Por Santuário Nacional Em Missa Atualizada em 23 JUL 2020 - 16H37

Dom Giovanni d'Aniello: "Levo a todos em meu coração!"

Emoção marca despedida da Nunciatura Apostólica do Brasil

Fábio Silva/ A12
Fábio Silva/ A12


Duas celebrações em Aparecida marcaram o encerramento da missão de Dom Giovanni d'Aniello à frente da Nunciatura Apostólica do Brasil. A Santa Missa das 18h da quarta-feira (22), na Basílica Velha, e a Santa Missa das 9h da quinta-feira (23), no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida foram os momentos escolhidos para fechar seu período de atuação junto à Igreja no País.

Núncio Apostólico do Brasil há 8 anos e meio, Dom Giovanni d'Aniello parte agora para uma nova missão, na Nunciatura Apostólica da Rússia. Seu substituto ainda aguarda definição pelo Vaticano.

Em ambas as celebrações, que não contaram com a presença de fiéis, como medida preventiva à propagação do novo coronavírus, Dom Giovanni destacou a alegria e a gratidão por ter trabalhado no Brasil

Na primeira celebração, ele mencionou que tinha o sonho de poder voltar a Aparecida, para fazer o que fez quando chegou ao Brasil: confiar aos cuidados da Mãe Aparecida sua missão no País: "Hoje, antes de sair, quis voltar para agradecer à Mãe tudo o que Ela fez por minha missão no Brasil e também confiar minha nova missão, na Rússia".

Acompanhado do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, do reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., e de Dom Darci Nicioli, Bispo de Diamantina (MG), Dom Giovanni d'Aniello ressaltou, em diversos momentos, a força que Nossa Senhora Aparecida lhe deu, lembrando-lhe a todo instante que ele estava aqui não para si, mas para o povo.

Reveja a celebração:


"Só se compreende os desígnios de Deus quando se está perto d'Ele"

Em sua segunda celebração em Aparecida, Dom Giovanni d'Aniello dirigiu-se aos bispos do Brasil, dentre os quais alguns estiveram presentes para concelebrar com ele em ação de graças pelo término de sua missão na Nunciatura Apostólica Brasileira. 

Thiago Leon
Thiago Leon


Na acolhida ao bispo italiano,
Dom Orlando Brandes recordou algumas palavras ditas pelo Papa Francisco no Encontro dos Núncios, em 2019:

"Vós, núncios, vossa vida é itinerante! Mudais de lugar, sempre de mala na mão, como Abraão a caminho. É um sacrifício despojar-se de projetos, de amigos, de vínculos criados nos trabalhos, começar sempre de novo, viver no provisório, não criar raízes e sem ter comunidade estável. No entanto, levais Cristo onde sois destinados, amando a Igreja e o país em que estais a servir".

Dom Orlando agradeceu todo o empenho de Dom Giovanni nesses 8 anos e meio de trabalho, manifestando o amor a igreja do Brasil e fez votos de que sua nova missão traga bons frutos à Rússia: "Oxalá o senhor seja precursor de uma visita do Papa a Rússia!", desejou o arcebispo. Por fim, Dom Orlando rezou e agradeceu: "Que a Mãe Aparecida sempre o cubra com seu manto maternal. Muito obrigado!"

Thiago Leon
Thiago Leon


Em sua
homilia, o Núncio concordou com Dom Orlando ao dizer que sua celebração de hoje queria ser um Magnificat, um agradecimento pelas oportunidades e alegrias com as quais ele "enchia sua mala" de recordações que leva do Brasil:

"Foram 8 anos e meio em que eu só tive alegria de experimentar tantas coisas bonitas. A coisa que mais vou levar comigo é a presença de uma Igreja viva, que se coloca a a serviço do povo, apesar das dificuldades. Visitei mais de 150 dioceses. Só não visitei Amapá e Acre, e sinto muito, porque se tivesse tido oportunidade, teria ido lá também. Visitei uma Igreja como o Papa quer: em saída, que se faz perto. E não tem alegria maior do que constatar isso", disse.

Dom d'Aniello lembrou também dos eventos com os bispos, em que esteve presente em Aparecida: "Cada vez que participava das Conferências Episcopais, era um povão agradecendo e pedindo à Mãe que nos ilumine para dar as orientações certas ao povo de Deus. Então levo isso na minha bagagem", completou, lembrando aos bispos que "mostrar Deus presente no meio de nós é o mais importante".

Evangelho – Referindo-se ao Evangelho do dia (Mt 13,10-17), Dom Giovanni disse que a gente compreende os desígnios de Deus se está perto Dele. "Quanto mais perto estamos, mais compreendemos o que Ele quer de nós e mais sabemos testemunhá-Lo e fazê-Lo presente no meio do povo. Cristo nos pede isso todos os dias!"

De malas prontas

Falando mais uma vez sobre sua partida para a Rússia, Dom d'Aniello ressaltou sua entrega e confiança em Nossa Senhora:

"Como me entreguei antes à vontade de Deus nos braços de Maria, agora também estou indo a Moscou e vou fazer o possível para que Ela confie em mim, pedindo que Ela faça o que fez com o Cristo ainda menino: que me conduza pela mão, para que eu possa ser presença Dele na realidade que vou viver".

E continuou, emocionado, sua palavra de agradecimento aos bispos e ao povo brasileiro:

"Vocês não cabem todos numa mala, mas posso garantir que meu coração é muito elástico e que vocês sempre vão estar no meu coração. Não importa a distância para nós que cremos em Deus e temos confiança Nele. Com a ajuda de Maria, nasce uma ponte que conecta cada um de nos através das orações. Vocês estarão todos comigo lá na Nunciatura Apostólica de Moscou.

Sejam sempre estas pessoas disponíveis a ir ao encontro do outro, para que o outro não encontre vocês, mas a Cristo q vocês representam naquele momento. Agradeço muito e tem uma expressão que aprendi quando cheguei e que quero usar: 'Não mereço, mas agradeço!' Deus vai fortalecer nosso esforço cada vez mais.

Obrigado, Mãe. Fica conosco sempre!"

Assista de novo. Clique abaixo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...