Quem visita a Casa da Mãe Aparecida durante o ano se depara com uma imponente obra: a Torre Brasília, localizada ao lado da Nave Norte do Santuário Nacional.
O local abriga a maioria dos setores administrativos, além do Museu Nossa Senhora Aparecida e do Mirante, que podem ser visitados pelos romeiros.
Em números, você confere algumas curiosidades da construção, o ponto mais alto do Santuário.
11 de janeiro de 1961

Foi o dia da inauguração da Torre, estavam presentes o presidente Juscelino Kubitschek, o primeiro arcebispo de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Macedo, primeiro bispo redentorista de Aparecida, entre outras autoridades. O nome "Brasília" é em homenagem ao governante, que fundou a capital federal durante o seu mandato.
"A terceira maior obra do Brasil em aço é a Torre Brasília, um pedido de Dom Motta ao presidente JK, pois os dois eram muito amigos", disse a historiadora Tereza Pasin.
1963

Ano em que a Torre recebeu a relíquia da Santa Cruz, uma cápsula foi parafusada na parte superior da cruz, contendo uma relíquia do Santo Lenho, juntamente com o certificado de sua autenticidade. Ela possui a gravação "Protege Domine plebem tuam per signum Sanctae Crucis" (Protegei, Senhor, o vosso povo pelo sinal da Santa Cruz).
109 metros

109 metros é a altura do prédio, que possui 16 andares com 440 degraus
36 mil

É o número de visitantes mensais no Circuito de Visitação, onde parte dele é realizada na Torre (Museu + Mirante). E são contabilizados 767 itens nos dois andares do Museu Nossa Senhora Aparecida.

No Mirante, você tem uma visão privilegiada 360° graus de todo o entorno do Santuário Nacional, incluindo o local no Rio Paraíba onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada, a Rodovia Presidente Dutra e também alguns pontos da cidade de Aparecida. Nesta página você tem mais informações para comprar seu ingresso e também para visitas monitoradas.
4000 quilos

Este é o peso do relógio recebido para a Torre em 2007. Construído em Madrid, na Espanha, com patrocínio de empresas europeias e da relojoaria Cândido Valverde. A iluminação do relógio é feita com 12 mil leds, dispostos em 400 metros de tiras, instaladas nos ponteiros e nos numerais.
Jessica Fernandes visita à Torre e nos traz mais detalhes
O agradecimento e um pedido especial da Mãe Aparecida para você!
A carta deste ano reúne a gratidão da Mãe Aparecida, a conclusão da Jornada Bíblica e um chamado que acompanha cada devoto para além da visita ao Santuário.
Missa de encerramento convida a semear os três M's de Maria
Lembrar de Maria pelo seu Magnificat, maturidade e memória são as mensagens da Missa de Encerramento do dia de Nossa Senhora Aparecida
Consagração Solene une devoção e proteção às crianças
Os devotos foram convidados a participar da Consagração Solene na Basílica Histórica, inspirados pelo exemplo de Maria. Veja como foi este momento!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.