Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 28 NOV 2018 - 10H30

Basílica Velha: primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Há 130 anos, o  primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida acolhe os romeiros que chegam à cidade para agradecer.

Thiago Leon
Thiago Leon

O título de Santuário Episcopal foi conferido à Basílica Velha em 28 de novembro de 1893, pelo então bispo de São Paulo, Dom Lino D. Rodrigues de Carvalho. Em 12 de outubro de 1894, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decretou oficialmente a Igreja de Aparecida como Santuário Nacional, cumprindo uma determinação do Código de Direito Canônico.

A Basílica Velha, como é conhecida, tem importante papel na história da Padroeira do Brasil. A igreja é o terceiro local religioso a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Nesta Igreja, passaram pessoas ilustres, como os presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas e, anteriormente ainda, a Princesa Isabel.

Sua importância histórica foi reconhecida em 1982, quando, após 100 anos da sua inauguração, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

De estilo barroco, o projeto original das pinturas da Basílica Velha foi elaborado pelo Irmão Redentorista Maximilian Schmalz, que o enviou da Alemanha. São de sua autoria também o missal com iluminuras e os quadros da Via Sacra. Estes projetos foram executados na Basílica pelos religiosos pintores, Ir. André Speer e Ir. Bento (Joseph) Hübl, ambos alemães, em 1904.


Com o intuito de preservar e valorizar esse importante espaço sagrado, em 2004 foi iniciado o trabalho de restauração da Basílica Velha, e sua reinauguração foi em fevereiro de 2015.

Apesar do novo Santuário ter sido construído em 1955, a Basílica Velha continua sendo um local de peregrinação, fazendo parte do roteiro de visitas de todos que passam pela cidade da Mãe Aparecida.

Na Basílica Velha, os romeiros podem participar diariamente da Adoração ao Santíssimo, dos plantões de bênçãos, da Consagração à Nossa Senhora Aparecida e das celebrações eucarísticas.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.