Notícias

Dom Orlando: “Se você não ouvir o convite de Cristo Rei, Ele não vai reinar”

A celebração deste domingo marcou a solenidade de Cristo Rei e o início do Ano Vocacional

Escrito por Lais Silva

20 NOV 2022 - 09H40

Reprodução / Aparecida Ao Vivo

“Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre”. Assim Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida iniciou sua reflexão na Santa Missa deste domingo, dia 20 de novembro, no Santuário Nacional. A solenidade do último domingo do Tempo Comum, reflete Cristo Rei do Universo.

No Altar Central, dom Orlando convidou coroinhas e acólitos, para participar e celebrar também o início do Ano Vocacional, que neste ano, trabalhará o tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). A Santa Missa foi concelebrada pelo arcebispo de Novo Hamburgo e animador do Ano Vocacional, dom Francisco Salm, e os demais sacerdotes presentes.Leia MaisAbertura do 3º Ano Vocacional: vivenciar um encontro verdadeiro com Jesus

Ao iniciar sua reflexão, o arcebispo de Aparecida, lembrou aos fiéis que Nossa Senhora foi a primeira leiga e afirmou que os leigos são a maioria na Igreja.

“O sal da terra, a luz do mundo, o fermento da massa. Vocês leigos e leigas é que levam o reino de Jesus nas escolas, nos hospitais, nas universidades, no trabalho, na família, na política e na economia”.

Refletindo sobre a solenidade de Cristo Rei, dom Orlando, lembra que antes de Jesus nascer ele já havia sido proclamado Rei, porque o anjo Gabriel disse á Nossa Senhora: “O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim”, (Lc 1, 32-33).

E é por sermos todos filhos do Rei do Universo, que devemos viver com esperança e exercendo caridade, aguardando seu retorno, pois o reino de Deus nunca acaba.

“Que Cristo seja Rei de nossos olhos, de nossos ouvidos, de nossos pensamentos, da nossa boca, das nossas palavras, de nossa vontade e Rei dos nossos afetos”.

O arcebispo ainda alertou os fiéis sobre estar atento ao chamado de Deus para nossas vidas.

“Minhas queridas crianças, queridos leigos, leiga e sacerdotes, se você não ouvir o convite de Cristo Rei, Ele não vai reinar”.

Relacionando a celebração de Cristo Rei com a abertura do Ano Vocacional, dom Orlando, afirmou que todos nós somos animadores vocacionais, nós podemos incentivar as pessoas ao nosso redor e falou diretamente aos pais que é preciso incentivar seus filhos em suas vocações.

“Pai e mãe, é pecado se sua filha e seu filho disser: ‘eu quero ser irmã’, ‘quero ser padre’ ou ‘quero ser diácono’, e você tirar a vocação. Isso é um pecado gravíssimo. Porque Jesus está chamando e eu estou abafando a vocação do meu filho e da minha filha”.

Assim como no início de sua homilia, dom Orlando finalizou a reflexão, lembrando que os leigos exercem uma vocação ímpar e de grande importância dentro da Igreja Católica, reafirmando que não é necessário que sejamos perfeitos para seguir Cristo e ser seu discípulo, e pedindo para que todos rezem por suas vocações.

Não precisa ser perfeita para seguir Jesus, ele vai te ajudar. Não precisa ser perfeito para seguir Jesus, ele teve chamados e vocacionados muito defeituosos e que se tornaram grandes homens e mulheres. Então sim, vamos rezar pelas vocações”.

Ao final da celebração, a tradicional Consagração à Nossa Senhora foi realizada por dom Francisco Salm, junto dos coroinhas que se reuniram ao redor da imagem no Altar Central.

Confira alguns momentos da celebração:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.