Mantendo a tradição de 122 anos de peregrinação, a Romaria da Arquidiocese de São Paulo veio até o Santuário Nacional e participou da Santa Missa, que aconteceu às 10h no Altar Central.
A celebração foi animada pelo Irmão Orlando Augusto, Missionário Redentorista e Diretor do Portal A12, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e concelebrada pelos bispos auxiliares e demais sacerdotes presentes.
Neste ano a romaria vem motivada pelo tema “Como Maria, vivamos a nossa vocação”, fazendo referência ao 3º Ano Vocacional do Brasil, e agradecendo a proteção da Virgem Santíssima.
Ao Portal A12, Dom Odilo falou sobre a alegria de estar no Santuário Nacional com a Romaria anual da Arquidiocese de São Paulo.
“A Arquidiocese de São Paulo está hoje em Aparecida em grande numero na romaria anual de nossa arquidiocese. E esta é a 122ª romaria anual, sem interrupção. São Paulo está muito ligada a Aparecida por razões históricas, mas também pela devoção muito grande que o povo tem, por Nossa Senhora Aparecida. E hoje nós estamos aqui agradecendo a Deus por tantos benefícios e pela intercessão de Nossa Senhora”.
Em sua reflexão, o Arcebispo de São Paulo, iniciou falando sobre a presença da Romaria no Santuário Nacional e lembrou o tema da romaria, que fala sobre vocação e está em sinodalidade com o 3º ano vocacional no Brasil.
“Com Maria queremos viver a nossa vocação. Estamos no ano das vocações em todo o Brasil e, por isso, olhamos para Maria, a vocacionada por Excelência, que acolheu e viveu bem a sua vocação, o seu chamado. Que Ela nos ensine a dizermos também o nosso sim a Deus, qualquer que seja o nosso sim”.
Dom Odilo ressaltou as diversas vocações que podemos dar a Deus: destacou a vocação familiar, enfatizando a importância do matrimônio e da família como sendo uma escola de vocação. Também a educação religiosa, os leigos que abraçam tantos serviços dentro da igreja e nas comunidades e as demais vocações.
“Por isso a primeira das vocações é da família, porque nela que surgem as vocações. Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos as famílias, todos os lares e todas as vocações dentro da família, mas também as demais vocações e todos os batizados na igreja”.
Continuando sua reflexão, o cardeal lembrou que devemos seguir os passos de Jesus, e também o pedido do Papa Francisco de sermos uma igreja sinodal, fraterna e em comunhão, uma Igreja que caminha junto.
“Portanto hoje aqui na Casa da Mãe, nós possamos renovar os nossos propósitos e intenções em relação a uma caminhada renovada de nossa Igreja, para assim cumprirmos bem a nossa missão”.
E qual é nossa missão? Seguir os passos de Jesus, sendo testemunhas do Amor de Cristo, espalhando o Evangelho. Refletindo a Palavra de Deus para esse domingo, dom Odilo explicou que ela fala “de modo particular daquilo que nós somos como igreja”. Sobre como os nossos passos devem nos levar a Deus. E que quando Jesus disse aos discípulos “Eu sou o caminho, a verdade e vida”, ali Ele nos mostrou qual é o caminho e a verdade para nos encontrar com o Pai e vivermos a Glória.
“Ele sim é a referência constante da nossa fé e da vida cristã, por isso nossa vida é o constante caminhar com Ele, aproximar-nos d'Ele, pois d'Ele recebemos a força, a coragem, a luz e as inspirações”.
E finalizou sua homilia convidando os fiéis a continuar refletindo a Palavra de Deus em todo seu caminho, afirmou que a peregrinação até Casa da Mãe não é um ponto final, “é uma etapa na peregrinação de nossa vida”, e ainda reforçou o pedido para que não percamos de vista a nossa meta.
“Não percamos de vista a meta. Todo mundo que saiu hoje de casa sabia onde queria chegar, ao Santuário de Aparecida; e sabia que a estrada que tinha que pegar para chegar aqui não era qualquer estrada. Sabemos a meta e sabemos o caminho, não é qualquer caminho. Nossa Senhora Nossa, mãe querida, nos acompanhe, nos ampare, nos ajude para que a gente não se perca nos caminhos da vida e siga com firmeza e alegria de Jesus, o caminho, a verdade e a vida”.
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Aparecida se prepara para a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
Programação está voltada à reflexão sobre a vida e a justiça social, destacando a luta pelos direitos das populações vulneráveis.
Operação Romeiro 2024 é lançada no Santuário de Aparecida
3 mil policiais estarão realizando ações de reforço até dezembro, e de modo especial nos dias de maior movimento em Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.