Neste sábado (11), o Santuário Nacional recebeu duas grandes romarias: a de São João Del Rei (MG) e de Araçatuba (SP). Juntas, as romarias somaram mais de 90 ônibus cheios de fiéis que participaram da Missa das 9h, no Altar Central. Leia MaisCuriosidades dos 68 anos de construção do Santuário de Aparecida
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de São João Del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento e concelebrada por Dom Sérgio, bispo de Araçatuba e Frei Carlos Charles, superior provincial dos Franciscanos Conventuais da Custódia da Imaculada Conceição do Brasil, além dos demais sacerdotes presentes.
Ao iniciar sua reflexão, Dom José falou sobre a leitura em que São Paulo escreveu aos Romanos saudando o casal Áquila e Priscila, colunas da Igreja de Corinto e uma lista de colaboradores, destacando o ensinamento de São Paulo ao reconhecer o trabalho dos leigos.
“Assim, o Apóstolo nos ensina a importância da comunidade como lugar privilegiado para se fazer a experiência do encontro com o Cristo ressuscitado e ensina ainda que nossas comunidades têm rostos e nomes, homens e mulheres, pedras vivas da Igreja, que se doam em nossas paróquias e em nossas comunidades”.
E completou seu pensamento, destacando as romarias presentes.
“Essas pedras vivas estão aqui! Representantes da Diocese de Araçatuba, com mais de 40 ônibus. Da nossa Diocese de São João Del Rei, mais de 55 ônibus aqui presentes e também a família dos Frades Franciscanos Conventuais com os representantes da província e também com seus leigos e leigas que aqui se fazem presente nesse Santuário”.
O bispo ainda enfatizou a importância do trabalho que cada leigo assume dentro de suas comunidades, dando continuidade à missão de Cristo.
“Uma presença significativa de pessoas de fé, leigos e leigas que assumem o seu batismo e são protagonistas da missão. Obrigado, leigos e leigas, pela presença de vocês no trabalho de evangelização na vida das nossas paróquias, na vida de nossas comunidades. Como é enriquecedor perceber a presença de vocês sendo realmente sal da terra luz do mundo, nos ajudando muito nesse trabalho de evangelização e de missão”.
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.