Missa

Missa no Santuário Nacional recorda Nossa Senhora das Dores

Escrito por Letícia Dias

15 SET 2023 - 10H44 (Atualizada em 15 SET 2023 - 12H06)

Portal A12

Leia MaisMissa no Santuário Nacional exalta a Cruz de CristoVocê sabia que os setores do Santuário recebem a imagem da Mãe Aparecida?Nesta sexta-feira (15) a Igreja celebra a Festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores.

No Santuário Nacional a Santa Missa das 9h, no Altar Central, foi presidida pelo missionário redentorista Padre Sebastião Reis.

Durante a homilia, o Padre contextualizou o motivo de celebrarmos hoje esta Festa:

“Liturgicamente e historicamente essa Festa se iniciou no segundo milênio, quando se desenvolveu a compaixão para com Maria junto a Jesus na cruz. Por isso, a Virgem vive e sente o sofrimento de seu filho.”

A Primeira Leitura (Hb 5, 7-9), de acordo com o Padre Sebastião, é oferecida a nós como um texto cristológico, porque destaca a filiação divina e a identidade sacerdotal de Jesus.

“O sofrimento e a morte fazem parte da nossa condição humana. Maria pelo fato de ser a Mãe de Jesus, Ela não foi isenta dos sofrimentos, pois junto de Seu Filho aprendeu que a virtude da obediência ao Pai. A vontade de Deus a levou até o Calvário, pois Ela foi solidária com Seu Filho Jesus.

O Padre disse ainda que Maria foi aquela que acompanhou Seu Filho em todos os momentos, de alegrias, de sofrimentos, de tristezas, mas principalmente no momento em que Ele subia o calvário.

“’Os dois olhares se cruzaram naquela caminhada tão difícil: o olhar da Mãe e o olhar do Filho. O Filho sentindo a presença e a solidariedade da Mãe. A Mãe sendo solidária ao Filho que percorria a Via Crucis.”

Nesse sentido, o Padre explicou acerca de outra passagem bíblica. Ao levar Jesus para ser apresentado no templo, conforme a lei para os primogênitos, Maria, José e o Menino Jesus se encontram com Simeão, que profetiza: 

“Este menino vai causar a queda e a elevação de muitos em Israel; ele será um sinal de contradição; a ti própria, uma espada te traspassará a alma, para que se revelem os pensamentos de muitos corações”. ( Lc 2, 34)

Naquele momento, a Paixão de Jesus foi impressa no coração da Mãe.

"Esta Festa ensina-nos a ter uma compaixão verdadeira, porque Maria sofre por Jesus mas também com Jesus... A Paixão de Cristo é a participação no sofrimento humano e é importante que nós compreendamos isso, olhando esses episódios".

Veja a Santa Missa na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...