“Viva Cristo na hóstia sagrada! Nosso Deus, nosso pão, nossa lei! Entre nós no Brasil, pátria amada! Viva Cristo Jesus, nosso Rei!”
Mesmo em um dos dias mais frios do ano na região, os devotos da Padroeira do Brasil estiveram em Aparecida (SP) para a celebração da principal festa eucarística de nossa Igreja e assim como os discípulos de Emaús, terem seus corações aquecidos ao sempre reconhecermos Jesus ao estar em comunhão com seu Corpo e Sangue.
Em entrevista ao A12, Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário, falou da alegria do povo de Deus em celebrar Jesus Sacramentado na Casa da Mãe.
“Através da Eucaristia que formamos a unidade do povo de Deus que é a Igreja. O pão partido e partilhado que se torna alimento e sustento para nossa caminhada de fé. A Eucaristia nos recorda Jesus, reunido com os discípulos, ao redor da mesa, partilhou o pão e o vinho como Corpo e Sangue e pediu que fizéssemos tudo isso em Sua memória! Todos somos alimentados do Pão que vem do Céu, este Pão que alimenta e dá vida, o Vinho que nos salva e dá coragem. Tenhamos a certeza que fortificados por este Santo Sacramento, possamos ser sinais de Cristo Ressuscitado na Igreja, no mundo, na sociedade e em toda parte”.
Um testemunho muito importante sobre o Corpus Christi também foi dado por José Geraldo Pompeo, que há 25 anos é Ministro Extraordinário da Comunhão aqui no Santuário Nacional.
“Atualmente sou ministro, mas já fui coroinha na Casa da Mãe. É uma responsabilidade e uma alegria muito grande e a gente vem com muita emoção ajudar aqui, de coração, ajudar a Casa da Mãe e principalmente hoje, um dia importante do Corpo e Sangue de Cristo. Na nossa missão é sempre necessário ter um zelo, renovar nossa fé e é uma emoção muito grande de transportar essa experiência em comungar Jesus para as pessoas”.
Nesta quinta-feira do Corpus Christi (30), a Santa Missa no Altar Central das 9h foi iniciada com os cantos litúrgicos regidos pelos músicos do Coral da Arquidiocese de Aparecida e do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA). Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes presidiu a celebração, animada pelo padre Mauro Vilela, C.Ss.R e concelebrada pelos demais redentoristas que atuam no Santuário Nacional.
Dom Orlando em sua homilia, enfatizou que este é o momento de agradecer por todas as experiências que o Corpo de Cristo já proporcionou em nossa caminhada de fé.
“Hoje nós vamos nos lembrar da nossa primeira Eucaristia! Como não lembrar e exaltar por tanto amor e simplicidade de Jesus! Embora sua majestade e simplicidade se abraçam na Eucaristia. Os sacerdotes não vão se lembrar de sua primeira missa celebrada? Agradecer todas as missas até hoje celebradas? Esse mistério é grande, real e cativa vocações, quando temos uma Eucaristia bem celebrada! E você irmão e irmã, vamos lembrar da Adoração ao Santíssimo em sua paróquia, das missas que te trouxeram coragem, animo, cura e consolação”.
Ao refletir o Evangelho desta Solenidade, quando São Marcos narra Jesus nos garantindo a todos nós que Ele é o alimento da nossa fé dizendo “Tomai, isto é o meu corpo” (Mc 14,22), o Arcebispo falou da antecipação do Céu que a Eucaristia nos dá.
“Eucaristia é a maravilha de Deus para Seu povo! A presença substancial de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é o grande significado da festa de hoje. Manifestar publicamente nossa fé na presença de Cristo e aí nós lembramos que presença é um dos primeiros sinais do Amor! Quem ama se faz presente, marca presença, dedica tempo, como Jesus no Sacrário e quem faz a presença ato de amor está fazendo um grande ato de caridade! Até um copinho de água dado para alguém é um jeito Eucarístico de viver, assim como Jesus é!”.
Dom Orlando finalizou a homilia exortando o povo de Deus para sempre amarmos a Igreja, instaurada por Cristo para que possamos nos alimentar com Seu Corpo.
“Como celebrar a Missa falando mal do Papa Francisco! Onde está nossa fé e coerência eucarística? Se recebemos o Corpo Eucarístico, dobremos os joelhos, beijemos e agradeçamos à Igreja Católica, que é o grande amor de Deus por nós e sem a Igreja, onde estaríamos nós?”.
Devotos de Aparecida em procissão com Jesus Eucarístico
Ao fim da celebração, Dom Orlando e os concelebrantes começaram a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pela parte externa Santuário Nacional, e os devotos da Rainha do Brasil puderam contemplar os tapetes confeccionados especialmente para a Festa. A procissão foi animada e guiada pelo missionário redentorista Padre Jonas de Pádua, onde foram realizadas orações e louvores ao Corpo de Cristo na Capital Mariana da Fé. A bênção final aconteceu na Tribuna Bento XVI, na reinaugurada Fachada Sul do Santuário.
“Jesus, este povo aqui é uma hóstia viva! Agradeço também Jesus, pelo trabalho dos Ministros e Ministras Extraordinários da Comunhão, quero pedir para que eles sempre sejam unidos e que levem você Jesus, para as casas e aos hospitais, onde o Senhor também está!”, orou Dom Orlando após a bênção do Santíssimo.
Os devotos terão a oportunidade de adorar Jesus na Capela do Santíssimo até às 15h. Na Casa da Mãe, ainda estão programadas mais três missas: 12h, 16h e 18h.
Confira as fotos:
1/15
Acompanhe novamente a Santa Missa e Procissão do Corpus Christi no Santuário
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.