Por Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira Em Notícias Atualizada em 15 FEV 2021 - 23H59

Café ecumênico – em busca da unidade!

Hoje, em muitas partes do mundo, mediante o sopro da graça do Espírito Santo, empreendem-se, pela oração, pela Palavra e pela ação, muitas tentativas de aproximação daquela plenitude de unidade que Jesus Cristo quis (Unitatis Redintegratio, 4).

No Brasil, várias iniciativas são tomadas visando favorecer o diálogo ecumênico e o testemunho de comunhão. Uma delas é a Campanha da Fraternidade Ecumênica, realizada a cada cinco anos.

Leia MaisCF 2021: A urgência do diálogo na família, na Igreja e na sociedadeEste ano vivemos a quinta Campanha da Fraternidade Ecumênica, cujo tema é: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e o lema: “Cristo é nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a).

Como expressão concreta de busca de diálogo entre os cristãos, a Arquidiocese de Aparecida realizou no dia doze de fevereiro um “café ecumênico” entre padres e pastores. Sob a orientação de D. Orlando Brandes, Arcebispo Metropolitano, e a coordenação do Pe. Leonel de Oliveira, responsável pela Pastoral Ecumênica, padres e pastores se reuniram para juntos adentrarem a “porta da amizade fraterna” e romper as barreiras e os preconceitos que nos impedem de ver-nos como irmãos.

Divulgação
Divulgação
Café Ecumênico - Arquidiocese de Aparecida


Foi uma primeira iniciativa! A receptividade de ambas as partes, o clima fraterno e o desejo sincero de construirmos um mundo mais justo e mais irmão possibilitou-nos que agendássemos um momento de oração ecumênico, no dia primeiro de março próximo, às dezenove horas e trinta minutos, no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá. E como a fé se traduz em obras, nossas comunidades, católicas e protestantes, realizarão uma coleta de alimentos no dia quatorze de março. Os mantimentos arrecadados serão destinados às famílias carentes dos municípios da Arquidiocese de Aparecida.

As grandes caminhadas se fazem com sucessivos pequenos passos. Só concretizaremos a tão sonhada unidade rezada por Jesus no capítulo dezessete de São João se tivermos a coragem de rompermos nossos esquemas e alargarmos nosso coração. A unidade é possível! A Arquidiocese de Aparecida deu o primeiro passo!

Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira
Reitor do Seminário Missionário Bom Jesus
Arquidiocese de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...