Por Matheus Mussolin Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H25

Padroeira 2020: "Maria, cubra com vosso manto e protege nossos irmãos que sofrem"

4º dia da Novena reflete o exemplo de Maria na busca pela igualdade entre os povos

O quarto dia da Novena da Padroeira começou com a celebração às 15h, na Basílica Velha, em Aparecida (SP). O tema diário da Novena, ‘Com Maria, caminhar para a terra da justiça e da paz!’, refletiu a importância da constante busca pela justiça e paz e, com o exemplo de Maria, ter a segurança e confiança na Palavra, que é Jesus Cristo.

Neste ano de 2020, as celebrações da tarde estão sendo realizadas na Basílica Velha, como forma de recordação da devoção, naquela que foi a primeira basílica de Nossa Senhora Aparecida. Padre Domingos Sávio presidiu a novena, que contou com a presença de colaboradores do Santuário Nacional, convidados para representar os milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, impossibilitados de participar da novena por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em sua reflexão, o sacerdote redentorista reforçou o exemplo de Maria para encontrar o verdadeiro caminho. "Nossa Senhora não se deixou levar pela ambição, Ela viveu os pensamentos e sentimentos de Deus"

Leia MaisGesto Concreto da Novena da Padroeira 2020

Além disso, o celebrante clamou pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que seja possível alcançar a igualdade entre os povos

“Mãe querida, nos ajude a construir uma terra cada vez mais de justiça e paz” Padre Domingos Sávio, Missionário Redentorista

#EunaNovena: sua foto na TV Aparecida durante a Novena da Padroeira


Novena Solene

Thiago Leon
Thiago Leon
Celebração do 4º dia da Novena Solene no Santuário Nacional


O Cardeal Dom Claudio Hummes, OFM, Arcebispo Emérito de São Paulo (SP) e Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), retomou a reflexão na Novena Solene, direto do Altar Central, no Santuário Nacional.

Antes disso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida entrou no Santuário Nacional em um carro-andor que simbolizava uma casa comum nas periferias do Brasil: humilde, mas com muita fé, e contendo uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. À frente, pessoas representavam retirantes e refugiados em êxodo, em busca de uma terra de justiça e paz.  A entrada representou a busca atual de milhões de pessoas no mundo por tempos melhores e dignidade.

O celebrante iniciou sua reflexão falando sobre os tempos difíceis que vivemos. 

“Vivemos tempo de dura prova. Mãe, abre vosso manto e protegei nossos irmãos que sofrem” Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo (SP)

O Cardeal relembrou as palavras de Papa Francisco, em sua nova encíclica "Fratelli tutti", divulgada no último domingo (4). "O Santo Padre nos pede para unir toda família humana em fraternidade universal e amizade social. Promover e construir. Derrubar muros e construir pontes. Ir ao encontro dos outros, dos mais pobres. Incluir ao invés de excluir. Mãe Aparecida, ajudai o mundo nesse caminho indicado pelo Papa!", conclui.

Dom Cláudio, que é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica e escolhido pelo Papa para ser relator do Sínodo da Amazônia, expôs sua preocupação com meio ambiente, em especial com a Amazônia. "Precisamos construir uma terra de justiça e paz, em especial na Amazônia. Sabemos o quanto ela é importante para o futuro do Brasil e do planeta."

Ainda relembrou dos povos indígenas e populações ribeirinhas. "Não esqueçamos dessas comunidades fragilizadas. Precisamos, junto dos mais pobres, construir novos caminhos de justiça e paz", alertou.

Thiago Leon
Thiago Leon
Padre Catalfo homenageia o Cardeal Dom Cláudio Hummes


Ao fim da celebração, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, agradeceu a presença na Novena e ressaltou a trajetória do cardeal. "Dom Cláudio tem a simplicidade e ternura de quem nunca deixou de ser um Frade Franciscano. Um homem que vive e viveu para servir a Igreja". E ainda contou uma história sobre sua proximidade com Papa Francisco. "Logo após a definição do novo Papa, ainda na Capela Sistina, no Vaticano, Dom Cláudio disse ao recém-eleito, na época, Papa Francisco: 'Não esqueça dos pobres'", contou.

arrow_forward A novena conta todos os dias com transmissão AO VIVO da TV Aparecida, A12, Facebook e YouTube do Santuário Nacional e TV Aparecida.

Reveja abaixo o quarto dia da Novena Solene completa!



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Mussolin, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.