No dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, conheceremos um pouco sobre a Ordem Carmelita, sua história, espiritualidade e missão no mundo.
Origem da Ordem do Carmo
O Carmelo é uma tradição espiritual da Igreja Católica desde o século XII, embora sua espiritualidade possua raízes ligadas ao profeta Elias, figura bíblica, que viveu na Terra Santa, no conhecido Monte Carmelo.
Esse local, presente entre a Galileia e a Samaria, além da sua beleza natural, é também um lugar de encontro com Deus por intermédio de Nossa Senhora. Por isso, é chamado também de “montanha da Virgem Imaculada”.
No Livro de Reis, nas Sagradas Escrituras, a figura do profeta Elias evidencia as raízes do carisma carmelita. Sua vida dedicada a Deus o fez retirar-se para o Monte Carmelo em busca de uma vida contemplativa: de silêncio e oração.
"Pois bem, manda que se reúna todo o Israel junto de mim, no monte Carmelo, com os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel”. I Reis, 18
O profeta possui relevância como exemplo de vida contemplativa e profética na Igreja, especialmente aos eremitas e monges. Até hoje, a Ordem Carmelita representa Elias em seu brasão como símbolo de zelo pela glória de Deus.
O profeta é representado no brasão com um braço que segura uma espada de fogo e na fita que contém as palavras: "Zelo zelatus sum pro Domino Deo exercitum", ou seja, "repleto de zelo pelo Deus dos exércitos".
Os primeiros eremitas carmelitas, inspirados por Elias, foram para o Monte Carmelo em busca de uma vida semelhante à dele: de oração contínua, penitência e contemplação. Viveram ali por séculos e ficaram conhecidos como “Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”.
Madre Margarete Maria do Coração de Jesus e dos Santos Anjos, de 69 anos, do Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Santa Maria (RS), em entrevista ao A12, afirmou:
“O Carmelo tem o grande chamado de ser, por meio da vida contemplativa, uma via de oração pela Igreja e pelo mundo.”
Na espiritualidade carmelita existem os princípios:
Para conhecermos um pouquinho mais desta vocação religiosa inspirada na Mãe de Deus, o portal A12 conversou também com a Irmã Maria Fernanda de Jesus, de 27 anos, Noviça com Votos Temporários. A jovem contou como foi descobrir sua vocação:
“Eu já me questionava quanto ao estado de vida e à vocação religiosa, mas não conhecia o Carmelo Descalço, no entanto, sabia que era para ser carmelita, ser filha de Nossa Senhora do Carmo. Hoje entendo que Deus só quer contar com nossa boa vontade, com a abertura de nosso coração para que Ele possa agir e fazer a sua obra”, afirmou.
Irmã Maria Fernanda explicou que o dia a dia de uma Carmelita conta com momentos de oração litúrgica e pessoal, a Santa Missa, convivência fraterna, trabalho e leitura espiritual.
Elas rezam a Liturgia das Horas em comunidade e também possuem duas horas de oração pessoal, uma pela manhã e outra pela tarde, que deve se traduzir na amizade e companhia de Jesus durante todos os momentos do dia.
Além disso, vivem duas horas de convivência fraterna entre as irmãs, estreitando os laços de amizade de umas com as outras, colocando em prática as palavras da Santa Madre Teresa de Jesus:
"Aqui todas hão de ser amigas, todas hão de se amar, todas hão de se querer, todas hão de se ajudar." (Caminho de Perfeição 4,7).
A Irmã ainda acrescentou que, durante o período de formação inicial, etapa em que ela se encontra, as irmãs têm um momento de instrução durante o dia, aprofundando mais o conhecimento dos escritos de Santa Teresa, dos Santos do Carmelo e outros conteúdos sobre a Igreja.
Por fim, Irmã Maria Fernanda destacou uma experiência que a marcou nesses anos de vida religiosa, que traz a figura de Santa Terezinha do Menino Jesus:
“No último ano de 2024, no mês de março, recebemos em nossa comunidade a visita das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Muitos lugares no Brasil puderam ter a graça de ver e tocar a urna com as relíquias, e sabemos que foram incontáveis os testemunhos de graças alcançadas e experiências com a Santa. Mas acredito que o fato dela ter sido da nossa Ordem, me fazia sentir como se ela estivesse em casa, como se estivesse aqui para me ajudar pessoalmente, como se estivesse aqui por causa de mim, e isso foi muito importante.”
Compreendemos que a espiritualidade carmelita, inspirada na devoção à Mãe de Deus no título do Carmo, é um sinal da presença de Deus no mundo por meio da intercessão dos religiosos e religiosas da Ordem.
Ainda nos dias de hoje são muitos os que vivem a mesma espiritualidade vivida por grandes santos da Igreja que foram carmelitas, como Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz, Santa Teresa de Lisieux, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) e Santa Teresa dos Andes.
Gostou de conhecer mais sobre a Ordem do Carmo?🌹
Que tal compartilhar com mais pessoas? 📤
Leia + Consagração a Nossa Senhora do Carmo
Fonte: Minha Biblioteca Católica
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com o Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.