Missa

Catequese Renovada: "Catequizar é tocar corações", afirma Dom Jaime Spengler na Santa Missa

Escrito por Letícia Dias

01 SET 2023 - 19H11 (Atualizada em 15 SET 2023 - 09H48)

Thiago Leon

Nesta sexta-feira, primeiro dia deste mês dedicado à Bíblia, foi celebrada no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h, a Santa Missa do primeiro dia do "Encontro Catequese Renovada", que reúne mais de mil catequistas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).  

Leia MaisSantuário Nacional recebe encontro "Catequese Renovada" nesta sexta (1º)

O encontro ocorrerá entre hoje (01) e domingo (03), além disso, é organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Possui como lema “Tocar corações e impulsionar a missão” e tem o intuito de recordar o documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo”, aprovado em 1983 durante a 21ª Assembleia Geral (AG) da CNBB e fundamental para a catequese no Brasil.

Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, presidiu a Celebração Eucarística e destacou em sua homilia os 40 anos do documento.

“40 anos cooperando para que corações se deixem tocar e sejam também impulsionados na missão. A nossa vida, a nossa existência pressupõe vigilância acompanhamento, cuidado. Em tudo o que empreendemos ou realizamos, desde as coisas mais simples do cotidiano até as mais desafiadoras sempre se faz necessário o cuidado a vida, o convívio e a comunidade são preciosos”, disse

Sobre o texto do Evangelho de Mt 25,1-13, Dom Jaime explicou que somos a todo momento chamados a ser testemunhas e missionários até que um dia cheguemos a entrar na vida eterna. Nesse sentido, Jesus nos exorta “e o objetivo... é recordar-nos da importância do presente do cotidiano o momento presente é decisivo”

“O futuro ainda não chegou, mas está em nossas mãos, no presente construímos o futuro... [Com isso] são muitos aqueles e aquelas que se dedicaram e se dedicam parte de seu tempo para instrução, para a catequese...

Catequizar é tocar corações, catequizar é compartilhar a experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo...”, afirmou.

Thiago Leon
Thiago Leon


O bispo agradeceu a todos os catequistas, destacou que
cada um realiza uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé e finalizou com uma oração à Mãe Aparecida:

“Mãe, alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia, de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Mãe do Evangelho vivente, alegria para os pequeninos, rogai por nós, rogai pelos nossos catequistas, rogai pelas nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos, que se dispõe a fazer o caminho. Assim seja.”

Assista a Santa Missa na íntegra:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...