Missa

"Estar na luz é amar os irmãos": confira a mensagem da Santa Missa de hoje

Dom Orlando Brandes destaca a importância da luz e da caridade em homilia no Santuário Nacional de Aparecida

Escrito por Santuário Nacional

02 JUN 2024 - 12H40

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Na Santa Missa das 8h deste domingo (02), o 9º domingo do Tempo Comum, celebrada no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, o arcebispo Dom Orlando Brandes trouxe reflexões profundas sobre a luz, a caridade e a verdadeira prática da fé cristã.

Dom Orlando iniciou sua homilia destacando a alegria dos peregrinos que, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, vieram ao santuário para “nos mostrar Jesus”. Ele agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do descanso ordenado por Deus, não apenas no sentido físico, mas como um descanso espiritual através da oração e da caridade: 

“Deus pede o nosso descanso, mas não nos esqueçamos dos mais abandonados, dos mais pequeninos. Olha aí a caridade, ressaltou.

O arcebispo afirmou que o descanso dominical não deve ser visto como um tempo de ócio ou apenas para atividades triviais, mas sim como um momento de conexão com Deus. “Por isso o sábado, o domingo não é pra ficar dormindo até meio-dia. O domingo não é o dia do pecado, do sono e do futebol, é o dia do Senhor. Domingo quer dizer Dominos, é 'o Senhor', que nós precisamos adorar e receber o descanso da oração, do perdão dos pecados.”

Em sua reflexão sobre a luz, tema da Segunda Leitura, Dom Orlando sublinhou que, na Bíblia, estar na luz significa amar os irmãos. “Na Bíblia, sabe o que é que é a luz? Quem está na luz, ama os irmãos. Vamos repetir bem forte: Quem está na luz, ama os irmãos!”, incentivou.

A homilia também abordou a necessidade de paciência e amor fraternal em tempos de adversidade e divisões, especialmente em contextos políticos. “Nesse ano eleitoral temos que ter muita paciência, porque as trevas vão se manifestar. Mas não vamos esquecer: 'Eu sou da luz e os irmãos a fraternidade'.”

Dom Orlando concluiu sua mensagem destacando a essência da verdadeira religião, que é pautada pelo amor ao próximo e pela vivência dos ensinamentos bíblicos. “Irmãos, a religião que não ama... Jesus precisou da Bíblia e [pregou] em muitos lugares, para que se cumpram as Escrituras. 'Eu morri na cruz para que se cumpram as Escrituras. Eu ressuscitei!' Jesus, a Palavra Viva, era bíblico”, finalizou.

Reveja a Santa Missa na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...