Neste mês em que celebram 126 anos de atuação e serviço a Deus, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência celebraram o aniversário de sua congregação participando da Santa Missa no Santuário Nacional.
Ao redor do Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, as religiosas renovaram seu serviço, seu testemunho, sua simplicidade, seu acolhimento, sua alegria e sua fidelidade à vida consagrada.
A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista, Pe. Vanderlei Souza C.Ss.R., diretor da Rádio Aparecida e da Rádio Pop, e um grande amigo das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.
Neste período em que vivemos o Tempo do Advento, o Padre recordou que é tempo de preparação e revisão, é preciso olhar para o que foi feito e projetar o que virá, usando de exemplo “as Irmãs Carmelitas, especialistas na área da educação que também fazem suas revisões”; e assim como elas, que possamos nos inspirar em Maria e nos doar a serviço de Deus.
“Vamos revisar as gavetas no nosso conhecimento, vamos observar aquilo que acumulamos ao longo do ano, na nossa vida material, na nossa vida espiritual, na nossa caminhada de fé cristã e no seguimento a Jesus. Vamos ver se de fato nós acumulamos mais Deus em Jesus Cristo ou mais Deus segundo esse governo que passa. Tem mais projeto de ser simples, manso, humilde ou tem mais projetos de pensar o meu em primeiro lugar e o nós jamais?”
Ao final de sua reflexão, Padre Vanderlei destacou o trabalho inspirador e fundamental da Congregação.
“Hoje nós estamos recebendo aqui de maneira muito especial as Irmãs Carmelitas da Divina Providência que, ao longo desses 126 anos, têm testemunhado no Brasil, especialmente nas regiões de Minas, Rio e Espírito Santo, a fidelidade a um projeto que nasceu de uma jovem viúva de 40 anos, Rita”, disse.
O Padre destacou o exemplo de Rita que, com uma dedicação e missão, inspirou outras mulheres a servir com dedicação e amor a Cristo.
“Rita se sentiu provocada ao olhar para a realidade e perceber quantas pessoas passam pela vida sem um carinho, sem uma presença, sem alguém que lhes diga ‘você vale’. E nessa provocação de Deus, Rita resolveu se dedicar ao projeto do Reino, tornando-se membro da ordem terceira do Carmo, fazendo os votos e recebendo o nome de Madre Maria das Neves.
E com Rita, outras mulheres entenderam que o seu lugar no mundo não era para satisfazer a si mesmas, a seus projetos pessoais, a exemplo de Maria. Junto de Rita se ajuntaram Carolina (Irmã Bernadete), Maria do Santos (Irmã Margarida do Sagrado Coração), Guilhermina Francisca (Irmã Rita do Espírito Santo) e Maria do Carmo Chaves (Irmã Teresa de Jesus)”, contou.
Pe. Vanderlei destacou que essas cinco mulheres revolucionaram a forma de viver a espiritualidade do Carmelo “ao entender que se dedicar ao pobre, aquele que está padecendo do mínimo necessário, é uma forma de viver a consagração perfeita a Deus”.
Ele ainda pediu às jovens para que elas escutem o chamado de Deus para suas vocações.
“Viver o seguimento de Madre Maria das Neves, tem que ter coragem, não é para qualquer um; e você, jovem menina, que está procurando o sentido da sua vida, peça essa graça a Deus: ‘que a exemplo de Madre Maria das Neves eu aprenda, eu consiga, abrir mão de tudo para que o teu Reino se faça na justiça do mundo’”.
E finalizou convidando as irmãs a colocarem seus corações no Altar e cantarem juntas o bonito hino:
“Ó flor do Carmelo, Testamento Divino, minha herança bondade, eis aí tua Mãe
Mãe piedosa, sempre Virgem maria, esplendor do céu, videira floria, és minha vida”.
add Leia também: Nossa Senhora do Carmo e o carisma carmelita
Fiéis celebram a Solenidade da Imaculada Conceição no Santuário
Fiéis celebram a Imaculada Conceição, nesta segunda-feira (08), no Santuário Nacional, exaltando Maria como exemplo de fé e silêncio transformador. Saiba mais!
Fiéis participam da Missa do 2º Domingo do Advento no Santuário
Celebração do 2º Domingo do Advento reúne romeiros e destaca esperança, paz e conversão, com o padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., presidindo a Santa Missa no Santuário Nacional.
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.