Leia MaisMuseu Nossa Senhora Aparecida celebra 67 anos de históriaO Museu Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional, está em festa neste mês de setembro!
No último dia 08, o local celebrou 67 anos de fundação.
Para comemorar, o Museu realiza o 1º Encontro Cultural para formação e troca de experiências dos monitores culturais do Santuário Nacional, de Aparecida (SP) e região.
Na abertura do Encontro, Pe. Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., administrador-ecônomo do Santuário, falou ao A12 sobre a importância do evento para o devoto da Mãe Aparecida.
“O devoto vem até o Santuário fazer essa experiência de fé, trocar olhares com Nossa Senhora Aparecida e também tem momentos de cultura, que também é uma extensão da evangelização”, iniciou.
E completou:
“Ou seja, quando esse time, essa equipe do Santuário se reúne para trocar ideias, para formação, para se aperfeiçoarem na técnica e também nas experiências de fé, a gente acaba ampliando esse nosso jeito de ser, nosso jeito de acolher e nosso jeito de evangelizar os devotos de Nossa Senhora”, falou o Missionário Redentorista.
Com o apoio do Centro de Documento e Memória do Santuário, o encontro teve início nesta terça-feira (19), no Hotel Rainha do Brasil, e por coincidência, na Sala Cardeal Motta, primeiro arcebispo de Aparecida e responsável por fundar o Museu, em 1956.
“Quem não tem memória, não tem história! É um momento muito importante que o Santuário Nacional disponibiliza para aquele público voltado à área cultural, histórica, não só de Aparecida, mas de todo o Brasil”, destacou Jonatas Veloso, gerente do Núcleo de Memória e Turismo do Santuário.
Na programação do Encontro, dois dias de palestras voltadas para o aprimoramento dos monitores culturais.
Neste primeiro dia de estudos, os palestrantes falaram aos monitores culturais sobre a importância da leitura paleográfica. A leitura paleográfica é o estudo da escrita antiga e incompreensível para a grafia atual, e que possibilita o acesso à informação contida no documento pesquisado.
“Esse passado tem que ser preservado e passado para as pessoas da forma como tudo aconteceu, de fato, para que você possa resgatar a história, entender como era a escrita, entender como era o documento”, disse Joaquim Fagundes, historiador e um dos palestrantes do primeiro dia do Encontro.
Thales Gayean, Técnico do Museu Nossa Senhora, formado em Conservação e Restauro pela Fundação Ouro Preto e cursando mestrado em museologia pela Universidade de São Paulo, também foi palestrante no primeiro dia de Encontro e destacou, em conversa com o A12, a importância do Encontro promovido pelo Museu do Santuário Nacional.
“Os encontros culturais que estamos promovendo são muito importantes para reunir as equipes que trabalham nesse aspecto da memória e do turismo no Santuário. Afinar os colegas, os colaboradores entre si, compartilhar e partilhar dos conhecimentos e aprender juntos. Isso tem um retorno bom e positivo para os devotos, principalmente”, finalizou.
No segundo dia de palestras, que acontecerá na quarta-feira (20), o 1º Encontro Cultural abordará os temas “Escultura devocional brasileira” e “O estudo de casos das pinturas do século XV pertencentes ao acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida”.
.:: Veja o 1º Encontro Cultural do Museu Nossa Senhora:
Santuário Nacional acolhe Romaria da Arquidiocese de Goiânia
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Arquidiocese de Goiânia, os romeiros participaram da Santa Missa no Altar Central.
Ministro da Justiça visita o Santuário e pede por justiça social
Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública, esteve no Santuário Nacional, nesta sexta-feira (22), para uma visita pessoal.
Faça sua inscrição para o Passeio Ciclístico da Festa da Padroeira
Prepare sua bicicleta, chame sua família, os amigos e participe do tradicional Passeio Ciclístico em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.