Alegremo-nos irmãos e irmãs, pois a Quaresma nos convoca para uma maior conversão e a Campanha da Fraternidade (CF), por ser ecumênica, é um convite para a unidade dos cristãos. Sim, é necessária a conversão para a santidade, para a fraternidade e para a unidade.
O tema da CF é belíssimo, necessário e urgente: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. Quanta riqueza espiritual, pastoral e social está contida neste tempo. Assim, poderemos proclamar e viver o lema: “Cristo é nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14).
Necessitamos da formação e conversão para o diálogo. É urgente o diálogo na família, na Igreja, na sociedade. Pelo diálogo, haveremos de superar a indiferença, o fechamento, a intolerância. Jesus é o Diálogo (Verbo) que se fez carne. Toda a história da salvação é um diálogo de Deus com seu povo. Um diálogo amigo, uma Palavra amiga, uma Aliança da Amizade.
Seja a Quaresma vivida com fraternidade, muita unidade, constante diálogo. Assim, estaremos vivendo o mandamento de Jesus: “Pai que todos sejam um” (Jo 17,21).
As religiões ligam a humanidade com Deus e reúnem as pessoas em comunidade. Estimulam a adoração de Deus e nos irmanam. Todas as religiões têm grupos fanáticos, sectários, fechados, que distorcem os ensinamentos retos e positivos das religiões. Por isso, as religiões precisam sempre de conversão, renovação, reforma e purificação.
Jesus ao despedir-se deste mundo rezou: “Sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste” (Jo 17,23). A Campanha da Fraternidade Ecumênica quer obedecer a este mandato de Jesus, e assim, dar crédito à pregação do Evangelho e superar o escândalo da divisão perante o mundo.
Soou a hora da unidade, do diálogo, da fraternidade. Peçamos ao Espírito Santo a graça do encontro, por meio do diálogo. Dialogar é sair de si, confiar no outro, aproximar-se. Dialogar é dizer a verdade com caridade. Isso cria pontes, facilita a reconciliação e a confraternização. Dialogar é dizer o amor, sem dominar, sem invadir, sem agredir. O diálogo constrói, oferece soluções, ilumina decisões. Salve o diálogo e o diálogo te salvará.
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.