O Santuário Nacional de Aparecida deu início nesta sexta-feira (11), a mais uma edição da Romaria da Família dos Devotos.
A missa de abertura foi celebrada às 9h no Altar Central. O animador foi o Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R. e presidiu Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R.
A programação da Romaria que celebra os 26 anos da Família dos Devotos segue até o domingo (13) na Casa da Mãe.
A Missa contou com a participação dos colaboradores da Família dos Devotos e devotos que fazem parte desta caminhada de fé, doando espontaneamente às obras do Santuário Nacional.
Durante a homilia da celebração, Pe. Vanderlei recordou aos fiéis, em suas palavras, que Deus nos ama na nossa fragilidade e que não veio para nos condenar, pois nos olha com olhar de redenção.
“Do lugar onde nós somos, das raízes que temos, ser de Deus não nos afasta da realidade dos desafios, mas nos faz entender que podemos caminhar e iluminar os desafios a partir do encontro pessoal que fazemos com Ele. Por isso, Deus vai chamar não Israel para descer o Egito, mas vai chamar Jacó, aquele que havia lutado com o anjo na beira do rio. Sempre que Deus nos convida a realizar um projeto, alguma grande obra, nós devemos ter a convicção de que Ele quem está à frente”, destacou.
Missa marca início da Romaria da Família dos Devotos
Em consonância com o Evangelho dia, o Missionário Redentorista ainda destacou:
“Simples como as pombas, prudentes como as serpentes. Servir a Deus não nos torna alienados e nem deve nos fazer arrogantes, principalmente nas adversidades, nas crises vividas por nós e nas nossas relações uns com os outros”
Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R
Ainda pela manhã, após a missa, o início da Romaria da Família dos Devotos também foi marcado pela inauguração da Usina Fotovoltaica São Francisco, na Fazenda São José, propriedade localizada a 3 km do Santuário. O projeto prevê gerar até 65% da energia consumida no complexo de acolhida da Basílica. A iniciativa representa um avanço na sustentabilidade institucional, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas.
A inauguração contou com a presença do reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que presidiu uma bênção no local; do ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., e do ecônomo adjunto do Santuário Nacional, Pe. Adam Rapala, C.Ss.R.
Evento de entrega da Usina Fotovoltaica São Francisco
O reitor do Santuário Nacional salientou, em sua fala, durante a cerimônia, uma saudação aos participantes da Família dos Devotos como um gesto de gratidão e agradecimento, que auxiliam na evangelização e na transformação da Casa da Mãe Aparecida em um pedacinho do céu.
“Dom Orlando Brandes, nosso querido arcebispo, sempre lembra que a Romaria da Família dos Devotos é a romaria da caridade, de quem cuida do outro, é a romaria daqueles que nos ajudam a construir, ajudam a edificar este grande Santuário. Por isso, estamos aqui pelo cuidado, pela atenção, pelo carinho para com o próximo, especialmente, para com os pobres, os queridos de Deus”, frisou.
O Missionário Redentorista ainda recordou que a Romaria deste ano está no contexto do ano santo, do ano da esperança.
“E aqui na casa da Mãe Aparecida, todos nós somos peregrinos, romeiros de Nossa Senhora, somos acolhidos por ela. Não nos esqueçamos, toda a história de Nossa Senhora aparecida está ligada à ecologia, à natureza. A própria imagem foi feita de barro, barro, da terra, barro. Do qual também nós viemos, porque na origem da vida está sempre a graça e o poder de Deus”, destacou.
Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R, destacou que por trás da luz gerada está a generosidade da Família dos Devotos
Entre as características da Usina Fotovoltaica São Francisco estão a geração limpa e silenciosa, baixíssimo uso de água e longa vida útil e reciclabilidade.
A geração anual de energia é estimada é de 10.200 MWh, o que representa a redução de, aproximadamente, 5.100 toneladas de CO₂ lançadas na atmosfera a cada ano.
O volume de energia limpa é suficiente para abastecer cerca de 5.600 residências ao longo de um ano, reduzindo significativamente a dependência de fontes convencionais e poluentes. Com 80.837,99 m² de área útil e cerca de 12 mil painéis solares, o projeto desponta como um dos maiores empreendimentos fotovoltaicos da região do Vale do Paraíba.
Veja a Missa e a inauguração:
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.