Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 16 JAN 2023 - 21H26

Para que preciso pedir a bênção dos objetos?

Não se trata de transformar este item num objeto, mas sim um sinal da proteção de Deus para nossas vidas

Normalmente ao final da Santa Missa aqui no Santuário Nacional, nos deparamos com o sacerdote abençoando os objetos, sejam eles de devoção ou mesmo as chaves de casa ou a carteira de trabalho.

Leia MaisReceba a bênção dos objetos de devoção em sua casaQual destino devemos dar aos objetos abençoados?Mas muitos se perguntam qual a importância em pedir uma bênção para esses itens.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1667, explica de maneira clara que a bênção se trata de um dos sacramentais, que são "sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual".

E no parágrafo 1671, é informado que "Entre os sacramentais figuram, em primeiro lugar, as bênçãos (de pessoas, da mesa, de objetos e lugares). Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons".

O Padre Jonas de Pádua, C.Ss.R., nos orienta sobre a ação de Deus na benção em nós que somos portadores desses objetos.

a12 · Padre Jonas de Pádua explica sobre a bênção dos objetos

Ou seja, a Igreja nos diz que, a partir da bênção de um sacerdote, a graça de Deus seja manifestada através daquele sinal. Quando usamos com devoção um sacramental – como, por exemplo, a água benta ou uma medalhinha, nos colocamos sob a ampla proteção da Igreja. Mas essa ação da Igreja só será eficaz se nos dispusermos a aceitar o amor da Providência divina e a consciência de nossa total dependência de Deus. Esta é a dupla raiz da eficácia dos sacramentais: a oração da Igreja e a disposição interior de quem os usa.

padre Eduardo Ribeiro, C.Ss.R. ressalta que as bênçãos são ações litúrgicas, ou seja, ritos que acontecem dentro das celebrações comunitárias e orações próprias, com o reconhecimento da Igreja.

Segundo ele, o rito quer primeiramente recordar que Deus é fonte e origem de bênção, por isso, o gesto de abençoar significa recordar o auxílio de Deus, o anúncio da sua graça e a proclamação da sua fidelidade. “Benzer é louvar a Deus que é bondoso e misericordioso”, enfatizou.

Thiago Leon
Thiago Leon


De acordo com a tradição da Igreja, quando pedimos para que algum item seja abençoado, recebemos uma bênção constitutiva, ele se torna bento, como uma espécie de "blindagem" contra a contaminação espiritual, ou seja, o maligno não poderá mais fazer uso dele. Sendo abençoado, o objeto é como uma oração materializada, digamos assim.

A bênção constitutiva atua na constituição do objeto, ou seja, altera a condição desse item, que passa a ser uma fonte de bênçãos, um sinal sagrado e um canal de distribuição das graças divinas para você e as pessoas que receberão estes sinais.

Se você vai visitar o Santuário de Aparecida, participe de uma das Celebrações Eucarísticas e logo após, da bênção dos objetos. Leve para casa a lembrança e a certeza do auxílio constante de Deus, que está sempre pronto para abençoar seus filhos.


Receba a bênção do Padre Queimado para seus objetos


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...