Leia MaisMuseu Nossa Senhora Aparecida celebra 68 anos de históriaO Museu Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional, está em festa neste mês de setembro!
No último dia 08, o local celebrou 67 anos de fundação.
Para comemorar, o Museu realiza o 1º Encontro Cultural para formação e troca de experiências dos monitores culturais do Santuário Nacional, de Aparecida (SP) e região.
Na abertura do Encontro, Pe. Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., administrador-ecônomo do Santuário, falou ao A12 sobre a importância do evento para o devoto da Mãe Aparecida.
“O devoto vem até o Santuário fazer essa experiência de fé, trocar olhares com Nossa Senhora Aparecida e também tem momentos de cultura, que também é uma extensão da evangelização”, iniciou.
E completou:
“Ou seja, quando esse time, essa equipe do Santuário se reúne para trocar ideias, para formação, para se aperfeiçoarem na técnica e também nas experiências de fé, a gente acaba ampliando esse nosso jeito de ser, nosso jeito de acolher e nosso jeito de evangelizar os devotos de Nossa Senhora”, falou o Missionário Redentorista.
Com o apoio do Centro de Documento e Memória do Santuário, o encontro teve início nesta terça-feira (19), no Hotel Rainha do Brasil, e por coincidência, na Sala Cardeal Motta, primeiro arcebispo de Aparecida e responsável por fundar o Museu, em 1956.
“Quem não tem memória, não tem história! É um momento muito importante que o Santuário Nacional disponibiliza para aquele público voltado à área cultural, histórica, não só de Aparecida, mas de todo o Brasil”, destacou Jonatas Veloso, gerente do Núcleo de Memória e Turismo do Santuário.
Na programação do Encontro, dois dias de palestras voltadas para o aprimoramento dos monitores culturais.
Neste primeiro dia de estudos, os palestrantes falaram aos monitores culturais sobre a importância da leitura paleográfica. A leitura paleográfica é o estudo da escrita antiga e incompreensível para a grafia atual, e que possibilita o acesso à informação contida no documento pesquisado.
“Esse passado tem que ser preservado e passado para as pessoas da forma como tudo aconteceu, de fato, para que você possa resgatar a história, entender como era a escrita, entender como era o documento”, disse Joaquim Fagundes, historiador e um dos palestrantes do primeiro dia do Encontro.
Thales Gayean, Técnico do Museu Nossa Senhora, formado em Conservação e Restauro pela Fundação Ouro Preto e cursando mestrado em museologia pela Universidade de São Paulo, também foi palestrante no primeiro dia de Encontro e destacou, em conversa com o A12, a importância do Encontro promovido pelo Museu do Santuário Nacional.
“Os encontros culturais que estamos promovendo são muito importantes para reunir as equipes que trabalham nesse aspecto da memória e do turismo no Santuário. Afinar os colegas, os colaboradores entre si, compartilhar e partilhar dos conhecimentos e aprender juntos. Isso tem um retorno bom e positivo para os devotos, principalmente”, finalizou.
No segundo dia de palestras, que acontecerá na quarta-feira (20), o 1º Encontro Cultural abordará os temas “Escultura devocional brasileira” e “O estudo de casos das pinturas do século XV pertencentes ao acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida”.
.:: Veja o 1º Encontro Cultural do Museu Nossa Senhora:
Casa da Mãe acolheu neste domingo, a Romaria da Pastoral da Sobriedade
Dom Orlando presidiu a celebração deste domingo, agradeceu o trabalho da pastoral de sobriedade e pediu pela recuperação das vítimas das drogas.
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.