Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2018 - 08H18

Estrutura especial para acolher os Bispos do Brasil no Santuário

Em Abril o Santuário Nacional de Aparecida se transforma na sede da Igreja do Brasil acolhendo a 56ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento que é um dos mais importantes para a Igreja no país, vai reunir mais de 350 bispos entre os dias 11 e 20 de abril.

Ivan Simas
Ivan Simas

Padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário de Aparecida fala da relevância desse encontro no Santuário, que tem o objetivo de congregar os representantes das diversas dioceses e arquidioceses do Brasil. “Nós sabemos que o Brasil é muito grande, e que a Igreja do Brasil tem vários rostos, várias regiões com as suas diferenças, mas aqui tudo se soma para manifestar uma igreja que é missionária, uma igreja que é presença, uma igreja que é ativa e, sobretudo, uma Igreja que quer ser fiel àquilo que Jesus pediu dela”.

No Santuário diversas providências foram tomadas para que o episcopado brasileiro tenha uma boa acolhida, favorecendo as importantes discussões que impactam a Igreja Católica do Brasil.

“A acolhida que nós damos aos bispos tanto no Hotel Rainha, como no Convento Redentorista, no Santuário, no Centro de Eventos, enfim, tudo aquilo que eles precisam de espaço e estrutura, é uma acolhida para eles se sentirem em casa, para eles sentirem que aqui é a casa da Igreja do Brasil. Para nós é uma alegria fazer isso, porque nós estamos prestando um serviço que nos leva a comunhão eclesial”, explicou padre João Batista.

O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local que sedia grande parte da programação da Assembleia, é preparado com três meses de antecedência do evento, para oferecer equipe e espaços adequados ao encontro, como a adaptação do boulevard para a montagem de salas para a Imprensa, para a realização da Coletiva, Escritórios do Núncio Apostólico, do Instituto de Obras Religiosas (IOR), além de ambulatório médico, estandes comerciais e um estúdio da Rádio Vaticano. O subsolo do Centro de Eventos também é transformado, recebendo divisórias nas 11 salas já existentes, passando a 23 salas, para atender a demanda de reuniões de grupos e regionais.

Thiago Leon
Thiago Leon
Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local que sedia grande parte da programação da Assembleia dos Bispos dos Brasil.

Aproximadamente 150 pessoas do Santuário trabalham na organização do evento. Durante os 10 dias muitas equipes se dedicam a Assembleia abrangendo os setores de segurança, limpeza, eventos, operadores de áudio e vídeo, transporte, coffee breaks, enfermaria, médicos e manutenção, além da equipe de Pastoral do Santuário no apoio às celebrações da santa missa presidida pelos bispos.

Durante a 56ª Assembleia dos Bispos a missa das 7h da manhã será realizada às 7h30, com transmissão da TV Aparecida. De 11 a 20 de abril (com exceção do domingo dia 14) a missa das 9h será realizada às 9h15 e poderá ser acompanhada somente no Santuário ao Vivo no Portal A12.

A Conferência

A 56º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesse ano, discute e estuda o tema 'Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil'.

Todos os dias às 15h o Portal A12.com transmitia a coletiva de imprensa com a presença de três bispos definidos pela Presidência da Assembleia.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.