Notícias

Ensinamentos dos bispos nas homilias da Romaria do Terço dos Homens

Escrito por Santuário Nacional

24 FEV 2021 - 11H48 (Atualizada em 24 FEV 2021 - 12H06)

Thiago Leon Terço e Consagração Romaria do Terço dos Homens - 2021  (2) (Thiago Leon)

Durante as celebrações da XIII Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens, as homilias foram uma grande catequese para toda a família. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida e Dom Gil Antonio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, trouxeram vários conselhos e orientações sobre a oração do Terço, o Tempo Quaresmal e a família.

Destacamos os principais pontos da homilia dos arcebispos, para te ajudar na sua reflexão sobre as questões apresentadas.

Citações do Dom Gil

Thiago Leon
Thiago Leon
Missa Solene da XIII Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens.


A oração do Terço

“O terço tem valor, o terço não é apenas uma devoção, é uma contemplação da vida de Cristo, aos olhos e ao sentir do pulsar do coração de Maria.”

Ano de São José

“Neste ano Josefino, vamos descobrir em São José o exemplo de alguém que é fiel a Deus, que não se esmorece diante dos problemas, não perde a confiança, mesmo quando não entende certas situações. São José é um homem de fé, é um homem maduro humanamente falando, e é um homem maduro espiritualmente falando. Para ele, Deus em primeiro lugar. Deus é tudo para São José, a sua vontade importa pouco, mas a vontade de Deus prevalece.”

Cuidar da vida

“Os homens do terço são contra o aborto, são a favor da vida. Se algum dia a nossa sociedade brasileira for ameaçada, nós nos levantaremos pacificamente, mas fortemente para defender a vida. As nossas crianças precisam ser protegidas contra a ideologia de gênero, que também mata de alguma forma a vida, a infância. A vida está presente no nosso lema deste ano.”

Quaresma

“As três palavras importantes da Quaresma, que a Igreja nos lembra: penitência, oração e esmola, ou seja caridade, nos recorda o ensinamento de Jesus, já ensinado antes por Isaías. Não existe valor para o jejum que não esteja ligado ao amor pelo irmão, a caridade ao irmão. Procuremos olhar na Campanha da Fraternidade o que é bom, e se aparece algum coisa que não é boa,  vamos excluir, mas o que é bom vamos preservar, porque o exercício da fraternidade nos ajuda a fazer um jejum correto.”

Citações do Dom Orlando

Thiago Leon
Thiago Leon
Missa Solene da XIII Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens.


O silêncio e o diálogo

“Ide a José! Um pai que reza o terço será capaz também do silêncio de José. É muito necessário no diálogo das nossas casas, como quer a Campanha da Fraternidade, a gente saber silenciar para ouvir Deus e os irmãos, diálogo requer silêncio e escuta.”

A família

“Ide a José queridos homens e pais do terço, porque ele está sempre ao lado da sua esposa e esse é o lugar do verdadeiro homem do terço, ao lado da sua esposa, para repassar a seus filhos e filhas a grande segurança. Pai e mãe se querem bem, então eu também sou amado por eles.”

“Ide a José homens do terço, com o filho no colo. O colo tira um filho das drogas, o colo da afetividade, aquela afetividade que nem todos recebemos e por isso, sofremos muito na vida por falta de colo. Que bonito São José ensinando os pais a criarem os filhos, a educarem os filhos.”

“Vamos aprendendo essa paternidade com São José, porque Ele é um presente de Deus Pai. Ele é a representação de Deus Pai para todos nós e toda a Igreja, e porque não para toda a humanidade. Ide a José porque ele ensinou o filho a trabalhar. Ensine os seus filhos pequeninos em casa a lavar a louça, arrumar a cama, porque isso faz parte do trabalho de cada dia, porque senão, certamente um dia irão para uma casa de recuperação por causa das drogas e lá tem que pegar o balde, tem que lavar roupa para recuperar a sua saúde.”

share Gostou dessas reflexões? Compartilhe com os seus amigos do grupo de terço e também tire um tempinho em família para refletir cada uma das citações e rezar, contando sempre com a intercessão de São José e Nossa Senhora Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.