Notícias

Novena de Pentecostes chega ao fim na Basílica Histórica de Nossa Senhora

Devotos se preparam para a Solenidade de Pentecostes durante os nove dias de Novena na Basílica Histórica da Padroeira do Brasil

Escrito por Redação A12

16 MAI 2023 - 19H23 (Atualizada em 29 MAI 2023 - 09H06)

Thiago Leon

Leia MaisConfira sugestões de músicas para a Solenidade da Ascensão do SenhorA noite estava estrelada em Aparecida (SP) nesta sexta-feira (26), e iluminou os devotos da Mãe Aparecida até a Basílica Histórica para acompanharem o último dia da Novena de Pentecostes.

Com o tema “Doador dos dons, guiai vossa Igreja!, os fiéis, que encheram a Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida e refletiram diante da animação do Missionário Redentorista Pe. Diego Antônio da Silva, prefeito de Igreja do Santuário Nacional.

Thiago Leon
Thiago Leon


A Novena de Pentecostes veio nos trazer a luz de que necessitávamos para fortalecer nossa vida de Igreja”. Essas foram as primeiras palavras do presidente da 9ª noite da Novena de Pentecostes, o Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R.

De acordo com Pe. Queimado, autor dos textos do livreto “Novena de Pentecostes”, da Editora Santuário, os nove dias de reflexão foram um excelente instrumento para, em comunidade, os fiéis suplicarem a presença transformadora e libertadora do Espírito Santo de Deus.

Após saudar os presentes na Basílica Histórica e também os devotos que acompanharam a Novena através dos meios digitais da Rede Aparecida de Comunicação, Pe. Queimado falou sobre os nove dias, de modo geral:

Muitas pessoas prepararam o coração, durante a Novena, para receber esse Espírito que nos move e que nos dá fortaleza para continuar unidos nesta assembleia Santa, convocada, escolhida, chamada, eleita pelo próprio Jesus Cristo”, disse o Missionário Redentorista.

Thiago Leon
Thiago Leon


O Espírito Santo inunda nosso ser e nos torna capazes. Abre nossa inteligência para dizermos a uma só voz: ‘Jesus Cristo, nosso Senhor, nosso Deus e Salvador!’ É o Espírito Santo que nos dá essa capacidade”, disse. Pe. Queimado para falar sobre a festa linda que será celebrada na Solenidade de Pentecostes, no próximo domingo.

O Missionário Redentorista falou sobre a falta do Espírito Santo de Deus na vida de cada pessoa:

Se nós não sofrermos com aqueles que sofrem, isso prova que estamos desanimados. Desanimados na fé, desanimados na caminhada”, falou.

O caminho para fugir do desânimo, de acordo com ele, está na busca pela paz:

“Que o Senhor possa nos fortalecer na fé, para que continuemos na unidade e na paz”, disse.

E completou:

“Nossa grande Igreja permanece, na sua infinita maioria, unida, graças ao bom Deus. Mas vamos nos vamos afastar de todos os ‘grupelhos’. Grupos que trazem a divisão, grupos que apedrejam seus próprios bispos, perseguem seus próprios sacerdotes, corram desses grupos”, falou Pe. Queimado.

Thiago Leon
Thiago Leon


Falando sobre o tema da 9ª noite de Novena, Pe. Queimado pediu aos fiéis para serem prudentes ao distinguir entre os dons que vêm do Espírito Santo e os dons do mundo:

Um dos dons é saber que os dons que vêm do Espírito Santo são diferentes daqueles que são considerados dons pelo mundo. Seja prudente, seja paciente, seja bondoso, seja construtor da paz e se afaste daqueles que adoram a guerra, adoram o ódio, que adoram a destruição”, falou.

E finalizou:

Que o Espírito Santo nos mova mais uma vez para que entendamos a beleza da nossa Igreja, que somos muito mais fortes unidos!”, finalizou o Pe. Queimado.

.:: Reveja a celebração:


.:: Relembre os primeiros dias da Novena de Pentecostes:

- 1ª Noite da Novena

Na noite de terça-feira (16), na Basílica Histórica, os devotos de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo se uniram para iniciar a Novena de Pentecostes.

Sob o tema “Doce alívio, vinde nos trazer o descanso nos sofrimentos!”, a Novena busca resgatar e sustentar a intimidade dos católicos com o Espírito Santo, o Consolador. Os textos do subsídio, publicado pela Editora Santuário, são de autoria do missionário redentorista Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R.

No primeiro dia, a Novena foi presidida pelo missionário redentorista Pe. Vinícius Geraldo Ponciano, C.Ss.R. e animada pelo Ir. Orlando Augusto, C.Ss.R. O tema da reflexão da noite foi “Espírito de Deus, curai os enfermos!”

Todo o momento oracional destacou a importância de estarmos em sintonia com o Santo Espírito de Deus, convertendo os dons que Ele nos concede em consolo, conforto e cuidado para com os enfermos, ajudando-os em suas cruzes.


Ao falar sobre o tema, Pe. Vinícius lembrou que, ao nos preparar para Pentecostes, estamos refletindo sobre o poder curativo do Espírito Santo:

“Para aqueles que se colocam integralmente nas mãos de Deus, tudo pode acontecer. O Espírito Santo não tem só uma maneira de atuar; Ele pode nos aconselhar, e pode também curar nossas enfermidades. Tudo pode acontecer na vida de quem tem fé. 'Pedi e vos será dado'. (cf. Lucas 11,9)

Pe. Vinícius disse que, da mesma forma que nos preocupamos com a saúde física, devemos também nos preocupar com a saúde espiritual, e para isso temos o Espírito Santo, a quem ele carinhosamente chamou de “o Doutor das Almas”.

Às vezes somos saudáveis no corpo, mas doentes na alma. A Medicina cura o corpo, mas o Espírito Santo cura as doenças espirituais. “Abra-se ao Espírito Santo, use e abuse do Espírito Santo!”, convidou o missionário redentorista.

“Que Maria, que a Ele se curvou e Dele concebeu, interceda por nós”, concluiu.

.:: Reveja a 1ª Noite da Novena:

- 2ª Noite da Novena

No segundo dia (17), a Novena foi presidida pelo Missionário Redentorista Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R. e animada pelo Ir. Carlos Cunha, C.Ss.R. O tema da reflexão da noite foi “Consolo que acalma, afastai as aflições!”

Pe. Heliomarcos destacou que a partir do momento que assumimos o nosso percurso de fé, sabemos que não estamos sozinhos, pois Jesus na última ceia nos orientou para suportarmos as nossas travessias.

“Quando vier aquele momento de dor, aquele momento que aquela dor no coração das perdas, das travessias, as dificuldades na vida, não se esqueçam coragem! Rezem ao Espirito Santo de Deus, esse espírito do qual Jesus mesmo é junto com o Pai, o Deus único e verdadeiro.”

Pe. Heliomarcos disse para contarmos também com o auxílio da Virgem Maria, Ela que nos ensina a sermos dóceis e obedientes ao Espírito Santo de Deus. 

“Que Ela nos inspire a rezar e a confiar na força do Espírito Santo.”

.:: Reveja a 2ª Noite da Novena:

 - 3ª Noite de Novena

A terceira noite de Novena de Pentecoste, foi presidida pelo Pe. José Roberto Pessanha, C.Ss.R., e contou com animação do também Missionário Redentorista Ir. João Batista Viveiros.

Os devotos, mesmo com uma noite fria na terra da Padroeira do Brasil, encheram a Basílica Histórica, no centro da cidade, para rezarem o tema “Hóspede da Alma, libertai-nos dos vícios!”.

“Invocar a presença da Santíssima Trindade é nos abrirmos completamente para o amor que inebria nosso ser. Rezemos juntos!”, pediu o Pe. Pessanha em sua saudação inicial.

O Missionário Redentorista reforçou o íntimo da Novena de Pentecostes, onde a oração se volta para o Espírito Santo como protagonista na ação humana.

O ser humano é iluminado pela ação do Espírito Santo. O Espírito Santo é aquele que transmite a verdade que ouve do Pai e inspira a pessoa a agir, conforme a vontade de Deus”, disse o padre aos devotos.

Ao falar sobre o tema da 3ª noite de Novena, o Missionário Redentorista explicou quem é o hóspede da alma e sobre a libertação dos vícios da carne.

O hóspede ilustre da alma é o Espírito Santo! E Nele não há espaço para os vícios da carne. A alma, o coração, a mente, a consciência é o ser humano interior. Portanto, quem deixa se conduzir pelo Espírito Santo não dá espaço para os vícios!, disse Pe. Pessanha.

.:: Confira a 3ª Noite da Novena de Pentecostes:

- 4ª Noite de Novena

Na noite de sexta-feira (19), os devotos de Nossa Senhora rezaram a 4ª noite da Novena, suplicando a presença do Espírito Santo. 

O momento de oração foi presidido pelo Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., e contou com animação do também Missionário Redentorista Ir. Ian Lucas. O tema para reflexão foi “Luz bendita, iluminai nossas palavras!”.

Pe. Mauro inicio sua reflexão, lembrando que em nossa Igreja encontramos três sinais brancos que nos ajudam a refletir sobre o Espírito Santo: as hóstias, o solidéu do Papa e a cor branca que remete a pureza de Maria.

“Precisamos pensar Maria com a presença do Espírito Santo. Maria, a tenda do Espírito Santo. Maria que ficou grávida do Espírito Santo. Maria que se fez resposta positiva ao Espírito de Deus e nos deu um grande presente: o próprio Jesus filho de Deus, que é também Deus”.

O Missionário Redentorista explica que é preciso voltar nosso olhar para Nossa Senhora, contemplando Maria como esse templo do Espírito Santo. Nós também podemos ser templos do Espírito Santo e para sermos templo do Espírito Santo é preciso abrir a porta do coração.

Dando continuidade à sua reflexão, pe. Mauro explicou sobre o segundo sinal que nos faz entender e refletir o Espírito Santo: a hóstia.

“Nós precisamos pensar a Eucaristia com a presença do Espírito Santo. A presença do Espírito Santo é o futuro da nossa igreja, porque a nossa igreja é uma igreja em saída, que caminha, que vai em direção, é uma igreja que não fica parada. E a Eucaristia é o grande presente que Jesus nos dá. Jesus ressuscitado que se faz presença no meio de nós, e a Eucaristia é a nossa força, é a nossa esperança”.

.:: Acompanhe a 4ª Noite da Novena:

- 5ª Noite de Novena

No quinto dia (22), a Novena foi presidida pelo Missionário Redentorista Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R. e animada pelo Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.

Os fieis presentes e aqueles que acompanharam pela Rede Aparecida de Comunicação refletiram sobre o tema “Chama do Amor, consumi-nos na caridade!”.

Pe. Reinaldo iniciou a reflexão desse dia com o pedido de que os corações de todos que rezam a novena fossem inflamados com as graças e os dons do Espírito Santo.

Recordou que a forma como o Arcanjo Rafael exorta Tobias na leitura de Tb 12, 6-10 nos ensina sobre a prática da caridade, a importância de exercê-la, e mostra a magnitude da esmola.

“Isto é, de fazer boas ações para os nossos semelhantes, porque ali também está a presença do Espírito Santo no irmão, na irmã. É o próprio Deus que vive e está no outro.”

O padre fez ainda a seguinte pergunta: “Quanto nós podemos fazer o bem, partilhar os dons, ajudar a quem tanto necessita?”

“Quem vivencia a graça do Espírito Santo em seu coração, esse se coloca de prontidão, colabora para a edificação do irmão e da irmã... Bendito seja Deus pelas mãos caridosas na vida da Igreja”, afirmou.

.:: Veja como foi a 5ª Noite da Novena:

- 6ª noite de Novena

A Novena de Pentecostes segue na Basílica Histórica, em Aparecida (SP). Na noite de terça-feira (23), o Missionário Redentorista Pe. João Batista de Almeida, C.Ss.R. presidiu o 6º dia da Novena.

Com o tema “Unção Divina, ungi-nos com o perdão!”, o padre iniciou sua reflexão falando sobre os benefícios do perdão:

“O perdão é uma necessidade para viver com qualidade. Quando nós carregamos mágoas, rancores, ódio, a nossa vida se torna amarga e doentia”.

Ele lembrou que quando Jesus foi ensinar a oração aos discípulos, Ele colocou o perdão não só como um pedido, mas também como um compromisso, ensinando a pedir perdão para os nossos pecados, assim como nós perdoamos os pecados dos outros:

“Só perdoa quem ama. O perdão é um gesto, um ato de amor. Abrir mão de um direito para socorrer a necessidade do outro”.

Ainda refletindo sobre a sutileza de Jesus no Evangelho, nos ensinando a viver, Pe. João Batista destacou que Ele colocou o perdão em tudo, mas também explicou que não devemos confundir o perdão com o esquecimento.

“Às vezes a gente confunde o perdão com o esquecimento. O perdão é uma atitude de amor que eu posso fazer; e à medida que eu faço, eu me livro da ferida. O perdão cura a minha mágoa. Quando eu perdoo não é só o outro que está sendo beneficiado, sou eu mesmo, eu estou me livrando de um veneno que vai me prejudicando. Esquecer é outra coisa, é o tempo. Esquecer é à medida que a vida vai seguindo”.

E finalizou pedindo para que o Espírito Santo ilumine os nossos corações e nos ajude com o processo do perdão:

“Que o Espírito Santo, aquele mesmo Espírito que fecundou o seio de Maria e fez Deus assumir a nossa natureza, a misericórdia acontecer em nosso favor, que esse Espírito Santo também fecunde o nosso coração para que a gente possa viver ungidos com o perdão a Graça e o Amor de Deus”.

.:: Veja como foi a 6ª Noite da Novena:

- 7ª noite de Novena


A 7ª noite da Novena de Pentecostes aconteceu na última quarta-feira (24), na Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida.

O Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R. foi o responsável por animar a celebração, que contou com a presidência do Pe. Camilo Júnior, C.Ss.R.

“Pai dos pobres, alimentai os famintos!”, foi o tema da reflexão que os Missionários Redentoristas celebraram com os devotos e peregrinos da Mãe Aparecida.

Após uma saudação fraterna aos fiéis da Novena, Ir. André pediu a força da luz que procede do Espírito Santo de Deus e falou sobre o tema da noite:

Para que a fome seja cessada - a fome física, a fome espiritual - para que todos possam ser nutridos do pão e da graça de Deus”, disse ele, para uma Basílica Histórica cheia de devotos.

Pe. Camilo, durante sua homilia, falou sobre a importância da Novena em preparação para a Solenidade de Pentecostes.

O Missionário Redentorista falou sobre o bonito pedido contido no tema proposto para reflexão da noite:

“Diante daquilo que é sofrimento na vida do nosso próximo, o Espírito Santo é a grande luz de Deus que nos leva a enxergar a necessidade do outro e a nos movermos para fazer algo que diminua essa dor, que vença esse sofrimento”, disse.

E completou:

Porque Deus nos criou para viver com dignidade para ter vida, e vida em plenitude. Nenhum ser humano pode viver pela metade. Mas quantas pessoas vivem pela metade? Porque vivem com as mesas vazias, quantas pessoas dormem com fome?”, questionou Pe. Camilo.

“Essa fome tem que tocar o nosso coração e nos levar a um bonito compromisso de amor: Pai dos pobres, alimenta os famintos, pediu o Redentorista.

E finalizou pedindo um milagre ao Espírito Santo:

A fome no mundo não é falta de pão, é falta de amor! Que o Espírito Santo realize em nós o milagre do amor!”, finalizou Pe. Camilo.

.:: Veja como foi a 7ª Noite da Novena:

- 8ª noite de Novena

A 8ª noite de Novena de Pentecostes aconteceu na última quinta-feira (25), na Basílica Histórica.

A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista, pe. Jonas de Pádua, e animada pelo Ir. Marco Lucas, C.Ss.R.

O tema do 8º dia de Novena foi “Intercessor perfeito, aumentai nossa fé!”. Pe. Jonas iniciou sua reflexão nos lembrando que todos nós temos dons e talentos, mas que precisamos acima de tudo, ter fé.

Todos os dons e talentos que nós temos são graça do Espirito. E todos nós temos dons e talentos que Deus nos concede. E estes dons e estes talentos precisam ser multiplicados para o bem e utilidade de todos Mas antes disso, é preciso ter fé, ter sentido na vida e o sentido para nós cristãos é o próprio Jesus Cristo pela força do Espírito Santo que nos conduz”.

O Missionário Redentorista falou que celebrar a Novena de Pentecostes é permitir que o Espírito Santo de Deus nos mova e nos revele Cristo.

Nesta noite queremos pedir a graça do conhecimento do Espírito para cada um de nós, que este Espírito possa infundir ainda mais a fé, a esperança e a caridade, para que possamos conhecer este Jesus que se dá a conhecer na nossa vida através da nossa família, da nossa comunidade, através de nossos momentos de oração e Liturgia”.

E continuou convidando os fiéis presentes a pedir para que o Espírito Santo nos inunde de conhecimento e fé.

Deste modo queremos que este Espírito de Deus infunda em nós o conhecimento que vem do alto e partir deste conhecimento possamos ser mais amados, mais fraternos e pessoas que buscam a paz”.

.:: Veja como foi a 8ª Noite da Novena:

.:: Fique por dentro das Notícias do Santuário Nacional!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...