Notícias

Encontro de Casais com Cristo celebra 54 anos em Aparecida

Regional paulista do movimento realizou peregrinação na Casa da Mãe em ação de graças pelas famílias resgatadas pela fé

Escrito por Alberto Andrade

03 AGO 2024 - 10H10 (Atualizada em 06 AGO 2024 - 14H48)

A12

O Santuário Nacional de Aparecida recebeu, na manhã deste sábado (3), pela primeira vez a Romaria do Encontro de Casais com Cristo da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado de São Paulo, para celebrar os 54 anos do movimento no país.

O primeiro Encontro de Casais com Cristo foi realizado na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompeia (SP), em julho de 1970. Ao longo dessas cinco décadas, a iniciativa tem atuado nas paróquias com o propósito de fortalecer e engajar as famílias na vida da Igreja.

Atualmente, o ECC está presente em mais de 800 paróquias espalhadas por todo o Brasil e também em algumas dioceses do exterior. Este movimento realiza um trabalho importante na evangelização dos casais e na formação cristã das famílias.

A Santa Missa das 9h no Altar Central foi presidida por Dom Edmilson Amador Caetano, bispo da diocese de Guarulhos (SP), que no início da celebração enfatizou a missão de cada família integrante deste grupo de evangelização.

Estamos realizando uma romaria estadual ao Santuário para dar graças a este dia do ECC. Agradeço a todos que vieram à Casa da Mãe para celebrar este momento! Agradeço aos casais que trabalham nas diversas dioceses de nosso Estado, que estejamos de coração aberto para acolher a Palavra de Deus!”

O bispo meditou o Evangelho deste sábado (3), quando São Mateus relata a entrega de homens de fé por defenderem a vontade de Deus até o fim.

“João Batista ficou em cárcere por defender o projeto de Deus a respeito do matrimônio, da conversão e da vida nova. Ele e Jeremias foram perseguidos e presos por falarem em nome de Deus, por terem um ardor pela aliança do nosso Deus, o ardor da fidelidade e em confiar na graça de que em Deus eles são sustentados e fortificados”.

A12
A12


Através deste exemplo Dom Edmilson f
alou que a missão de cada casal também é esta, em lutar todo dia para a conversão das famílias à verdade que é Cristo Jesus.

“O serviço ECC foi fundado exatamente para sustentar a vivência do Sacramento do Matrimônio, projeto de Deus para o homem e a mulher. Aqui está o lugar de uma vivência plena do que o Papa Francisco chama de 'Evangelho da Família'. Deus derrama Sua misericórdia a todo aquele que O buscaÉ preciso que o Evangelho de Jesus Cristo seja anunciado e aqui está o trabalho de campo maravilhoso para toda a Pastoral Familiar.

O ECC tem em seu carisma, o fortalecer e restaurar os casais unidos no Sacramento do Matrimônio, isso é uma fidelidade que o ECC tem que ter. Porque aqui temos o projeto de Deus, o matrimônio! Nesse sentido, somos chamados a sermos proféticos numa sociedade que está descartando as famílias e chama de 'instituição falida' o matrimônio! Estamos dispostos a dar a vida por esse projeto de Deus!

Este sacramento é uma grandeza! Estamos defendendo a fé a partir de uma graça derramada sobre o homem e a mulher! O ECC é chamado a tornar esta graça sempre atuante, não depende do Padre, mas sim da conversão dos corações, porque a graça já foi derramada por este sacramento!

A12
A12


Serviço das famílias à Igreja

No Documento Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC) está descrita sua missão no seio da Santa Mãe Igreja. O ECC “é um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo da enculturação e da evangelização, ‘Igreja doméstica’ e ‘santuário da vida’, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais”.

O trabalho realizado pelo ECC consiste na ação de levar os casais a uma vivência de maneira cristã do Matrimônio, proporcionar aos cônjuges uma inspiração para desenvolver o diálogo sincero entre eles e despertar o casal “para o sentido da vocação religiosa e matrimonial dos filhos, pois a família é ‘sementeira de vocação’”.

O ECC tem como espiritualidade o atendimento dos casais dentro do ambiente de cada paróquia. Por isso é um serviço às famílias de toda a paróquia, despertando-os a viverem o casamento essencialmente cristão, unindo mais os cônjuges em uma relação frutuosa, e incentivando um relacionamento e diálogo mais profundo com os filhos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...