Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 01 ABR 2019 - 08H36

Grande caracol marca a presença da Romaria Nacional dos Escoteiros no Santuário

Neste domingo (31) o Santuário de Aparecida recebeu a 16ª edição da Romaria Nacional dos Escoteiros. Cerca de 1500 pessoas participaram do encontro na Casa da Mãe, reunindo crianças, jovens de adultos.




O primeiro compromisso da Romaria foi às 8h na Santa Missa no Altar Central, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Na sequencia os grupos se concentraram na Tribuna Bento XVI, para o início do tradicional caracol dos escoteiros e dos lobinhos.

O coordenador da Romaria, Oton José Batista da Silva, presidente do grupo dos escoteiros Terra das Garças Brancas, de Guarantinguetá (SP,) explicou o significado desse momento, que se tornou um diferencial da Romaria. “O escotismo é praticado em boa parte, por jogos educativos, e a romaria dos escoteiros têm essa particularidade, que é de ter esse jogo do Caracol após a missa. E a exemplo do que nós fizemos no ano passado, nós separamos os lobinhos, que são as crianças menores, dos escoteiros formando a assim dois caracóis, para garantir a segurança dos pequenos”, detalhou.

A Romaria Nacional faz parte do calendário da União dos Escoteiros do Brasil, concentrando no Santuário de Aparecida unidades escoteiras de diversas regiões como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados.

“Esse encontro é importante porque faz parte da nossa promessa escoteira. Todo jovem ou adulto que entra para o movimento escoteiro se compromete com o primeiro item da promessa, que são os deveres para com Deus. Então essa ligação com a religiosidade é muito intensa, muito embora o movimento escoteiro não discrimine outros credos. A grande maioria é de católicos, mas nada impede que as outras religiões participem da Romaria, como tem participado nos últimos anos”, detalhou o coordenador.

A programação da 16ª Romaria Nacional dos Escoteiros contou com uma bênção especial na Tribuna Bento XVI, homenagens, premiações dos grupos e condecorações, além da escolha do novo guardião da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Há quinze anos a Imagem de Aparecida acompanha os grupos de escoteiros de todo o país. No ano passado o grupo de Pinhalzinho (SP), foi o contemplado com a peregrinação.

Confira a galeria de fotos:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...