Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 20 MAR 2019 - 10H38

Congresso Mariológico abre espaço para discussões e troca de ideias

O XIII Congresso Mariológico traz, neste ano, o tema ‘Maria e o Espírito Santo’. Além das oito palestras programadas para o período do congresso, que vai do dia 15 ao dia 18 de maio, os participantes também poderão expor suas opiniões a respeito de temas específicos nas mesas temáticas.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Márcia Miné expõe na Mesa Temática do Congresso Mariológico de 2018.


As mesas temáticas estão sob a coordenação de Márcia Miné, mestre em Teologia e marióloga, e Célia Soares de Souza, também mestre em Teologia e aluna da segunda turma de pós-graduação em Mariologia.

“É uma alegria participar da organização desse Congresso, mais especificamente da organização das mesas temáticas. Há uma riqueza imensa nas temáticas das mesas desse Congresso, que é muito especial e vai chamar a atenção de muitas pessoas”, expressou Célia.

As discussões nas Mesas Temáticas acontecerão em dois momentos ao longo do dia 17, sendo o primeiro de manhã, às 10h45, e o segundo à tarde, às 14h. Em cada momento, serão nove mesas. Muitos dos pesquisadores inscritos para expor os seus trabalhos são mariólogos, formados na pós-graduação da Academia Marial e Faculdade Dehoniana e, ainda, os alunos da segunda turma. “Nós tivemos uma boa procura dos alunos da pós-graduação em Mariologia para inscrição como apresentadores das mesas. Por isso, tivemos que dividir em dois horários, dando mais dinamismo ao Congresso”, explicou Célia.

Segundo as organizadoras, o envolvimento da nova geração de mariólogos representa um avanço para os estudos e discussões sobre Maria. “Praticamente todos que apresentaram temas no ano passado eram alunos da primeira turma. Eles estão, agora, criando e construindo novos temas, a partir da sua formação, para apresentar nas mesas temáticas junto com a segunda turma, que está elaborando o seu TCC e vai aproveitar o momento, como nós fizemos no ano passado. Então na minha opinião, está se formando uma dinâmica de expansão”, pondera Célia.

As mesas temáticas contarão com a participação de 36 pesquisadores inscritos. Entre os temas estão: Arte e Literatura, Devoção e Piedade, Magistério da Igreja, Leitura Bíblica, Análise Teológica, Oração Cristã, Ciência e Cultura, História e Santuários e Espiritualidade Mariana.

Célia conta que os temas foram organizados pensando na diversidade de assuntos e interesse do público do Congresso. “As mesas temáticas prometem boas discussões e debates. Será um momento para ampliação das ideias e contribuição dos congressistas aos expositores. Todos que participarem, com certeza, vão se sentir bem contemplados”, afirmou.

Os interessados em participar do XIII Congresso Mariológico devem se inscrever até o dia 30 de abril, na página oficial do evento. O encontro tem preços promocionais para estudantes e alunos da pós-graduação em Mariologia da AMA. No dia das mesas temáticas, cada participante do Congresso poderá escolher a mesa que irá compor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...