Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

PEMSA: a arte de ensinar música e cultivar sonhos

Escrito por Laís Silva

18 AGO 2025 - 16H33 (Atualizada em 21 AGO 2025 - 15H51)

A12 / Reprodução

A música é reconhecida como uma linguagem universal capaz de atravessar fronteiras, culturas e gerações. Ela é a base de diversos projetos que ajudam no desenvolvimento e até na profissionalização de crianças, jovens e adultos.

E é isso que o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida — PEMSA, promove há 22 anos, uma formação cultural de crianças e adolescentes por meio do ensino gratuito de música erudita e popular.

Voltado para jovens de 7 a 17 anos, o projeto atende moradores de Aparecida e região, oferecendo aulas que vão desde a musicalização infantil, despertando interesse até que os usuários possam conquistar seus lugares orquestra.

Muitos alunos iniciam ainda pequenos e, ao longo dos anos, se inspiram a integrar a Orquestra PEMSA, que se apresenta em ocasiões especiais no Santuário Nacional, como na Novena e Festa da Padroeira.

É emocionante! É trabalhoso demais ver o processo todo, ver que lá no começo eles tinham medo de pegar uma partitura e falavam: professor eu não consigo tocar isso aqui. E no final ver eles falando: professor eu consegui tocar. É muito emocionante”, explicou o instrutor Ramon Manzanete.

Mais do que notas e partituras, o PEMSA ensina que a música é uma forma de expressão, conexão e transformação.

Idealizado pelos Missionários Redentoristas, o PEMSA integra as Obras Sociais do Santuário Nacional e é mantido pela Família dos Devotos. Ao longo de mais de duas décadas, o projeto tem sido um instrumento de inclusão, desenvolvimento e esperança para centenas de jovens da região.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...