Há mais de 130 anos, o primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida acolhe os romeiros que chegam à cidade para agradecer.
No dia 24 de junho de 1888, Aparecida (SP) estava em festa. Neste dia, às 10h30, iniciava a solene celebração de inauguração da “Igreja de Monte Carmelo”, hoje Basílica Histórica.
A celebração foi presidida pelo Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, então bispo de São Paulo, e contou com uma multidão e com a presença de autoridades políticas e religiosas da época. O primeiro vigário da Basílica foi o padre Joaquim Pereira Ramos.
O título de Santuário Episcopal foi conferido à Basílica Histórica em 28 de novembro de 1893, pelo então bispo de São Paulo, Dom Lino D. Rodrigues de Carvalho. Em 12 de outubro de 1894, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decretou oficialmente a Igreja de Aparecida como Santuário Nacional, cumprindo uma determinação do Código de Direito Canônico. Em 1909 que recebeu do Papa o Título de Basílica Menor, sendo a primeira basílica do Brasil.
A Basílica Histórica, como é conhecida, tem importante papel na história da Padroeira do Brasil. A igreja é o terceiro local religioso a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Nesta Igreja, passaram pessoas ilustres, como os presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas e, anteriormente ainda, a Princesa Isabel.
Leia MaisMonte Carmelo marca a história da cidade de Aparecida
Sua importância histórica foi reconhecida em 1982, quando, após 100 anos da sua inauguração, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
De estilo barroco, o projeto original das pinturas da Basílica Histórica foi elaborado pelo Irmão Redentorista Maximilian Schmalz, que o enviou da Alemanha. São de sua autoria também o missal com iluminuras e os quadros da Via Sacra. Estes projetos foram executados na Basílica pelos religiosos pintores, Ir. André Speer e Ir. Bento (Joseph) Hübl, ambos alemães, em 1904.

Com o intuito de preservar e valorizar esse importante espaço sagrado, em 2004 foi iniciado o trabalho de restauração da Basílica Histórica, a reinauguração aconteceu em duas etapas: o restauro interno da Basílica e do órgão, aconteceu em fevereiro de 2015 e o restauro da sacristia, tribunas e adro foram concluídos em 2020.
Apesar do início das obras do novo Santuário ter sido iniciada em 1955, a Basílica Histórica continua sendo um local de peregrinação, fazendo parte do roteiro de visitas de todos que passam pela cidade da Mãe Aparecida.
Na Basílica Histórica, os romeiros podem participar diariamente da Consagração à Nossa Senhora Aparecida e das celebrações eucarísticas. Confira aqui os horários.
►Conheça outros locais de oração e turismo na cidade da Mãe Aparecida
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.