Nesta quinta-feira (27), na Santa Missa das 9h, o Santuário Nacional acolheu os devotos vindos da cidade de Três Pontas (MG), que peregrinaram a pé com a imagem do Beato Padre Francisco de Paula Victor.
Padre Victor, como ficou conhecido, é natural de Campanha (MG) e nasceu em 12 de abril de 1827 como escravo. No entanto, viveu numa casa onde escravos eram tratados com dignidade. Por isso, aprendeu a ler, escrever, tocar piano e também aprendeu o idioma francês.
Na época, jovens negros não eram aceitos nos seminários, mas o Brasil percorria um caminho de mudança. Com isso, após ser aceito no seminário, foi a pé até a cidade de Mariana (MG). Lá, foi recebido na instituição, por onde os escravos entraram. Precisou exercitar a perseverança durante o tempo que passou no seminário. Seus próprios colegas o humilhavam e queriam que ele fizesse trabalhos como limpar o chão e os sapatos de todos. Foi ordenado padre no dia 14 de junho de 1851.
“Padre Victor pregou muito sobre a fé, esperança, fortaleza, prudência, justiça, obediência, castidade, temperança, humildade, temor de Deus e, sobretudo, a caridade. Ele amava todas as pessoas, mas em especial os mais pobres.” (Cardeal Orani João Tempesta, em 23 de setembro de 2020).
Canonização
Faleceu no dia 23 de setembro de 1905 aos 78 anos, em Três Pontas (MG). O seu processo de beatificação e canonização foi iniciado em 1993. Vinte e dois anos depois, foi beatificado em 2015, pelo cardeal Ângelo Amato na mesma cidade, na Diocese da Campanha.
Veja a Santa Missa na íntegra:
Fonte: padrevictor.com.br
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.