Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Dom Damasceno dá posse ao novo reitor do Santuário Nacional

Em celebração de posse, novo reitor do Santuário destaca unidade e missão 

Foto de: Thiago Leon

REITOR.jpgMissa de posse do novo reitor do Santuário Nacional – Foto: Thiago Leon

 

Nesta segunda-feira (02), o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, deu posse ao novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, durante a Celebração Eucarística, das 9h, no Altar Central da Basílica.

A Santa Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, pelo bispo emérito de Rubiataba (GO), Dom José Carlos de Oliveira, pelo Superior Provincial do Estado de São Paulo, padre Rogério Gomes, e diversos Missionários Redentoristas e padre diocesanos.

Padre João Batista, de 55 anos, é natural de Tabuleiro (MG) e assume a reitoria substituindo padre Domingos Sávio da Silva.

No dia da Apresentação do Senhor e dia da vida consagrada, os fiéis iluminaram a Casa de Nossa Senhora com as luzes de velas, simbolizando que Jesus é a luz que guia seu povo e essa luz nasceu da Virgem Maria. Durante a procissão de entrada, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida até o altar pela senhora Aparecida de Almeida, mãe do padre João Batista.

O reitor, que é o guardião da imagem histórica de Aparecida, recebeu através das mãos do padre Domingos Sávio a chave do Nicho de Nossa Senhora Aparecida.

Ao reitor fica a missão de se dedicar, com grande zelo, ao trabalho pastoral do Santuário, para que sejam oferecidos aos fiéis romeiros, os meios de santificação e de salvação.

Em sua homilia, Dom Raymundo Damasceno destacou a importância do trabalho pastoral do Santuário e do acolhimento aos milhares de romeiros que visitam a Basílica todos os anos. 

“Que a Palavra de Deus seja anunciada com diligência; a vida litúrgica seja incentivada adequadamente, principalmente, a celebração piedosa e participada da Eucaristia, e seja oferecido, diariamente, a todos os romeiros e aos que procuram, a misericórdia e o perdão de Deus no sacramento da penitência. Sejam cultivadas formas  aprovadas de piedade popular.  Faça tudo para que os romeiros sejam bem acolhidos, como uma forma de evangelizar”, afirmou Dom Damasceno.

O Cardeal parabenizou o reitor e o agradeceu por ter aceitado a missão de preparação da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

“Que Nossa Senhora Aparecida o proteja e torne frutuoso o seu ministério pastoral neste Santuário, com a graça de Deus”, completou o Arcebispo de Aparecida.

Padre João Batista agradeceu ao Cardeal Dom Damasceno e ao Provincial padre Rogério Gomes pela confiança ao nomeá-lo reitor. O Missionário Redentorista estendeu seus agradecimentos aos seus confrades, familiares, aos colaboradores do Santuário, voluntários e a Família Campanha dos Devotos.

“A partir de hoje, nós formamos um grande corpo missionário e temos muito a fazer nos próximos anos. O Santuário Nacional é, para muitos, um lugar de libertação. Muitos são aqueles que vêm em busca de liberdade de consciência, liberdade de vida. O nosso povo ainda é escravo de muitas situações, de muitas pessoas, de muitas realidades. O Santuário é o local da busca pela libertação”, afirmou o reitor.

 

16 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.