Por Priscila Ferreira Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H24

Padroeira 2020: "Precisamos nos revestir do Cristo: Humilde, obediente e servo.”

Chegamos ao 8º dia da novena de Nossa Senhora Aparecida, cujo tema foi:  Com Maria, Revestir-se-de Jesus, Palavra Encarnada.

Neste sábado, dia 10, a primeira celebração da novena aconteceu na Basílica Velha, às 15h. A primeira celebração foi presidida por  Pe. Américo de Oliveira, missionário redentorista e reitor da Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG).

Novena da Tarde

O padre Américo de Oliveira fez uma explicação emocionante sobre o tema da novena: relacionou com a própria vida. Contou que, desde a infância, sua família, com Maria, estava revestida da Palavra. Isso acontecia quando todos se juntavam para escutar a novena presidida pelo saudoso Padre Vitor Coelho de Almeida: 

“As atividades eram interrompidas e toda família se reunia ao redor do rádio para a Consagração. Ali, com a senhora Aparecida, a família se revestia da Palavra.”

Homilia

O missionário ainda nos ensinou como Maria viveu uma vocação a serviço, assim como Jesus. E nos propôs a também sermos como Ela.

“Maria nos convoca para a solidariedade para com os irmãos, porque Ela mesma viveu, na sua existência, a dor da pobreza, da injustiça, da perseguição, da fuga, do exilio. Ela desperta a esperança de todos aqueles que vivem oprimidos por situações desumanas. Feridos pelo desemprego, sem moradia, sem assistência médica, sem o alimento necessário para sua vida.”

Novena Solene

Dom Leomar Antônio Brustolin  é Bispo-auxiliar de Porto Alegre (RS). Foi ele quem presidiu a Novena Solene, no Santuário Nacional, às 19h.

Entrada da Palavra

Thiago Leon
Thiago Leon


Momento forte de escuta, em que todos foram convidados a refletir sobre a compaixão de Jesus e Nossa Senhora. Ao  entrar o carro-andor da novena, estavam nele dois médicos e uma grande cruz branca. Um médico entra com a biblía em mãos, enquanto a outra médica segura uma pessoa ferida. A médica, a dr. Sula Marie, representa Maria como na imagem de Pietá, que segura seu filho Jesus. O outro médico, que também está em serviço, é o Dr.João Elache, que trabalha no  Santuário Nacional.

Os enfermos, agozinantes, aqueles que estão nos leitos, simbolizam o Cristo Crucificado. A médica, que se coloca a serviço, simboliza Maria, aquela que sofre e cuida do seu filho muito amado.

Entrada de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora, assim como aparece no rio Paraíba, entra na igreja em um carro de flores, pedras e uma fonte de água. É vestida e coroada, com amor e devoção, no Altar Central. 

Thiago Leon
Thiago Leon


Homilia

Dom Leomar Antônio Brustolin relacionou a Palavra com o momento ímpar em que vivemos: a pandemia de Covid-19. Encorajou todos os devotos a viver com fé e esperança esse momento de grande mudança:

"A virgem Maria nos acompanha. Ergamos a cabeça, não desanimemos, olhemos para frente porque a fé em Cristo nunca se limitou a olhar só para trás e nem só para o alto, mas também, e especialmente nessa hora, é preciso para frente."

Ao fazer referência ao tema da novena, "Com Maria, Revestir-se-de Jesus, Palavra Encarnada", o bispo explicou como podemos nos revestir da Palavra, como Maria, de forma concreta.

 “As nossas roupas nos revelam quem somos. São expressões da nossa identidade. Revestir-se é colocar roupa nova. Revestir-se de Cristo significa se revestir do homem novo. Para isso é preciso tirar a roupa velha, a roupa do velho homem. Para isso é preciso renunciar ao egoísmo, a violência, a indiferença.” 

Thiago Leon
Thiago Leon


Em sua homilia, Dom Leomar Antônio Brustolin nos levou ainda a refletir sobre o que é ter esperança, como viver a humildade, obediência e serviço. Ensinou o povo a clamar a Maria, essas características que tão bem a definem. Recitou um poema à Nossa Senhora Aparecida e infundiu em nós um desejo, como o de Maria, de estar no centro da vontade de Deus.

#Para todos lerem: Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...