Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 06 FEV 2019 - 11H36

Tríduo do Padre Vitor Coelho de Almeida tem início nesta quarta

Nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, o Santuário de Aparecida celebra o tríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida. As reflexões acontecerão na missa das 9h, no Altar Central.

A cada dia, um Tema será apresentado com o objetivo de inspirar a caminhada de fé dos cristãos, tendo como exemplo a figura do Padre Vítor, que em tudo buscou fazer a vontade de Deus e se colocar à disposição dos mais necessitados.

Além dos três dias de oração, o Santuário dedica a missa das 18h do dia 9 de fevereiro ao Servo de Deus, acolhendo a Romaria que leva seu nome.

A Romaria do Padre Vítor acontece desde 2012, e nasceu como a missão de promover as virtudes e os valores do sacerdote que assumiu com fervor a missão de catequista, levando muitas pessoas à conversão de vida.

“O Padre Vítor foi nosso grande catequista. Digo nosso porque eu também ouvi padre Vítor muitas vezes, tive a oportunidade de aprender muita coisa boa com ele, tanto questões religiosas, quanto humanas”, recordou o missionário redentorista irmão Mauro Maciel, que é responsável pelo Memorial Redentorista em Aparecida (SP).

Irmão Mauro Maciel explicou cada um dos temas do Tríduo e Romaria e sublinhou o que os devotos podem aprender com cada um deles:

1º dia
Jesus, o trabalho e a família - nós vamos aprender que o caminho de santidade exige exercício de fé, independemente da profissão que exercemos. O caminho de santidade, ensinado e vivido por Jesus, existe para todos nós. Cada um tem um dom e esse dom deve ser exercido à luz da fé, o que importa é viver a vocação recebida de acordo com o evangelho de Jesus, podendo ser vocação de solteiro, casado, religioso, religiosa, padre e assim por diante.

2º dia
Eucaristia: Gratuidade divina - Deus dá de graça o dom da vida para nós; dá de graça tudo o que nós temos, por isso é a gratuidade divina. O grande desafio para o cristão é aceitar corresponder com essa gratuidade divina. A eucaristia ajuda a gente a pensar, refletir e exercitar esse Jesus que se faz comunhão conosco.

3º dia
A fidelidade à missão - no terceiro dia do tríduo, o tema está inspirado na vida e no testemunho do profeta João Batista, que, pelo seu testemunho e pela sua grandeza de vida santa, testemunhou até o fim, tanto é, que foi perseguido pela sua fidelidade a Deus. E ele não se entregou por isso: por causa da sua fidelidade à missão de profeta, aquele que veio preparar o caminho para a vinda do Salvador, foi assassinado. Padre Vítor também foi um missionário fiel à Igreja, como João Batista. Ele foi fiel à doutrina, fiel ao modo de usar o linguajar simples e familiar dos redentoristas, de modo que todos pudessem compreender e se aprofundar na espiritualidade cristã, levando em conta os valores da saúde do corpo e da alma.

Missa de dedicação

Obediência e confiança na providência -
a espiritualidade cristã ensinada nesse fim de semana da missa em dedicação ao padre Vítor nos leva à contemplação. Quando a gente fala contemplar, muitas vezes erramos porque pensamos em contemplar somente com os olhos, mas contemplar é sentir a ação de Deus em tudo, inclusive em nós. E essa contemplação leva a gente a tomar decisões, novas posturas de vida, novas atitudes, como bem ensinou o padre Vítor. Então, a liturgia vai nos mostrar que pregar e ensinar é ser aquilo que a gente acredita, assim como o padre Vitor soube viver.
Dessa forma, a obediência é importante na graça divina. A obediência nos leva a apostar em Deus, e apostar na obediência divina gera a providência de Deus. Essa providência começa fazer sentido em nossas vidas quando obedecemos a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus.

Ao concluir a explicação de cada uma dos temas, irmão Mauro Maciel frisou que um dos principais ensinamentos do padre Vítor está relacionado à honestidade. Padre Vítor dizia: "Quem é honesto não rouba nem uma flor". Se formos honestos com Deus e com nós mesmos, automaticamente seremos honestos com os nossos semelhantes e com o propósito assumido no nosso batismo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...