Notícias

Semana do Migrante começa em Aparecida com apelo à acolhida

Missa no Santuário Nacional abriu a 41ª Semana do Migrante e destacou o direito à moradia para migrantes e refugiados

Linkedin

Escrito por Beatriz Nery

14 JUN 2026 - 12H59

Reprodução/A12/TV Aparecida

A missa das 12h deste domingo (14), no Santuário Nacional de Aparecida, marcou a abertura da 41ª Semana do Migrante no Brasil. A celebração reuniu fiéis da Romaria do Migrante e foi presidida por Dom João Bergamasco, bispo da Diocese de Primavera do Leste – Paranatinga (MT) que convidou os devotos a refletirem sobre a realidade de milhões de pessoas que vivem longe de sua terra natal e enfrentam dificuldades para encontrar moradia digna.

Promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, a Semana do Migrante acontece entre os dias 14 e 21 de junho e tem como tema “Migração e Moradia”. O lema deste ano é “Eu não tenho onde morar!”.

A iniciativa está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2026, que propõe a reflexão sobre a relação entre fraternidade e moradia. A proposta é reforçar que a habitação deve ser compreendida como um direito humano fundamental e uma expressão concreta de acolhimento.

CNBB CNBB

“Eu não tenho onde morar”: um clamor que pede compaixão

Durante a homilia, Dom João relacionou o lema da campanha ao Evangelho do dia (Mt 9, 36-10, 8), que apresenta Jesus olhando para a multidão com compaixão.

Ao saudar os agentes da Pastoral do Migrante e os padres e religiosas scalabrinianas, envolvidos no trabalho com o migrante, o bispo destacou a necessidade de sensibilizar o coração diante do sofrimento de quem foi obrigado a deixar sua casa.

“Nós estamos iniciando hoje a 41ª Semana do Migrante, e ela propõe para nós uma afirmação: ‘Eu não tenho onde morar’. Será que esta afirmação, esta verdade dos migrantes consegue tocar o nosso coração e comover o nosso coração?

Dom João recordou que Cristo se compadece das pessoas que vivem sem direção, comparadas pelo Evangelho a “ovelhas sem pastor”. Segundo ele, o cristão é chamado a assumir os mesmos sentimentos de Jesus.

O nosso coração deve se comover junto com este coração de Jesus, pois o coração de Jesus vai revelando para nós todo o amor que está no coração do Pai.”

O bispo também relacionou a situação dos migrantes ao percurso do povo de Israel no deserto, narrado no livro do Êxodo na Primeira Leitura (Ex 19, 2-6a.). Segundo ele, Deus não abandonou seu povo após libertá-lo da escravidão, mas caminhou ao seu lado, sustentando-o com sua presença e sua aliança.

Reprodução/A12/TV Aparecida Reprodução/A12/TV Aparecida

Moradia: um dos maiores desafios para migrantes

O texto-base da 41ª Semana do Migrante chama atenção para a vulnerabilidade enfrentada por migrantes, refugiados, apátridas e deslocados forçados.

Ao chegarem a novas cidades, muitos encontram dificuldades para acessar moradias adequadas. Dados da Fundação João Pinheiro, em parceria com o Ministério das Cidades e o IBGE, apontam que o Brasil possui um déficit habitacional de cerca de 6 milhões de moradias.

A coordenação do Serviço Pastoral dos Migrantes alerta que a falta de moradia afeta diretamente a dignidade humana e desencadeia outros problemas sociais.

Segundo Ozania da Silva, da coordenação colegiada do SPM, a insegurança habitacional gera consequências profundas para as famílias.

“A incerteza habitacional gera estresse, o que pode agravar problemas de saúde mental e emocional, violência baseada em gênero e a separação de núcleos familiares.”

Ela ressalta ainda que muitos refugiados vivem em condições precárias, compartilhando espaços reduzidos com várias pessoas, situação que compromete a dignidade e a qualidade de vida.

A missão da Igreja junto aos migrantes

Na homilia, Dom João destacou o trabalho desenvolvido pela Pastoral do Migrante em diversas dioceses, paróquias e casas de acolhida espalhadas pelo país. Para ele, a missão da Igreja é reproduzir os gestos de Jesus junto às pessoas mais vulneráveis.

“Ao encontrarmo-nos com eles podemos acolher, proteger, integrar, fazer com que eles possam realizar o seu sonho de vida plena, mas também o sonho de ter uma vida digna.”

O bispo também lembrou que todos os batizados são chamados a participar dessa missão.

“Jesus enviou os doze, que significam a totalidade, que significam todos. E todos nós que recebemos o Batismo somos discípulos missionários de Jesus.”

Ao final da homilia, Dom João convidou os fiéis a viverem intensamente a Semana do Migrante por meio das celebrações, encontros e rodas de conversa promovidos nas comunidades.

“Que ao celebrarmos a Semana do Migrante o nosso coração se sensibilize, se comova, e nos coloquemos como missionários diante do migrante, com a certeza de que Jesus está presente neles.”

Programação busca unir fé e compromisso social

Além das celebrações litúrgicas, a 41ª Semana do Migrante prevê rodas de conversa, momentos culturais, atividades formativas e ações de incidência pública.

O Serviço Pastoral dos Migrantes disponibilizou materiais digitais para apoiar as comunidades, incluindo o texto-base da campanha, roteiros para encontros, subsídios litúrgicos e sugestões para o Dia Nacional do Migrante, celebrado em 21 de junho.

add_box Baixe aqui o material para a sua paróquia!

Oração da 41ª Semana do Migrante

Ajdin Kamber/Adobe Stock Ajdin Kamber/Adobe Stock

Deus de amor e misericórdia, nome e coração de pai e mãe,

Tu que tivestes o cuidado de ver a aflição do seu povo escravo na terra do Egito,

Tu que soubeste ouvir seu clamor por causa de seus opressores,

Tu que pudeste conhecer o duro peso do seu sofrimento,

Tu que quiseste descer para libertá-lo e conduzi-lo a Terra Prometida,

Tu que decidiste enviar Moisés como líder e guia da libertação.

Senhor, te suplicamos que possas novamente e sempre ver, ouvir, conhecer, descer e enviar teus profetas e mensageiros para defender, consolar e libertar quem caminha pelas estradas, como migrante e refugiado, muitas vezes sem raiz e sem rumo, sem-terra, sem trabalho e sem teto. “Eu não tenho onde morar”, clamam ao céu.

Pela intercessão de Maria e da Família Migrante de Nazaré, ilumina seus projetos e guia seus passos na conquista de casa e pátria na terra a caminho da morada eterna, pátria luminosa e definitiva na paz do Reino de Deus. Amém

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail