Notícias

Basílica Histórica: primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Há mais de 130 anos, o primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida acolhe os romeiros

Escrito por Marília Ribeiro

28 NOV 2018 - 09H48 (Atualizada em 26 ABR 2022 - 11H44)

Thiago Leon

Há mais de 130 anos, o  primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida acolhe os romeiros que chegam à cidade para agradecer.

O título de Santuário Episcopal foi conferido à Basílica Histórica em 28 de novembro de 1893, pelo então bispo de São Paulo, Dom Lino D. Rodrigues de Carvalho. Em 12 de outubro de 1894, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decretou oficialmente a Igreja de Aparecida como Santuário Nacional, cumprindo uma determinação do Código de Direito Canônico.  Em 1909 que recebeu do Papa o Título de Basílica Menor, sendo a primeira basílica do Brasil.

A Basílica Histórica, como é conhecida, tem importante papel na história da Padroeira do Brasil. A igreja é o terceiro local religioso a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Thiago Leon
Thiago Leon


Nesta Igreja, passaram pessoas ilustres,
como os presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas e, anteriormente ainda, a Princesa Isabel.

Leia MaisMonte Carmelo marca a história da cidade de Aparecida





Sua importância histórica foi reconhecida em 1982, quando, após 100 anos da sua inauguração, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

De estilo barroco, o projeto original das pinturas da Basílica Histórica foi elaborado pelo Irmão Redentorista Maximilian Schmalz, que o enviou da Alemanha. São de sua autoria também o missal com iluminuras e os quadros da Via Sacra. Estes projetos foram executados na Basílica pelos religiosos pintores, Ir. André Speer e Ir. Bento (Joseph) Hübl, ambos alemães, em 1904.


Com o intuito de preservar e valorizar esse importante espaço sagrado, em 2004 foi iniciado o trabalho de restauração da Basílica Histórica, a reinauguração aconteceu em duas etapas: o restauro interno da Basílica e do órgão, aconteceu em fevereiro de 2015 e o restauro da sacristia, tribunas e adro foram concluídos em 2020.

Apesar do início das obras do novo Santuário ter sido iniciada em 1955, a Basílica Histórica continua sendo um local de peregrinação, fazendo parte do roteiro de visitas de todos que passam pela cidade da Mãe Aparecida.

Na Basílica Histórica, os romeiros podem participar diariamente da Consagração à Nossa Senhora Aparecida e das celebrações eucarísticas. Confira aqui os horários.

Conheça outros locais de oração e turismo na cidade da Mãe Aparecida

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...