É tradição que muitos devotos de Nossa Senhora peregrinem até o Santuário Nacional com seus grupos de romaria a cavalo, uma prática que une fé, tradição e amor aos animais.
Esses grupos são acolhidos no Santuário de uma forma especial no Receptivo Equestre, um local preparado para o descanso e a segurança do animal. E justamente por esse motivo, o espaço só fica aberto nos períodos em que as temperaturas são mais adequadas para os animais, de abril a agosto.
Além disso, para aproveitar o espaço é preciso seguir algumas normas de cuidado e segurança, que você encontra aqui.
A Casa da Mãe se preocupa com o bem-estar dos devotos de Nossa Senhora, mas também com os equinos que percorrem longas distâncias até chegar a Aparecida.
E por isso, o A12 conversou com o médico veterinário José Joffre Martins Bayeux, que deu algumas orientações a respeito de preparo e recuperação do animal para longas cavalgadas.
“Antes de pensar no descanso, nós temos que pensar se esse meu cavalo está condicionado ao tempo e quilometragem que eu vou fazer. O que acontece é que as pessoas vão para as cavalgadas e romarias e não pensam na distância. Obviamente, o ideal é andar no máximo 30km e fazer algumas paradas já pré-estabelecidas durante o percurso. Se você já tem todo esse preparo com água, comida e descanso para os animais, não há problema algum. Não há nenhum problema desde que tenha um animal já condicionado e um planejamento adequado.”
O médico veterinário explicou que o primeiro passo é ter um cavalo bem preparado para esse tipo de atividade, destaca que durante o percurso é importante realizar pausas para a hidratação, pois ela não deve ser somente ao final da cavalgada, mas sim durante todo o percurso e após a atividade o animal precisa descansar em um espaço seguro, com água, feno ou capim de boa qualidade.
“Quanto mais condicionado for seu cavalo, melhor será a recuperação”.
O Dr. José Joffre ainda deu dicas de como preparar seu cavalo para realizar longas cavalgadas, explicando que um bom planejamento é iniciado por volta de 4 a 6 meses de antecedência. O tempo pode variar e, se seu cavalo já tem uma experiência boa em cavalgada, esse tempo de preparação pode ser de até 90 dias.
A preparação envolve cavalgadas diárias para fortalecimento, hidratação, cuidados médicos e vacinas em dia, além de uma boa alimentação.
“A grande maioria dos animais não tem uma alimentação saudável, sadia, ficam parados, andam só no final de semana, e de repente têm uma cavalgada de 150 a 200 quilômetros e isso infelizmente não tem recuperação pós-cavalgada que resista. E aí nós temos os acidentes que são a síndrome de exaustão, miosite, que são duas doenças de extrema cautela”.
É sempre indicado ter todos esses cuidados para que o animal não enfrente nenhum problema durante uma longa cavalgada, mas se por acaso acontecer um imprevisto, o veterinário destaca a importância de saber identificar sinais de exaustão como a frequência cardíaca, falta de força, sudorese extrema, respiração batendo embaixo da cela.
Ele alertou para esses cuidados, pois, “a grande maioria não pensa no antes, só pensa no depois”. E reforça: “se eu tenho um animal condicionado e ele tem essa característica de aguentar cavalgadas mais distantes, não há problema”.
O Receptivo Equestre do Santuário Nacional estará fechado de setembro a março, reabrindo em 1º de abril de 2026 até agosto do mesmo ano.
Durante esse período, não será possível receber romarias a cavalo devido ao calor intenso, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.
O espaço conta com estrutura adequada para acolher os romeiros e seus cavalos com dignidade. Mas atenção: é obrigatório apresentar a GTA (Guia de Transporte Animal) para entrar e sair do local.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.