Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Missa

Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”

Na missa de envio da Romaria da Família dos Devotos, arcebispo convida os fiéis a viverem a compaixão com gestos concretos de amor ao próximo.

Escrito por Luciana Gianesini

13 JUL 2025 - 09H45 (Atualizada em 14 JUL 2025 - 09H27)

Lucas Torres

Neste domingo (13), durante a Santa Missa das 8h no Altar Central do Santuário Nacional, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, presidiu a celebração que marcou o Envio da Romaria da Família dos Devotos, em comemoração aos seus 26 anos de existência.

Inspirado pelo Evangelho do 15º Domingo do Tempo Comum, que apresenta a parábola do bom samaritano (Lc 10, 25-37), Dom Orlando refletiu sobre a presença de Deus nas três leituras do dia como aquele que se aproxima, se compadece e cuida de quem sofre.

“O bom samaritano é Deus Pai, que desceu ao Egito para libertar o povo. É Jesus Cristo, porque nele tudo foi criado. Em nome de Jesus, sejamos bons samaritanos da vida, da ecologia, da água, das flores.

O arcebispo explicou que quem deseja alcançar a vida eterna deve viver os dois grandes mandamentos: amar a Deus com todo o coração e amar o próximo como Jesus nos amou. E exortou:

“O teu próximo é quem está do teu lado. Não é teoria. O próximo é aquele que você encontra quando sai na rua.”

A missão da Família dos Devotos

Dirigindo-se especialmente aos membros da Família dos Devotos, Dom Orlando afirmou que essa missão de compaixão precisa ser assumida por todos os cristãos, inclusive com compromisso prático:

“Os padres formadores têm como próximo os seminaristas, que chegam feridos e precisam de cuidado. Assim também, todos nós precisamos ver o outro, parar e ajudar.

O arcebispo detalhou os personagens da parábola: os assaltantes, o homem ferido, o sacerdote e o levita que passaram adiante, e finalmente o samaritano, que se aproxima, enxerga com compaixão e cuida.

“Às vezes a gente ajuda com as mãos, mas sem o olhar. O samaritano teve os dois. E mais: ele desceu do cavalo. Para ser bom samaritano, é preciso descer do pedestal, das nossas ideologias, do egoísmo. Só assim somos capazes de servir.”

Ao recordar a frase dita pelo samaritano ao estalajadeiro — “Cuide dele” — Dom Orlando repetiu como mensagem de envio à Família dos Devotos:

Pelo amor de Deus, cuide dele. Que esta frase ecoe em cada coração: cuide desse que está ferido, excluído, caído. Cuide dele, por amor de Deus.”

Assista à celebração completa da missa e do envio:


🙏 Faça parte você também:

📲 Envie uma mensagem para @familiadosdevotos ou acesse a12.com/cadastro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...