Desde 2013, os coordenadores da Arquidiocese de Aparecida acompanham de perto o crescimento da Romaria, que reúne homens de todas as regiões do Brasil, vindos de Norte ao Sul do país.
Antes de ingressar no movimento, o coordenador do Terço dos Homens da Arquidiocese de Aparecida, Ederson Oliveira, já participava ativamente da Igreja, atuando como leitor no Santuário Nacional e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, antiga Igreja Matriz. Mas o Terço dos Homens trouxe algo diferente.
“Durante a romaria, vemos homens que colocam o terço nas mãos, dobram os joelhos e acreditam. São testemunhos vivos de fé e esperança para quem precisa. Nós, como homens de Aparecida, temos que ser exemplo. Recebemos homens do Brasil inteiro, que fazem grandes esforços para estarem aqui”, afirmou o coordenador Oliveira.
Ederson também relatou que a vivência do terço traz aos fiéis um momento de escutar a si mesmo, proporcionando paz interior, além de um amadurecimento na forma de viver e compreender a fé. Segundo ele, a oração ajuda a entender que nem sempre as respostas acontecem no tempo desejado.
“Muitas vezes queremos que as coisas aconteçam no momento em que estamos precisando, mas é também na espera que Deus nos ensina”, afirmou.
Entre os destaques da Romaria, há os encontros espontâneos, quando desconhecidos se aproximam para pedir um abraço, uma conversa ou um conselho, sinais de que a fé se manifesta no acolhimento e na partilha.
Entre os momentos mais marcantes, está ver o Santuário Nacional completamente tomado por homens, “Vemos camisas de dioceses que a gente nunca imaginou ver ali”, recorda Ederson.
Um encontro capaz de gerar novos frutos
O encontro também é propício para gerar novos frutos. Em 2019, na última Romaria antes da pandemia, um encontro aparentemente simples, aos pés de Nossa Senhora, resultou em uma amizade entre ele e demais coordenadores e em um trabalho que hoje envolve cinco dioceses do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. A partir daquele contato, nasceram novos coordenadores, encontros regulares e um calendário comum de atividades.
“Com a nossa ajuda, com o nosso esforço, com o nosso trabalho, conseguimos ajudar na elaboração, na criação dos coordenadores das outras dioceses e hoje, com a graça de Deus, podemos ajudar as pessoas a participarem de todos esses encontros, levando a fé para nosso povo”, concluiu.
Ação solidária do Santuário Nacional premia vencedora de 2025
Santuário Nacional entrega carro da campanha “Dê carona para a Solidariedade” à vencedora Glícia Ramos.
Participe do encerramento do Ano Santo da Esperança na Casa da Mãe
O Santuário Nacional celebra o fim do Ano Santo de 2025 com programação especial ao nível arquidiocesano, que une a devoção à Mãe Aparecida ao encerramento do Jubileu proclamado pelo Vaticano.
Ana Castela e Zé Felipe visitam o Santuário Nacional
Os cantores visitaram o Santuário Nacional para agradecer pelas bênçãos alcançadas por intercessão de Nossa Senhora e renovar pedidos para o próximo ano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.