Para a Igreja Católica em todo o mundo, neste domingo (10) teve início a maior semana da nossa fé!
As celebrações nas paróquias e comunidades relembram a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém que foi aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Leia MaisContemple a Oração do Domingo de RamosDom Joel agradece fiéis pela ajuda na Coleta da SolidariedadeNo Santuário Nacional de Aparecida, a Santa Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor foi iniciada no Memorial dos Construtores onde os ramos foram abençoados e houve a tradicional procissão os devotos de Nossa Senhora se dirigiram até o Altar Central.
Durante a bênção dos Ramos, o presidente da celebração, Dom Orlando Brandes ressaltou a humildade de Cristo em sua gloriosa entrada, reflexo de toda sua missão e ministério como Filho enviado pelo Pai.
“Jesus vem montado num jumentinho. Sete vezes foi falado sobre o animal na Palavra, isso é a humildade do Rei! Ele não entra com soldados e nem armas, nem com cavalaria, porque é o Rei da paz, da mansidão e da humildade.
Vamos seguir os passos de Jesus, numa procissão diária ao encontro dele. Nossos ramos querem aclamar nosso Rei. Na Sexta-Feira Santa, nos prostramos diante Dele para seguí-Lo na Cruz e na ressurreição. A gruta para nascer, a barca de Pedro, a Sala da Eucaristia, o túmulo onde foi sepultado, tudo isso Jesus pediu emprestado, mostrando Sua pobreza!”.
Cristo nos pede a abertura dos corações
No Altar Central, após a rica liturgia da Paixão de Cristo, onde foram realizadas as leituras e o Santo Evangelho que narrou o martírio de Jesus até sua morte de Cruz, em sua homilia, Dom Orlando nos motiva a sempre abrir as portas de nossa vida para o Senhor entrar e fazer Sua vontade.
“Abriram as portas de Jerusalém para Jesus passar. Vamos abrir as portas do nosso coração, da nossa casa, para acolher com hospitalidade, a exemplo de Betânia! Vamos abrir as portas de nossas Igrejas, vamos entrar pela porta da esperança, porque Semana Santa é sempre esperança, e o discípulo de Jesus vive de esperança! Vamos entrar na porta do perdão, esta porta é necessária para sermos equilibrados e ter uma convivência fraterna! E entrar nessa porta '70 vezes 7'. Vamos entrar também na porta do nosso quarto! Eu não entendo Quaresma e Semana Santa sem entrar no quarto do coração e rezar com profundidade!”.
O Arcebispo de Aparecida enfatizou o principal ponto da nossa fé católica durante a Semana Santa, reconhecer a mansidão e como Jesus é humilde em suas atitudes.
"Para que vendo o exemplo de humildade de Jesus, possamos imitá-Lo e seguir Seus passos. A gente pode ler toda a Paixão neste olhar, da humildade! Irmãos e irmãs, vamos pedir a graça de nós não repetirmos como Judas, traidores! Quem rouba nossos idosos é um traidor! Há traição na família, na Igreja, e também na Ucrânia!
Não sejamos discípulos de Judas e também de Pilatos, em nome de Jesus, não vamos condenar, mas sim compreender e ajudar a quem está errado se converter! Peçamos a graça a Nossa Senhora das Dores, que ficou de pé ao pé da Cruz, diante todo o sofrimento, assim como nosso Papa permanece em pé, mesmo tão criticado! E que essas riquezas da Paixão aliviem as nossas cruzes e nos ajudem a entrar decididamente no seguimento de Jesus. Amém!"
Alegria em celebrar a Paixão de Cristo na Casa da Mãe
Em entrevista ao A12, o missionário redentorista Padre Diego Antônio da Silva, prefeito de Igreja do Santuário Nacional fala da importância do devoto em sair de sua comunidade e celebrar a Semana Santa na Casa da Mãe.
"Aqui no altar de Aparecida bate o coração católico do povo brasileiro. De muitos lugares e de diferentes maneiras, muitos devotos vêm rezar na Casa da Mãe. É Nossa Senhora que participou de todos os momentos da vida de Jesus e nos convida com ela a participar destes momentos derradeiros da Sua missão aqui na Terra. Jesus que passou pelo mundo fazendo o bem e nos ensina também a sermos sinais do Seu amor redentor no mundo, na sociedade, no nosso trabalho na nossa família e em nossas comunidades".
Romeiros de todo o Brasil vieram ao Santuário para iniciar estes momentos de reflexão, oração e também de penitência nestes dias até o Domingo de Páscoa.
Carmen Lucia Liebel Kalisky e sua família, da cidade de Mafra (SC), testemunharam a felicidade em celebrar a Semana Santa no Santuário Nacional.
“Porque a gente já veio em outros anos também neste Domingo de Ramos e a gente gosta de celebrar junto com a Mãe Aparecida, porque é uma emoção diferente e boa estar aqui para iniciar a Páscoa com mais devoção! Esta é a Semana maior da fé que a gente tem e celebramos todos anos intensamente esses dias. A gente se prepara muito para esse tempo, uma vivência na fé, com silêncio e essa devoção para a Páscoa do Senhor!”.
remove_red_eye Semana Santa no Santuário Nacional
Até 9 de abril, o Santuário celebra Missas e momentos de oração e reflexão em preparação para a Páscoa. A programação pode ser conferida no a12.com/semanasanta e acompanhada pelo Aparecida ao Vivo, Aplicativo Aparecida e Rede Aparecida de Comunicação.
Acompanhe como foi a Missa de Ramos em Aparecida
Aparecida se prepara para a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
Programação está voltada à reflexão sobre a vida e a justiça social, destacando a luta pelos direitos das populações vulneráveis.
Operação Romeiro 2024 é lançada no Santuário de Aparecida
3 mil policiais estarão realizando ações de reforço até dezembro, e de modo especial nos dias de maior movimento em Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista
Santuário Nacional reabre Capelas do Batismo e da Ressurreição
Confira os horários para visitação na Capela da Ressurreição e também para o sacramento na Capela do Batismo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.