos.

Jesus, dizem os evangelhos, viveu fazendo o bem. Desde o início do ano, nós acompanhamos quase sempre na companhia do Evangelho de São Marcos alguns dos momentos fundamentais da pregação de Jesus, do modo como ele age e ensina, se aproximando e curando os doentes, aleijados, leprosos, se aproximando daqueles que precisam da ternura e da compaixão. Mas o Evangelho de hoje não esconde que, desde o início de sua vida pública, Jesus enfrenta também grandes dificuldades”.

Pe. Caltalfo ainda destacou que mesmo levando uma vida de fazer o bem a todos, Jesus também enfrentou dificuldades,

Jesus sonha com o mundo onde não há inimigos, mas ele próprio enfrenta a contestação dos adversários do Reino de Deus, o Evangelho de hoje nos fala dos fariseus, dos mestres da lei, daqueles que supostamente em nome de Deus questionam a legitimidade autoridade de Jesus”.

O Missionário Redentorista, refletiu ainda a primeira leitura da celebração, que mostra um dos muitos registros de Thiago, que fala de caridade, do socorro aos pobres, daqueles que mais precisam de Deus, de fraternidade, de partilha, e relacionou com a missão da Família dos Devotos.

“Por isso, que nesse dia 12 de fevereiro, celebrando o Dia Oracional Mariano, nós dirigimos a Deus a nossa prece de gratidão a todos vocês que não sem esforço nos ajudam a construir, a edificar esse grande Santuário, mas principalmente a testemunhar os sinais do Reino de Deus, sobretudo a caridade, o socorro pelos pobres”.

O Reitor do Santuário finalizou agradecendo a Família dos Devotos e lembrando o quanto o gesto concreto de cada um transforma vida de milhares pessoas.

No ano passado a Família dos Devotos atendeu de maneira direta mais de 170 mil pessoas, olha que bonito! Graças a você a sua generosidade, o seu carinho e aos gestos concretos que nos fazem sonhar com um mundo melhor e um mundo mais feliz para todos”.

Confira a galeria de fotos:

Veja como foi a celebração:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...