Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Por Marília Ribeiro Em Notícias

Casa da Moeda lança conjunto de medalhas comemorativas dos 300 anos

Lançamento do conjunto de medalhas comemorativas dos 300 anos. Foto: Thiago LeonFoto: Thiago Leon


A Casa da Moeda do Brasil em parceira com o Santuário Nacional e a Academia Marial de Aparecida realizou nesta última quinta-feira (11), a Cerimônia de lançamento de um conjunto de medalhas coloridas em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Essa é a primeira vez que a Casa da Moeda emite medalhas coloridas no Brasil.

A solenidade aconteceu durante a Noite Cultural do XI Congresso Mariológico Internacional no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e com contou com a participação de representantes da Academia Marial, Santuário Nacional e Casa da Moeda do Brasil.

O evento incluiu ainda, a apresentação da orquestra do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) e do Grupo Ir ao Povo, além da abertura da exposição iconográfica ‘Aparecida 300 anos’ e o lançamento de três livros marianos.

::Lançamentos especiais em Noite Cultural do Congresso Mariológico::

Ao todo, foram confeccionadas 6951 unidades de três reproduções e materiais diferentes de medalhas. Os três modelos de bronze simbolizam cada um dos anos de centenário da Mãe Aparecida, com tiragem de 2017, 1917 e 1817 cada. As diferentes reproduções em prata foram feitas, cada uma, com 300 edições, recordando os três séculos de devoção à Padroeira do Brasil. Há também a opção de peças em prata banhada a ouro, feitas em menor tiragem. Os números reduzidos da emissão valorizam ainda mais os artefatos.

De um lado da medalha está cunhada em cores a efígie de Nossa Senhora Aparecida. No verso, as insígnias variam, sendo um modelo com a arte da Cúpula Central, também colorida; outra contendo a fachada da Basílica de Aparecida; e outra com a reprodução do Monumento dos 300 Anos, instalado nos Jardins do Vaticano e do Santuário Nacional. Como base, foram utilizadas as artes do artista sacro Cláudio Pastro, trabalhadas pelos criadores da Casa da Moeda.



Em 2016, uma medalha já havia sido produzida para marcar o Jubileu Tricentenário e foi nesse dia que nasceu o projeto da coleção de medalhas para homenagear a Padroeira do Brasil. “Ao término do lançamento da medalha, no dia 12 de outubro no Santuário Nacional, em conversa entre o padre Valdivino e o Diretor da Casa da Moeda, Jehovah de Araújo, germinou a ideia de encaminhamento de outro projeto, não apenas de uma medalha, mas, de um conjunto de medalhas para homenagear a Rainha e Padroeira do Brasil.”, salienta o gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas da casa da Moeda, José Victor Martins.

::Confira o processo de produção das medalhas na matéria do TJ Aparecida::

Para adquirir uma das medalhas especiais, acesse o site da Loja Oficial do Santuário Nacional para informações sobre os modelos em bronze.  Os modelos em prata e prata dourada podem ser adquirido no site do Clube da Medalha.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...