Missa

Ano Novo: "Como Maria, guardar a Palavra no coração"

“Guardando e meditando a palavra como Nossa Senhora, a gente estará no Ano Novo com a palavra de Deus na mão e no coração, como Maria”, disse Dom Orlando.

Escrito por Luciana Gianesini

31 DEZ 2023 - 19H50 (Atualizada em 31 DEZ 2023 - 21H46)

Na noite deste dia 31 de dezembro, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu, no Altar Central, a celebração da Missa da Véspera de Ano Novo, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, e concelebrada pelos demais missionários redentoristas, bispos e sacerdotes presentes, entre eles Dom Joércio Pereira, C.Ss.R., Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R., Pe. Diego Antônio, C.Ss.R. e Ir. Patrick Zucheratto, C.Ss.R., que foi o animador da Santa Missa.

A celebração da Solenidade de Maria, Mãe de Deus teve como foco a reflexão sobre a encarnação de Jesus Cristo, baseada na passagem da Primeira Carta de São João, que ressalta a centralidade do nascimento de Cristo como parte fundamental da mensagem do Evangelho e da presença divina na humanidade.

Agitando lenços nas cores amarela e branca, um grande número de devotos esteve presente na celebração, que marca não apenas o encerramento do ano, mas também a renovação da fé e das esperanças para o ano que se inicia. 

Andreza Galvão/ A12
Andreza Galvão/ A12

Em sua homilia, Dom Orlando ressaltou a figura de Nossa Senhora como modelo de promoção da paz e da esperança:

“Neste último dia do ano, reunimo-nos aqui no Santuário Nacional para celebrar a Mãe de Jesus, nossa Padroeira. Hoje, decidimos caminhar ao lado da Mãe da Igreja em todos os dias do próximo ano, vivendo intensamente o ano de 2024. Com a intercessão e os conselhos maternos de Nossa Senhora, pedimos que Ela seja nossa companheira nesta jornada, guiando-nos como peregrinos da Esperança sob seu manto protetor”, disse.

Em espírito de atualidade, refletimos sobre o ano de 2023 e agradecemos por tudo, expressando nossa gratidão por cada batida do nosso coração. Devemos agradecer por essas pequenas bênçãos diárias. Além disso, somos gratos pela paciência de Deus conosco.

“Às vezes, deixamo-nos consumir por sentimentos de raiva, mágoa ou ódio, o que impede o perdão mútuo. Se queremos um ano novo verdadeiramente novo, devemos iniciar com o perdão, purificando nossos corações”, lembrou Dom Orlando.

Nossa devoção a Nossa Senhora, a Mãe de Deus, nos lembra da importância do amor divino em nossas vidas. Se desejamos iniciar o novo ano com atenção e amor a Deus, devemos guardar e meditar em Sua Palavra, seguindo o exemplo de Maria, que guardava as palavras em seu coração.

“Guardando e meditando a palavra como Nossa Senhora, a gente estará no Ano Novo com a palavra de Deus na mão e no coração, como Maria”, disse Dom Orlando.

Ao celebrarmos Maria, a Mãe do Amor e da Palavra, vemos sua presença constante ao lado de Jesus em todas as passagens do Evangelho. Desejamos ser semelhantes a Ela, pois somos todos filhos e filhas de Deus e de Nossa Senhora.

O Arcebispo de Aparecida pediu que, neste novo ano, desejemos fraternidade, paz e a bênção da Santíssima Trindade e de Nossa Senhora sobre todos nós. Recordando as palavras do Papa Francisco sobre a importância materna de Maria, pedimos que Ela nos auxilie como Mãe em nossas vidas diárias.

Ao final da celebração, foi entoado o canto do Te Deum, uma oração de louvor e agradecimento a Deus, que você confere aqui.

Que, com a graça de imitar Maria, mãe de Deus, possamos encontrar a paz interior e a consolação, seguindo sempre os passos de Jesus. Que Nossa Senhora, a mãe do Bom Conselho, nos oriente em nosso caminho, nos livrando de perigos e nos conduzindo à paz.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...