Notícias

20° Encontro Nacional de Presbíteros acontece em Aparecida

Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida acolhe o 20° Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). Leia a matéria abaixo!

Linkedin

Escrito por Vitória Victal

27 ABR 2026 - 14H21 (Atualizada em 28 ABR 2026 - 15H00)

Maria Eduarda Cardoso

Logo após a realização da 62ª Assembleia Geral da CNBB, o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida acolhe o 20° Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). O evento reúne cerca de 500 presbíteros de todo o Brasil desde segunda-feira (27)  e segue até sexta-feira (01).

O encontro tem como objetivo retomar e aprofundar a caminhada dos presbíteros de todo o Brasil, sendo convocado e organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Neste ano o tema escolhido é: “Presbíteros no Contexto Digital” e o lema: “A quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68). O encontro também inclui a presença de alguns bispos e cardeais, como o Prefeito do Dicastério para o CleroCardeal Lazzaro You Heung-sik.

Jornalista A12 Jornalista A12 20° Encontro Nacioal de Presbíteros

Em entrevista ao A12, o Presidente da CNP, Padre André Luís do Vale, falou detalhes sobre o Encontro Nacional.

Neste ano, o tema nos faz refletir sobre os desafios que os meios de comunicação e que o contexto digital pode trazer na vida do presbítero, os riscos e mostrar os valores dos meios de comunicação, pois é um ambiente onde devemos lançar o evangelho”, disse.

O sacerdote esclareceu que os meios de comunicação atuais dispersam e trazem desafios aos dias de hoje, ao mesmo tempo, são capazes de propagar valores com a disseminação da palavra de Deus.

“Vamos tratar dos desafios diante de um mundo atual, com a tecnologia, porém, vamos abordar os aspectos do mundo digital, apontou.

Maria Eduarda Cardoso Maria Eduarda Cardoso 19° Encontro Nacional de Presbíteros


O presidente da CNP explicou que o encontro também visa fortalecer a vida presbiteral na comunhão com Deus.

“A comunhão com Deus nos momentos de espiritualidade com os retiros, as manhãs de espiritualidade, as celebrações eucarísticas, orações, liturgia das horas e tantas outras orações que o Santuário Nacional de Aparecida nos traz com a espiritualidade”, pontuou.

O Padre André Luís reforçou aos fiéis leigos e leigas que deem o apoio aos presbíteros, pois eles são a figura que representa a Cristo.

Rezem pelos padres e pelos presbíteros, por aqueles que estão em crises ou dificuldades por alguma situação ou provação. Para que os ministros possam  também ser esse instrumento de Deus na vida dos fiéis”, afirmou.

O sacerdote fez um convite para que todos os presbíteros participem deste momento de escuta e aprendizagem. Nesse sentido, o evento proporcionará um espaço para reflexões, aprofundamento da compreensão do ministério presbiteral na perspectiva da comunhão em uma Igreja Sinodal, e celebração da vida dos presbíteros na liturgia e no aprofundamento da espiritualidade

add_box  Leia sobre os presbíteros amigos do Papa Francisco!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vitória Victal, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail