Notícias

ECC celebra 55 anos com Romaria ao Santuário Nacional

Encontro de Casais com Cristo comemora, também, na oportunidade, o Jubileu, os 50 anos que não puderam ser celebrados à época em razão da pandemia

Escrito por Fabiana Cugolo

18 MAI 2025 - 13H10 (Atualizada em 19 MAI 2025 - 17H02)

Fabiana Cugolo/A12

O Santuário Nacional de Aparecida recebeu neste domingo, 18 de maio, a Romaria Nacional do ECC, Encontro de Casais com Cristo.

O ECC, fundado pelo Padre Afonso Pastore, celebra 55 anos em 2025, mas em razão da pandemia, não pôde comemorar o jubileu dos 50 anos. Com isso, os formadores de todo o país convocaram a Romaria à Casa da Mãe, para reunir os grupos de todo o Brasil para recordar, também, esta data importante para o grupo, marcada pelo 10 de julho de 1970. Segundo os membros da Romaria, a convocação nacional escolheu maio por conta do mês mariano.

O bispo que presidiu a celebração do 12h junto da romaria do ECC, Dom Adair José Guimarães da Diocese de Formosa (GO) conversou com o Portal A12 contou mais detalhes sobre o ECC, o religioso é assistente nacional do ECC pela CNBB.

“Nós tivemos neste ano, sexta-feira e sábado, 16 e 17 de maio, a nossa reunião do Conselho Nacional do ECC, aqui em Aparecida. E essa reunião foi propositadamente programada para cá e muito bem acolhida por Dom Orlando com intuito de fazermos uma grande mobilização do ECC para esse jubileu que estamos vivendo. Essa foi a finalidade”, detalhou Dom Adair que ainda contou que está encerrando seu trabalho como assistente nacional do ECC, após oito anos.

Fabiana Cugolo/A12
Fabiana Cugolo/A12
Celebração presidida por Dom Adair José Guimarães no Santuário Nacional


E deixou uma mensagem às famílias:

“A minha mensagem é de alegria pascal, que a paz do Ressuscitado fecunde o coração de todos no Encontro de Casais com Cristo, todas as famílias, todos os outros movimentos e serviços da nossa Igreja no Brasil que trabalham com as famílias. Nunca desanimemos. O Papa Leão XIV disse muito claro: a família — o homem e a mulher, estabelecidos no matrimônio como sacramento — é o fundamento da esperança da nossa sociedade”, frisou.

Na homilia da celebração, Dom Adair deixou a mensagem de que a visita jubilar ao Santuário não seja somente memória mas renovação da missão. “Formar famílias para serem igrejas domésticas, comunidades vivas da fé e da caridade. Verdadeiros Santuários de vida e amor”. 

O casal de Mauá (SP), Carlos e Lucimar da Silva, contou ao A12 que sempre vêm a Aparecida em outubro, mas esta foi a primeira vez junto do ECC, do qual fazem parte há mais de 20 anos.

Fabiana Cugolo/A12
Fabiana Cugolo/A12
O casal de devotos Carlos e Lucimar


“Pra mim é muito importante participar, pelo fato de você estar ajudando ao próximo. Trazendo os casais para a Igreja. Só o fato de estar ali, acolhendo aqueles casais por três dias é muito prazeroso. Já para a casa da gente, é bom porque você consegue colocar Deus mais presente na vida a dois, depois do ECC. Antes não pensávamos muito nisso”, contou Lucimar.

“O ECC é trazer Cristo para a vida da gente, para vida da família, fazer uma igreja dentro de casa”, reforçou Carlos.

Fabiana Cugolo/A12
Fabiana Cugolo/A12
Os romeiros do ECC de Mauá (SP)


Confira como foi a celebração da Missa

:. Faça sua peregrinação ao Santuário Nacional com sua romaria

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fabiana Cugolo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...