Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Missa

Missa no Santuário encerra Mês Vocacional com bênção aos catequistas

Celebração presidida por Dom Orlando Brandes e concelebrada por Dom José Luiz Bertanha destacou a humildade como caminho de fé e a missão dos catequistas.

Escrito por Luciana Gianesini

31 AGO 2025 - 08H47 (Atualizada em 01 SET 2025 - 08H28)

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Na manhã deste domingo (31), o Santuário Nacional de Aparecida celebrou a Santa Missa das 8h, presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e concelebrada por Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de Registro (SP). A celebração marcou o domingo dedicado à Vocação dos Catequistas, encerrando o Mês Vocacional.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Humildade: caminho para a santidade

Em sua homilia, Dom Orlando destacou que toda a liturgia do dia convergia para um único tema: a humildade. A partir da primeira leitura, recordou que “Deus dá a sua graça aos humildes” e que o povo rejeita a vaidade, mas ama aqueles que vivem com simplicidade.

“O humilde tem um bom coração, tem fé, é amado por Deus e pelo povo. Aos humildes o Pai se revela, como disse Jesus: ‘Eu te bendigo, Pai, porque revelaste estas coisas aos pequeninos’.”

Leia MaisReflexão Semanal: o último lugar, o primeiro no coração de Deus Refletindo sobre o Evangelho, o arcebispo lembrou que Jesus usou a imagem de um banquete para mostrar que os primeiros lugares não são para os orgulhosos, mas para os pequenos que aceitam o convite de Deus. “O humilde será exaltado”, sublinhou, lembrando que o próprio Cristo viveu a humildade na manjedoura, no lava-pés, na cruz e permanece humilde na Eucaristia, no pobre e no sofredor.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Humildade no cotidiano e na vida da Igreja

Dom Orlando também destacou que a humildade é decisiva para a vida em família e em comunidade. “Quem é humilde pede perdão, reconhece seus defeitos e constrói a paz. Sem humildade, surgem brigas e divisões.”

Ele citou santos que fizeram da simplicidade o caminho da santidade, como Santa Dulce dos Pobres, Santa Teresa de Calcutá e Santa Teresinha do Menino Jesus. Reforçou ainda que a humildade ajuda a enfrentar críticas e humilhações sem gerar ressentimentos, e pode até ser chave para a paz entre os povos:

“Se os poderosos tivessem mais humildade, haveria menos guerras. É a humildade que resolve os problemas da humanidade e traz a paz.”

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Gratidão e missão dos catequistas

Ao final da homilia, Dom Orlando dirigiu-se especialmente aos catequistas, recordando a importância de seu ministério para a Igreja:

“Queridos catequistas, vocês são o sucesso de Jesus, o bem supremo da Igreja. Vocês preparam bons cristãos e ótimos cidadãos. Sem catequese, a Igreja diminui; com a catequese, ela cresce e melhora. O nome de vocês está escrito no céu.”

O arcebispo também pediu perdão em nome dos bispos e padres pelas vezes em que a missão dos catequistas não é suficientemente valorizada e reafirmou o apoio da Igreja a esse serviço essencial para a evangelização.

Encerramento do Mês Vocacional

A celebração reuniu romarias vindas de diferentes cidades do Paraná, como Londrina e Paranavaí, além de outros grupos de todo o Brasil, que se uniram em oração no Altar Central da Casa da Mãe Aparecida.

Com esta celebração, o Santuário Nacional, junto com toda a Igreja no Brasil, conclui o Mês Vocacional, rezando por todas as vocações e confiando de modo especial os catequistas à proteção de Nossa Senhora Aparecida, para que continuem sendo testemunhas da fé e transmissores do Evangelho.


.:: Estamos nos aproximando da Novena e Festa da Padroeira 2025. Acesse a página do evento e fique por dentro da programação!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...