Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Antes e depois do Terço dos Homens: transformação de vidas pela fé

Escrito por Rafael Gurgel

23 DEZ 2025 - 17H09 (Atualizada em 23 DEZ 2025 - 18H02)

Gustavo Cabral
A Romaria Nacional do Terço dos Homens, realizada no Santuário Nacional, tem sido, ao longo dos anos, mais do que um encontro de fé. Para muitos homens, o encontro, que em 2026 irá para sua 18ª edição, marca um antes e depois na vida espiritual.

A partir da experiência dos coordenadores, surgem relatos que mostram como participar do Terço dos Homens reforça os laços comunitários e sustenta a caminhada cristã.

Desde 2013, os coordenadores da Arquidiocese de Aparecida acompanham de perto o crescimento da Romaria, que reúne homens de todas as regiões do Brasil, vindos de Norte ao Sul do país.

O impacto pessoal do Terço dos Homens

Antes de ingressar no movimento, o coordenador do Terço dos Homens da Arquidiocese de Aparecida, Ederson Oliveira, já participava ativamente da Igreja, atuando como leitor no Santuário Nacional e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, antiga Igreja Matriz. Mas o Terço dos Homens trouxe algo diferente.

“Durante a romaria, vemos homens que colocam o terço nas mãos, dobram os joelhos e acreditam. São testemunhos vivos de fé e esperança para quem precisa. Nós, como homens de Aparecida, temos que ser exemplo. Recebemos homens do Brasil inteiro, que fazem grandes esforços para estarem aqui”, afirmou o coordenador Oliveira.

Ederson também relatou que a vivência do terço traz aos fiéis um momento de escutar a si mesmo, proporcionando paz interior, além de um amadurecimento na forma de viver e compreender a fé. Segundo ele, a oração ajuda a entender que nem sempre as respostas acontecem no tempo desejado.

“Muitas vezes queremos que as coisas aconteçam no momento em que estamos precisando, mas é também na espera que Deus nos ensina”, afirmou.

Entre os destaques da Romaria, há os encontros espontâneos, quando desconhecidos se aproximam para pedir um abraço, uma conversa ou um conselho, sinais de que a fé se manifesta no acolhimento e na partilha.

Entre os momentos mais marcantes, está ver o Santuário Nacional completamente tomado por homens, “Vemos camisas de dioceses que a gente nunca imaginou ver ali”, recorda Ederson.

Um encontro capaz de gerar novos frutos

O encontro também é propício para gerar novos frutos. Em 2019, na última Romaria antes da pandemia, um encontro aparentemente simples, aos pés de Nossa Senhora, resultou em uma amizade entre ele e demais coordenadores e em um trabalho que hoje envolve cinco dioceses do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. A partir daquele contato, nasceram novos coordenadores, encontros regulares e um calendário comum de atividades.

“Com a nossa ajuda, com o nosso esforço, com o nosso trabalho, conseguimos ajudar na elaboração, na criação dos coordenadores das outras dioceses e hoje, com a graça de Deus, podemos ajudar as pessoas a participarem de todos esses encontros, levando a fé para nosso povo”, concluiu.

Escute e aprenda o Hino Oficial do Terço dos Homens

Inscreva-se na 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...