Missa

Proclamar com esperança e alegria: novos leitores do Santuário de Aparecida

“Este é um ministério que nos leva até o coração de Deus”, afirmou Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

Escrito por Beatriz Nery

29 SET 2024 - 19H23 (Atualizada em 03 OUT 2024 - 08H15)

Mariana Joffre/A12

O Santuário de Aparecida acolheu o Ministério do Leitorado para renovação e investidura de cerca de 20 novos leitores neste Dia Nacional da Bíblia, comemorado no domingo (29). Esse serviço, vinculado à Pastoral do Santuário, prepara os leigos que possuem a intenção de serem voluntários nas missas e celebrações como ministros da palavra.

Pe. Helder José da Silva, C.Ss.R. e Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R. fazem parte da Pastoral do Santuário Nacional e são responsáveis pelo leitorado. “Precisa ser uma pessoa apaixonada pela Palavra de Deus e querer trazer em si o desejo de conhecer mais a respeito da Palavra”, afirma Ir. André.

Pe. Helder explica que a Casa da Mãe está em consonância com o Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II, sobre a inclusão do leigo em um papel na Igreja. “Há muitos anos, vamos trabalhando com os leitores que estão na Casa da Mãe, são pessoas que voluntariamente se oferecem, passam por uma preparação e seleção. E servem. São a boca de Deus que fala ao povo, Deus fala através deles”.

Idalina Maria Leite, que faz parte do Ministério da Leitura há 21 anos, conta ser gratificante servir como leitora. “Não dá pra explicar, cada dia parece que é o primeiro, é um renovar-se sempre. Estou muito contente por há tanto tempo perseverar como Ministra da Palavra, meu coração está agradecido à Mãe Aparecida”.

Mariana Joffre/A12
Mariana Joffre/A12
Idalina Leite, ministra da Palavra há 21 anos


Claudio Nogueira já foi leitor do Santuário Nacional e retorna hoje para sua investidura. Senti o chamado para retornar a servir a Nossa Senhora Aparecida. Sou devoto desde criança, são muitas lembranças das novenas e missas de quando eu vinha ao Santuário com a minha mãe, é uma honra servir a Deus e a Mãe Aparecida”.

Mariana Joffre/A12
Mariana Joffre/A12
Claudio Nogueiro, novo ministro do leitorado do Santuário Nacional


Luisa Vieira é colaboradora do Santuário Nacional como gerente de Tecnologia da Informação, já havia sido leitora e hoje retorna para uma nova investidura. Sua inspiração vem de casa, em que suas tias foram umas das primeiras leitoras do Santuário. Minha tia, Virgínia German, tinha deficiência visual e leitora do Santuário. Quando nós recebíamos o Deus Conosco, eu ditava para que ela transcrevesse em Braile e ela vinha fazer a leitura transcrita em Braile. Eu voltei por ela, emociona-se.

Mariana Joffre/A12
Mariana Joffre/A12
Luisa Vieira, nova ministra da Palavra no Santuário Nacional


Locutor da Rádio Aparecida, Eduardo José é leitor há quatro anos. “É uma benção, porque no meu caso, por exemplo, eu tenho a voz que tenho, que Deus me deu. Foi um presente de Deus na minha vida e eu trabalho com a minha voz, então nada mais justo eu poder retribuir a Ele e a nossa Mãe, a Senhora Aparecida, com a minha voz, lendo as nossas leituras, a Palavra, e participando da Sagrada Eucaristia. Quatro anos que estou nessa luta, porque tem horários variados e tenho que me adequar, mas graças a deus eu recebo muito mais em troca”.

Mariana Joffre/A12
Mariana Joffre/A12
Eduardo José, ministro da Palavra há quatro anos.


Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, fez a investidura e renovação dos leitores e agradeceu, “em nome do Santuário Nacional, em nome dos missionários redentoristas, padres e irmãos, acolho vocês para esse ministério bonito, de proclamar com esperança e alegria a Palavra Viva de Deus.

Durante a homilia, o Pe. Eduardo afirmou ser oportuno que no Dia Nacional da Bíblia, a Casa da Mãe faça esse gesto como uma Igreja Ministerial como missão e serviço em pastoral, que há muitos anos celebra o mês de setembro como uma revelação de Deus que nos ama por meio das Sagradas Escrutas.

“A Sagrada Escritura vai sempre representar a palavra cotidiana, a palavra carinhosa, a palavra terna que Deus nos dirige todos os dias da nossa vida, porque é esse o sentido da Bíblia; a palavra de Deus é a própria comunicação e é a própria revelação de um Deus que nos ama”.

Dirigindo-se aos leitores, afirmou que na palavra de Deus há sempre o desejo de comunicar-se revelar-se por meio do cuidado e carinho por cada um de nós. “Por isso que o Ministério do Leitorado, e mais do que isso a própria Sagrada Escritura, vai ser sempre a melhor palavra de ternura, de consolo, de inspiração, de incentivo para todos nós, e o ministério de proclamar essa palavra, de meditá-la, é sempre o ministério que nos leva até o coração de Deus”.

E por fim, disse aos devotos da Mãe Aparecida: “Que a Bíblia continue sendo, para todos nós, símbolo desta comunhão, dessa proximidade da especial ternura de Deus por cada um de nós”.

:: Tem o desejo em seu coração de se tornar um leitor no Santuário Nacional? Entre em contato com a Pastoral clicando aqui!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...