Notícias

“Mulher do Terço, uma discípula missionária!”, diz Dom Orlando

Arcebispo de Aparecida celebrou Eucaristia que enviou as mulheres do Terço em continuar esta bela missão pelo Brasil

Escrito por Alberto Andrade

12 MAR 2023 - 09H10 (Atualizada em 13 MAR 2023 - 13H45)

Gustavo Cabral - A12

Na manhã deste domingo (12), Dia Oracional Mariano, foi encerrada a 10ª edição da Romaria Nacional do Terço das Mulheres no Santuário Nacional de Aparecida.

Leia MaisEncontro reúne coordenadoras do Terço das Mulheres no Santuário Nacional Confira a 10ª Romaria do Terço das Mulheres em fotos!A Santa Missa de Envio das 8h foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, concelebrada pelo Padre Wallison Rodrigues, autor do hino oficial do Terço das Mulheres e outros sacerdotes presentes no Altar Central da Basílica, e animada pelo Irmão Carlos Cunha, missionário redentorista e ecônomo adjunto do Santuário Nacional.

Na homilia, Dom Orlando refletiu a respeito do Evangelho deste domingo, do episódio da mulher da Samaria e Jesus no poço de Jacó (Jo 4,5-42), um apelo objetivo e claro para nossa mudança de mentalidade e de vida.

"Que bom acontecer a conclusão da Romaria do Terço das Mulheres junto com o encontro de Jesus com a mulher samaritana! Deste encontro jorraram para nós rios de água viva, e nós que temos tanta sede, nos tornamos fontes de água viva!

Jesus sacia a nossa sede, sermos amados pelo Pai e isto sacia a nossa sede: amados pelo Pai, que deve ser adorado em Espírito e em Verdade! Então, quer a oração do Terço ou qualquer oração, estamos adorando em Espírito e Verdade, e nos transformando em fontes que saciam outras sedes".

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


O Arcebispo ainda ressaltou que Nossa Senhora é um exemplo e modelo para sempre nos indicar a fonte da verdade, justiça, misericórdia e paz, que é o seu filho Jesus.

"Esta samaritana, do povo inimigo dos judeus, bebia de águas poluídas, amargas, e de fontes do mal, que não saciavam! Ela encontra em Jesus a graça de saciar esta sede e abandonar as fontes que só aumentam nossa sede, e hoje, pedimos a Nossa Senhora Aparecida que brotou das águas deste rio, e ela que em Caná da Galileia, provocou o milagre de Jesus em transformar água em vinho.

Ó Mãe Aparecida, que as águas dentro de nós, lembrem nosso batismo, e como é Quaresma, nos dê lágrimas, águas dos olhos que lavam nossos pecados e também seremos imaculados! E aí a a sede do mal, do poder, do prazer, da fama vai diminuir ou até desaparecer!".

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Ao fim da reflexão, Dom Orlando motiva as mulheres a nunca desistirem da missão em suas paróquias a partir da oração do Santo Rosário.

“Queridas mulheres do Terço, vocês encontraram a fonte na oração do Terço, e o Terço veio da Bíblia! São os 150 salmos, então a mulher do Terço se torna a mulher das Escrituras, uma discípula da Palavra, uma discípula missionária. Mulheres do Terço, parabéns! Vocês se reúnem em grupos para rezar! Onde dois ou três estão reunidos, Jesus ali está.

Formai grupos bíblicos, de reflexão, pequenas comunidades missionárias, e vocês não terão mais sede e poderão levar esta água viva como catequistas, mulheres que atuam na política, na sociedade, na economia, levando a água de Jesus para estas estruturas que só trazem fome e sede para nosso povo!

E Maria diz a vocês mulheres, 'Fazei tudo o que ele vos disser'! (Jo 2, 5 Peço as mulheres do Brasil, busquem o Terço e encontrarão a fonte de água viva! Acreditem no Terço, porque ele nos revela Jesus. Perseverai na vossa oração, e avançai! Mulher do terço tem que avançar para águas mais profundas! É ótimo rezar, mas quando essa oração se torna vida na Diocese, e nas pastorais, vocês se tornam mães de uma multidão!”

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12

Mulheres enviadas para missão

Um grupo de mulheres e religiosas rezou a tradicional Consagração a Nossa Senhora ao final da celebração, e Dom Orlando fez a Oração do Envio para todas as integrantes do Terço das Mulheres em todo o Brasil.

“Ó Pai, que nos destes Maria como Mãe, enviai Senhor as mulheres do Terço para suas paróquias, dioceses, suas famílias e para todas as estruturas da sociedade, para que a oração do Terço seja um encontro com Jesus, a exemplo da samaritana. Eu as envio com as bênçãos da Mãe Aparecida e a aprovação de todos nós que aqui estamos!”.

Após a bênção final, o Irmão Carlos Cunha anunciou que a 11ª Romaria Nacional do Terço das Mulheres no Santuário Nacional será realizada entre os dias 8, 9 e 10 de março de 2024.


Acompanhe no Youtube do Santuário Nacional a Missa de Envio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...