Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H26

Padroeira 2020: Segundo dia da Novena reflete a força da fé em Família

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12


Leia MaisGesto Concreto da Novena da Padroeira de 2021#EuNaNovena: sua foto na TV Aparecida e Aparecida ao Vivo durante a Novena da PadroeiraO segundo dia da Novena e Festa da Padroeira trouxe à reflexão dos devotos da Mãe Aparecida o tema "Com Maria, viver a fé, à luz da Palavra". Fé esta que se manifesta com uma entrega total, consciente e livre, que obtemos como exemplo maior dessa atitude, Maria.

Neste dia de celebrações, os colaboradores do Santuário Nacional são convidados a representar os devotos de todos os cantos do país, que acompanham a novena virtual este ano, devido à pandemia, para a segurança de todos que amam Nossa Senhora Aparecida.

Homilia

Na novena da tarde, celebrada pelo padre Herivelto Jeder Pereira, C.Ss.R., o missionário reforçou a figura de Maria como uma mulher de fé, que sempre esteve atenta aos acontecimentos e à comunicação com Deus, ou seja, sua Palavra. Ao aceitar a vontade de Deus em ser Mãe do Salvador, Maria valoriza a catequese vinda de seus pais, Joaquim e Ana, como catequese forte e amorosa vinda de uma família ungida por Deus. "Precisamos ter como exemplo Maria, que soube ouvir a Palavra e acolheu Jesus como sua mãe", reforça o celebrante.


Reveja a celebração do 2º dia da Novena da Tarde:

NOVENA SOLENE

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12


A Novena da Noite reforçou que somos todos revestidos pela Palavra e pela fé, unidos como Família, assim como os galhos de uma videira que dá bons frutos. A entronização da Bíblia pela figura do agricultor, que cultiva uvas saborosas, enxergamos a força da Palavra de Deus como alimento da nossa fé.

Numa entrada emocionada, uma senhora reza para a imagem da Padroeira do Brasil, com fé, como muitas mulheres buscam consolo e força, rezando para seus filhos, para sua família, pelo Brasil, pelo fim da pandemia.

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12


A pandemia foi citada pelo celebrante do 2° dia da Novena, Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista (SP), que relembrou a encíclica recém-lançada do Papa Francisco, 'Fratelli tutti', que neste trecho cita sobre o momento delicado que passamos:

"Curvados ao peso da pandemia do coronavírus, constatamos o quanto estamos à descoberto em nossas seguranças pessoas. Quanto está fragilizada a humanidade, quanto são pobres os nossos recursos, fadados ao distanciamento social para assim perseverar a saúde, perseverar a vida é imprescindível a comunhão, a solidariedade, não entre alguns, mas entre todos. Sozinhos não realizaremos nada. Somos caminhantes em uma única humanidade, sobre a terra que alberga a todos com suas riquezas e convicções próprias, mas, Fratelli Tutti, todos irmãos".

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12


Diante da reflexão da encíclica, cuja tradução do latim é 'Todos Irmãos', o bispo de Bragança Paulista lembrou da festividade de São Francisco de Assis, neste dia 4 de outubro, reiterando que o Papa fortifica a fraternidade e a responsabilidade social, fazendo eco ao santo que via a todos como irmãos.

Ao iniciar sua homilia, exclamou sobre 'como é bom estar na casa da Mãe Aparecida' e elogiou que, ao estar em Aparecida, nós, filhos e filhas, nos sentimos bem, à vontade, nosso coração bate mais forte, pois o encontro com Maria é o encontro com Jesus, ela nos conduz a Ele e Dele nos revestimos pela oração.

Reveja a celebração do 2º dia da Novena Solene:

Segurança após celebrações

Com o término das celebrações na Basílica Velha e Santuário Nacional, a equipe de limpeza procura higienizar e preparar o chão e assentos para receber os próximos participantes. É o cuidado em acolher bem, que também é uma forma evangelizar!

:: Acompanhe a programação das celebrações na Basílica Velha e Santuário Nacional


Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...