Notícias

Cinema 3D sem óculos é nova atração no Santuário Nacional de Aparecida

Escrito por Elisangela Cavalheiro

08 OUT 2016 - 08H03 (Atualizada em 18 NOV 2020 - 11H52)

Um cinema de última geração foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (07), no Santuário Nacional de Aparecida. Na ocasião foi exibido pela primeira vez o curta-metragem “A história de Nossa Senhora Aparecida” que utilizou tecnologia cinematográfica inédita no mundo. 

A inauguração da nova atração contou com a presença de gestores do Santuário Nacional e do Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida; diretores, produtores e parte do elenco do filme, e ainda convidados e veículos de imprensa da região. 

Foto: Elisangela Cavalheiro

Inauguração do Cine Padroeira no Memorial da Devoção localizado no Santuário Nacional de Aparecida (crédito Elisangela Cavalheiro)

Dirigido por Del Rangel veterano da teledramaturgia brasileira, o filme apresenta a história da Padroeira do Brasil desde o seu encontro nas águas do rio Paraíba do Sul além de retratar alguns dos milagres, como o do escravo Zacarias e da jovem que recuperou a visão até chegar à construção da nova Basílica. 

Del Rangel que já trabalhou em especiais, séries e minisséries, em diversas emissoras falou sobre a sua relação com a Mãe Aparecida e do seu desejo de fazer um filme sobre Aparecida. 

“Aparecida é a minha santinha! Eu sempre quis fazer um filme sobre os milagres de Nossa Senhora Aparecida, e nunca deu certo. Teve uma vez que eu cheguei a procurar a Maria Adelaide Amaral, ela ia começar a escrever um roteiro e eu já tinha conseguido o financiamento, mas não deu certo porque tinha um outro projeto encaminhado pela lei [Rouanet]", contou. O projeto, segundo o diretor, teve um novo início a partir do contato do engenheiro Alfonso Aurin, consultor da TV Aparecida e responsável técnico do filme, com um desejo audacioso do Santuário que era fazer um filme com uma tecnologia ainda pouco utilizada.

Foto de: Elisangela Cavalheiro.

Inauguração do Cine Padroeira no Memorial da Devoção localizado no Santuário Nacional de Aparecida (crédito Elisangela Cavalheiro)

Del Rangel falou ainda sobre a motivação principal para a concretização desse projeto. "Nada aqui pode ser mais importante do que Nossa Senhora Aparecida e toda tecnologia utilizada aqui tem que ficar abaixo dela. Depois, isso foi feito para o romeiro e toda vez que ele chegar aqui tudo que ele vai ver já está no inconsciente coletivo dele e quando entrar no cinema a ficção vai concretizar isso tudo e fortalecer a fé dele. O romeiro não vem aqui em busca de pirotecnia ou em busca de efeitos, ele vem em busca de Nossa Senhora Aparecida. Então, desde o começo a gente pensou em deixar bem claro que esse é um filme da santinha Aparecida e é um filme para os romeiros", disse o diretor ao A12.com.

O devoto que comparecer à sala vai vivenciar uma experiência totalmente nova. Com o uso de tecnologia 3D semelhante à utilizada na festa de abertura das Olímpiadas do Rio de Janeiro, que dispensa o uso dos tradicionais óculos 3D, a novidade oferece o que existe de mais moderno em projeção cinematográfica. Na sala o devoto vai encontrar dez projetores laser de alta definição que exibem imagens simultâneas em cinco telas especiais. Toda essa tecnologia faz com que o telespectador seja como que transportado para as cenas do filme e vivencie profundamente a história da devoção de Aparecida. 

O ecônomo do Santuário Nacional padre Daniel Antônio celebrou mais esse empreendimento do Memorial e destacou o que ele pretende oferecer aos devotos que visitam a Casa da Mãe Aparecida. 

“A primeira motivação do Santuário não é outra senão perpetuar a devoção a Nossa Senhora Aparecida, não tem outro mote que ocasione a nossa permanência no Santuário a não ser a pequena Imagem de Aparecida e a partir daí a gente vai tentando fazer com que essa experiência de fé não seja só recontada, mas de novo vivenciada para que proporcione outras experiências. Agora com a inauguração do cinema em 3D com tanta tecnologia, o mais bonito de se ver aqui é justamente isso fazer com que novamente os devotos façam uma experiência profunda de fé. Então, a gente quer fazer com que as pessoas que passem por aqui façam essa experiência profunda e isso também é evangelizar pra nós”, enfatizou. 

:: Confira como foi a inauguração do Cine Padroeira

Com capacidade para 150 pessoas o Cine Padroeira contará com sessões diárias todos os dias da semana. O público poderá conferir a nova atração a partir deste sábado (08). 

“A atração é uma novidade, de fato, é uma tecnologia que não existe. É uma maneira nova de contar essa história e aumentar cada vez mais a informação, a devoção e a fé das pessoas”, indicou o gerente do Memorial Danilo Santos. 

Memorial da Devoção - A inauguração do Cine Padroeira marca a criação do Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, anexo ao Santuário Nacional, num prédio que abriga ainda o Museu de Cera, também dedicado à história da Padroeira do Brasil, o Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos.  

:: Conheça o Museu de Cera Nossa Senhora Aparecida

Veja galeria de imagens da inauguração e primeira exibição do Cine Padroeira: 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...