Notícias

Imagens sacras refletem Quaresma e Semana Santa no Santuário Nacional

Escrito por Beatriz Nery

16 FEV 2024 - 16H08 (Atualizada em 19 FEV 2024 - 15H34)

Thiago Leon

O Santuário Nacional, além de evangelizar por meio das celebrações eucarísticas, estreita o caminho entre a oração e a devoção por meio de imagens sacras por todo o seu complexo.

No período quaresmal e Semana Santa há ritos valiosos que os católicos fazem, como a Via-Sacra às sextas-feiras, que a utilização da arte sacra se faz necessária nesse caminho entre o sagrado e o humano da experiência de Jesus Cristo a caminho da Cruz e da Salvação.

Em visita ao Santuário de Aparecida, separe um tempo para visitar essas imagens:

Morro do Cruzeiro

Por volta de 1960, era costume as romarias fazerem a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, contemplando os sofrimentos de Cristo. Com seu zigue-zague, tornam a subida de 685 m de altitude mais suave. Os seminaristas do Seminário Santo Afonso plantaram eucaliptos em todo o morro, com um suave perfume pela manhã. Hoje um ponto turístico onde acontece, toda sexta-feira da Quaresma, a tradicional Via-Sacra.


Esculturas 

Duas esculturas também chamam a atenção do devoto na Basílica. Localizadas na Capela de Passagem, espaço de transição dentro do Santuário, as peças foram esculpidas em madeira pelo artista Valter Frasson. A escultura 'Maria Acolhe seu Filho', de 2006, simboliza a Mãe acolhedora, protetora nos sofrimentos e presente nas nossas quedas.

Thiago Leon
Thiago Leon


A escultura ‘Nossa Senhora da Piedade’, de 2003, apresenta a Mãe zelosa e piedosa, que nos carrega e nos ampara, assim como fez com Jesus descido da cruz. As duas peças retratam a força do amor de uma mãe, que em tudo ampara e acolhe os seus filhos.

Thiago Leon
Thiago Leon


Painéis de Semana Santa

Dentro do Santuário Nacional, localizada na Nave Oeste, encontram-se oito painéis em tom lilás feitas por Claudio Pastro, com o novo mandamento, a Eucaristia, e a paixão e morte de Jesus.


:: Por que algumas igrejas cobrem as imagens na Quaresma?

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...